Projecto Eléctrico dos Quadros cá da Casa
Projecto Eléctrico dos Quadros cá da Casa
Vivam,
AS obras cá em casa continuam a avançar. Já apliquei todas as tubagens e os dois quadros eléctricos. No entanto, antes de avançar para a aquisição dos disjuntores e diferenciais, queria pedir a opinião dos sábios sobre se o projecto eléctrico que idealizei para os quadros está correcto ou se pode sofrer alguma melhoria.
Obrigado
AS obras cá em casa continuam a avançar. Já apliquei todas as tubagens e os dois quadros eléctricos. No entanto, antes de avançar para a aquisição dos disjuntores e diferenciais, queria pedir a opinião dos sábios sobre se o projecto eléctrico que idealizei para os quadros está correcto ou se pode sofrer alguma melhoria.
Obrigado
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: Projecto Eléctrico dos Quadros cá da Casa
A proteção está assegurada a funcionalidade não.
Retire o ID do QE1 a fazer de geral e instale um interruptor de corte geral com In adequado.
No QE2 tambem deve instalar um interruptor de corte geral.
Estamos a falar de instalações novas logo os quadros devem ser da classe II.
Cumprs.
Retire o ID do QE1 a fazer de geral e instale um interruptor de corte geral com In adequado.
No QE2 tambem deve instalar um interruptor de corte geral.
Estamos a falar de instalações novas logo os quadros devem ser da classe II.
Cumprs.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
Atenção à selectividade dos "DR 30mA" e 40Amp à cabeça, é melhor de 63Amp.
Falta o geral do QE2 nop local
Cump.
Mário
Atenção à selectividade dos "DR 30mA" e 40Amp à cabeça, é melhor de 63Amp.
Falta o geral do QE2 nop local
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Para além do que já foi dito, eu instalaria proteção ID para os arcondicionados a 300mA e não a 30mA.
Para além do que já foi dito, eu instalaria proteção ID para os arcondicionados a 300mA e não a 30mA.
Cpts.
Energy
Energy
Agradeço desde já as indicações apresentadas e queria colocar algumas questões antes de proceder às alterações no esquema eléctrico.
1 - Neste caso em que tenho uma potência contratada de 6.9kVA (30A), o interruptor de corte geral de 2P do Quadro 1 deve ter um In de 32A? E o do Quadro 2 também de 32A, uma vez que tenho condutores de ligação entre os dois quadros de 6mm2?
2 - A seguir ao interruptor de corte geral do Quadro 1, faz sentido manter o ID geral de 30mA, mudando-o para um In de 63A, para ter protecção diferencial redundante?
3 - Posso manter um ID de 30mA para a banheira de hidromassagem e em simultâneo para mais alguns circuitos ou é melhor aplicar um ID especifico apenas para o circuito da banheira e talvez até de 10mA?
4 - Creio que se mantiver um ID geral redundante na entrada do Quadro 1 a seguir ao interruptor de corte geral, nomeadamente de 30mA, mesmo aplicando um ID de 300mA para os circuitos dos ACs exteriores, o da entrada, por ser mais sensível, vai "inviabilizar" o de 300mA. Assim, qual a melhor solução para esta situação? REmover o ID geral da entrada e ficar sem protecção diferencial redundante, aplicando o ID de 300mA para os ACs, ou manter ambos os diferenciais de 30mA?
Obrigado
1 - Neste caso em que tenho uma potência contratada de 6.9kVA (30A), o interruptor de corte geral de 2P do Quadro 1 deve ter um In de 32A? E o do Quadro 2 também de 32A, uma vez que tenho condutores de ligação entre os dois quadros de 6mm2?
2 - A seguir ao interruptor de corte geral do Quadro 1, faz sentido manter o ID geral de 30mA, mudando-o para um In de 63A, para ter protecção diferencial redundante?
3 - Posso manter um ID de 30mA para a banheira de hidromassagem e em simultâneo para mais alguns circuitos ou é melhor aplicar um ID especifico apenas para o circuito da banheira e talvez até de 10mA?
4 - Creio que se mantiver um ID geral redundante na entrada do Quadro 1 a seguir ao interruptor de corte geral, nomeadamente de 30mA, mesmo aplicando um ID de 300mA para os circuitos dos ACs exteriores, o da entrada, por ser mais sensível, vai "inviabilizar" o de 300mA. Assim, qual a melhor solução para esta situação? REmover o ID geral da entrada e ficar sem protecção diferencial redundante, aplicando o ID de 300mA para os ACs, ou manter ambos os diferenciais de 30mA?
Obrigado

-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Been thanked: 17 times
No quadro geral o Q.E o interruptor geral deverá de ser de 2x63A-0,3A seletivo e 10 mA para iluminação e w,c
Licenciar para 10,35 KVA
Entrada a XV 3 G 16 para prever 10,35 KVA--1x45 A monofásico, mesmo que agora só contrate 6,9 KVA
No parcial XV 3 G 16 com In=2x63A
No geral 2x63 A a proteger o QE2
A seletividade não se aplica aqui.
Para as máquinas de cozinha fixas ,arcas e frigoríficos, e ar condicionado, deveria ser de 300 mA
Licenciar para 10,35 KVA
Entrada a XV 3 G 16 para prever 10,35 KVA--1x45 A monofásico, mesmo que agora só contrate 6,9 KVA
No parcial XV 3 G 16 com In=2x63A
No geral 2x63 A a proteger o QE2
A seletividade não se aplica aqui.
Para as máquinas de cozinha fixas ,arcas e frigoríficos, e ar condicionado, deveria ser de 300 mA
-
- Team Apoio
pauloms Escreveu:Agradeço desde já as indicações apresentadas e queria colocar algumas questões antes de proceder às alterações no esquema eléctrico.
1 - Neste caso em que tenho uma potência contratada de 6.9kVA (30A), o interruptor de corte geral de 2P do Quadro 1 deve ter um In de 32A?
Para uma potência contratada de 6.9Kvas, o IC do QG. deve ser 2X45A
E o do Quadro 2 também de 32A, uma vez que tenho condutores de ligação entre os dois quadros de 6mm2?
Protege a derivação ao Q.P com disjuntor de 32A no Q.G, e o corte geral do Q.P deve ser de 2X45A.
2 - A seguir ao interruptor de corte geral do Quadro 1, faz sentido manter o ID geral de 30mA,
Não faz sentido nenhum
mudando-o para um In de 63A, para ter protecção diferencial redundante?
Pode fazer de ambas as formas, deve ter em atenção os valores de terra geral
Obrigado
Cpts.
Energy
Energy
Ora bem, estive a refazer o projecto conforme os vossos comentários e saiu-me isto. EStá correcto ou há algo mais a melhorar?
As sensibilidades dos diferenciais estão correctas? O indicado é que sejam todos classe AC?
As sensibilidades dos diferenciais estão correctas? O indicado é que sejam todos classe AC?
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Been thanked: 17 times
Eu punha um geral de 63A-300 mA seletivo. A entrada a XV 3x16 mm^2 e parcial a 2x63A- XV-10 mm^2.
Não sei se será conveniente fogão a 25 A e 4mm^2. E Placa a 32 A e 6 mm^2, para futuro.
Não sei se será conveniente fogão a 25 A e 4mm^2. E Placa a 32 A e 6 mm^2, para futuro.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Been thanked: 50 times
Na minha opinião o sistema de alarme não o deixava pendurado num DR de 10mA mas num de 300mA e independente, certo que este sistemas têm auto-alimentação mas se as baterias não estiverem em condições começam por dar alarmes falsos, e quando a proteção diferencial é comum a outros circuitos está sujeito a ficar sem alimentação da rede.pauloms Escreveu:Ora bem, estive a refazer o projecto conforme os vossos comentários e saiu-me isto. EStá correcto ou há algo mais a melhorar?
E a iluminação interior e exterior também não é a melhor opção funcional deixar protegida por 10mA, depois anda com alguma frequência à procura de avarias, principalmente a iluminação exterior, se tiver uma boa terra eu faria a proteção destes circuitos a 300mA.
Cumprs.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
No QE2 onde tens, "tomadas exteriores terraço" e "tomadas da cozinha" o que vais ligar na cozinha? espero que não seja o frigorífico ou o congelador.
Cump.
Mário
No QE2 onde tens, "tomadas exteriores terraço" e "tomadas da cozinha" o que vais ligar na cozinha? espero que não seja o frigorífico ou o congelador.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
Boas
No Q.E-2 eu colocaria um ID de 300mA em vez de 10mA.
Neste Q.E não existe circuitos de iluminação?
No Q.E-2 eu colocaria um ID de 300mA em vez de 10mA.
Neste Q.E não existe circuitos de iluminação?
Cpts.
Energy
Energy