Moradia com apenas 1 piso, mas com sotão visitável

Responder
nsoares
Curioso
Curioso
Registado: 19 jul 2010, 11:40

Moradia com apenas 1 piso, mas com sotão visitável

Mensagem por nsoares »

Boas,

Surgiu-me uma dúvida numa instalação... Numa moradia unifamiliar inscrita como tendo apenas R/C, mas no entanto com sotão visitável é obrigatório a instalação de um quadro parcial no sotão?

Oficialmente e legalmente apenas têm 1 piso, mas no sotão existem circuitos de utilização.

O meu entendimento é que não é necessário um quadro parcial para o sotão... Vale o que vale... (pouco.. lolol)

O que pensam sobre isto?

Cumps.

P.S. - Já agora, existindo uma garagem com acesso directo à moradia e a 3 metros do quadro geral, é necessário quadro parcial para esta? (ter em conta q é uma moradia unifamiliar!)
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Moradia com apenas 1 piso, mas com sotão visitável

Mensagem por jaimereis »

não

p.s. não
Jaime Reis
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Mas a moradia vai ser licenciada como se fosse apenas o R/C, ou seja, sem saberem que o sótão será para utilizar? É que caso contrário as regras são claras tem de levar quadro eléctrico. Existe muita gente que faz essas "aldrabices".
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

se o sotão for de arrumos não precisa, se for para habitar sim, mas ai tambem que estar licenciado na camara, ter projecto

acho que não é o caso, penso eu
Jaime Reis
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

jaimereis Escreveu:se o sotão for de arrumos não precisa, se for para habitar sim, mas ai tambem que estar licenciado na camara, ter projecto

Mesmo que sejam arrumos é obrigatório levar quadro eléctrico. Agora as outras questões são de licenciamento!

P.S.: Outro exemplo: um anexo a uma habitação que tem apenas ligação pelo exterior também é obrigatório existir quadro eléctrico nesse anexo!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

nsoares
Curioso
Curioso

Mensagem por nsoares »

No projecto da câmara apenas tem R/C e o sotão é considerado um desvão utilizável, como tal têm apenas 1 piso.

Esse sotão tem apenas 2 circuitos de tomadas e 1 de iluminação. Acho que ter de colocar um quadro parcial nestas condições um "luxo"...
nsoares
Curioso
Curioso

Mensagem por nsoares »

joaoosvaldo Escreveu:
jaimereis Escreveu:se o sotão for de arrumos não precisa, se for para habitar sim, mas ai tambem que estar licenciado na camara, ter projecto

Mesmo que sejam arrumos é obrigatório levar quadro eléctrico. Agora as outras questões são de licenciamento!

P.S.: Outro exemplo: um anexo a uma habitação que tem apenas ligação pelo exterior também é obrigatório existir quadro eléctrico nesse anexo!

Nesse caso faz todo o sentido, visto ser um anexo sem comunicação para o interior. É que estamos a falar de um desvão que inclusivamente é "aberto" para o piso abaixo.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

nsoares Escreveu:No projecto da câmara apenas tem R/C e o sotão é considerado um desvão utilizável, como tal têm apenas 1 piso.

Esse sotão tem apenas 2 circuitos de tomadas e 1 de iluminação. Acho que ter de colocar um quadro parcial nestas condições um "luxo"...
Pois eu percebo que é um custo adicional mas é o que é exigido :? !
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

nsoares
Curioso
Curioso

Mensagem por nsoares »

joaoosvaldo Escreveu:
nsoares Escreveu:No projecto da câmara apenas tem R/C e o sotão é considerado um desvão utilizável, como tal têm apenas 1 piso.

Pois eu percebo que é um custo adicional mas é o que é exigido :? !
Pior do que isso, já está feito :?
zegogas
Curioso
Curioso
Registado: 02 set 2009, 20:27

Mensagem por zegogas »

Não sei porque complicam tanto. No regulamento é um quadro por cada piso e ponto final.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se já tens circuitos alimentados a partir do Q.E, como vais explicar ao inspector o que eles alimentam, tens de colocar 1 quadro.
Se não queres colocar quadro, retira os enfiamentos para pedires a certificação, depois da certificação faz o que entenderes melhor.
Cpts.
Energy
beto440
Curioso
Curioso
Registado: 13 mar 2008, 22:10
Has thanked: 1 time

Mensagem por beto440 »

O regulemento tbm diz k não se deve extorquir ao cliente!!! Quem tem apenas 1 quarto de dormir no piso s superior? 4 tomados e 1 ponto deluz? Colocamos um quadro?? Explica a um cliente isso!! Passou se comigo e não deixaram meter um quadro só para um quarto de dormir...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

beto440 Escreveu:O regulemento tbm diz k não se deve extorquir ao cliente!!! Quem tem apenas 1 quarto de dormir no piso s superior? 4 tomados e 1 ponto deluz? Colocamos um quadro?? Explica a um cliente isso!! Passou se comigo e não deixaram meter um quadro só para um quarto de dormir...
Azarito teu, pk a Certiel ñ liga peva ao q tu pensas. Tem piso? Leva ponto d luz, toma lá morangos e instala 1 quadro, é o q t vão dizer...

Vês como fica ridículo escrever à SMS e como se estivesses num café com amigos porreiraços?

Agora com o nível de sarcasmo reduzido a zero, se leres as regras e não o regulamento, vai encontrar em vez do que dizes (não extorquir dinheiro), afinal é que em cada piso deve (o mesmo que obriga) ser instalado um quadro eléctrico.
Responder

Voltar para “Dúvidas”