damon Escreveu:Bom dia,
Confrontei-me com este problema está semana numa instalação que uns "artistas" não acabaram como deve ser, passo a explicar:
portanto fiquei com uma obra por acabar, liguei tudo, e como gosto de fazer os testes de PH-Terra e Neutro-terra, reparei que o disjuntor diferencial não dispara com o shunt do neutro com a terra.
pensei ou a terra está excelente ou muito mal. Mas como é uma remodelação de uma casa velha e na instalação faltavam muitas coisas para acabar, pensei numa terra muito má.
No dia seguinte, verifiquei a terra e reparei um valor razoavel de 80 ohms. Ora o diferencial é de 300mA, e funciona que verifiquei.
Para não disparar não pode haver uma diferença de potencial grande, certo?? mas o neutro não pode ser ao mesmo potencial da terra, o PT está não sei aonde, a terra deve ter sido uma unica vareta de terra.
Como explicar isso??
já reparei que acontece muitas vezes em zonas rurais ou predios muito antigos...
quando tiver uma resposta , por favor coloque-a aqui , pois também estou muito interessado em saber ...
obrigado