Olá boa tarde,
Recentemente mudei de casa, para uma casa que ainda se encontrava em obras. Coloquei algumas lâmpadas fluorescentes destas http://www.hunion.com.br/imagens/hunion ... con_25.jpg um pouco por toda a casa, nomeadamente no candeeiro da sala de jantar, que até se encontrava um pouco branco com as obras. No entanto, as lâmpadas foram colocadas posteriormente. Assim que vieram as leds eu substituí essas lâmpadas e coloquei-as numa prateleira. Mais tarde, um amigo meu colocou-as numa caixa e uns dias depois, hoje, ao retirá-las de lá notei que uma delas estava com um pó branco em cima. Estava distraído a pegar nelas, apesar de ter tido cuidado, mas toquei com as mãos... Pelo que o meu amigo disse, nem esta lâmpada nem as outras se encontram partidas pelo que a minha dúvida é se aquilo pode ser realmente o pó que se encontra dentro deste tipo de material.
Claro que nenhum de vós me pode dar certezas pois não se encontram na minha situação mas gostaria de poder ler algumas opiniões. Não sei dizer ao certo se aquele pó já se encontrava ali antes, quando elas foram colocadas na caixa mas pensamos que não... Aqueles pequenos filamentos de vidro que todas estas lâmpadas têm, que ligam os vários lados, encontra-se meio amarelado. Mas de resto a lâmpada não parece mesmo partida... Mas será que se encontra partida a nível micro e nós não vemos? Se isto for mesmo o pó tóxico da lâmpada, devo procurar um médico uma vez que a minha pele esteve em contacto direto com este pó? Como me posso certificar se é mesmo da lâmpada?
Um dado que pode ser importante é que estas lâmpadas antes, encontravam-se na casa a antiga, que tinha o tecto com infiltrações e estuque a cair... De qualquer forma, a questão mantém-se. Nós não as vemos partidas. Apenas amareladas na zona de vidro que liga os filamentos, com pequenos bichos em algumas delas. Mas será que poderão estar partidas a nível micro? E se sim, como ter a certeza da natureza deste pó.
Obrigado desde já
Lâmpada fluorescente com pó branco por cima
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 25 abr 2014, 16:40
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
Re: Lâmpada fluorescente com pó branco por cima
caro amigo.....a toxicidade altamente letal do material fluorescente que se encontra dentro das lampadas é um mito....claro que não deve ser comido ás colheres...mas se tocar nele, fique descansado....que ainda não é desta que vai...lave as mãos...e fique em paz...
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Boa noite.
Vai desculpar-me mas a sua questão / situação tem um pouco de graça.
Eu não percebo muito da área de saúde, mas já lavou as mãos? Acho que é capaz de resolver.
Quanto aos bichinhos, provavelmente estão relacionados com as condições de armazenamento em que colocou o material.
Quanto ao pó...deve ser pó. Acho que há umas borboletas / traças que largam um pó por onde passam.
Vai desculpar-me mas a sua questão / situação tem um pouco de graça.

Eu não percebo muito da área de saúde, mas já lavou as mãos? Acho que é capaz de resolver.
Quanto aos bichinhos, provavelmente estão relacionados com as condições de armazenamento em que colocou o material.
Quanto ao pó...deve ser pó. Acho que há umas borboletas / traças que largam um pó por onde passam.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
rainbow Escreveu:Boa noite.
Vai desculpar-me mas a sua questão / situação tem um pouco de graça.![]()
Concordo com o colega Rainbow. É pó mesmo da casa. Não é o pó fluorescente que está por dentro das lâmpadas.
E mesmo se fosse esse pó, ele não é tóxico ao ponto de ter problemas só por contacto. Gostei da analogia de comer às colheradas...
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 25 abr 2014, 16:40
Agradeço as respostas dadas e compreendo, de certa forma, a brincadeira explanada em algumas delas. Reconheço em mim um grau elevado de preocupação com todas estas questões. Trato estas lâmpadas com um extremo cuidado, talvez até demais. Efetivamente o pó que possuem deverá ser de estuque e não das ditas, em si, já que nenhuma está partida.
A tecnologia inventa e foi inventando tanta coisa nova e que melhora a nossa qualidade e nível de vida mas por outro lado, com o passar do tempo, vão-se sempre descobrindo este ou aquele revés para a saúde e/ou ambiente, como a existência de chumbo ou de mercúrio em tantas e tantas coisas do dia a dia até há umas décadas atrás...
A tecnologia inventa e foi inventando tanta coisa nova e que melhora a nossa qualidade e nível de vida mas por outro lado, com o passar do tempo, vão-se sempre descobrindo este ou aquele revés para a saúde e/ou ambiente, como a existência de chumbo ou de mercúrio em tantas e tantas coisas do dia a dia até há umas décadas atrás...
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
compreende-se...mas o real perigo das lâmpadas, não é o pó, mas sim o vidro, por ser muito fino e em caso de quebra, libertam-se micro partículas, e estas num corte epidérmico poderão causar algum desconforto, e se não tratado a tempo uma possível infecção...
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Já agora, e por curiosidade, acham que a existência de pó depositado nesse tipo de lâmpadas velhas pode dar inicio a um incêndio?
Suponhando o caso dos condutores nos ligadores para a luminária estarem cheios de pó, com a passagem de corrente e consequente aquecimento (ou por outro motivo) pode originar um incêndio?
É que nas casas velhas tenho sempre receio de uma situação desse género...
Suponhando o caso dos condutores nos ligadores para a luminária estarem cheios de pó, com a passagem de corrente e consequente aquecimento (ou por outro motivo) pode originar um incêndio?
Learning is the goal!!
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Por ex. pó de papel, cortiça, e tantos outros.
Cump.
Mário
Pode, desde que haja temperatura para fazer a ignição do "pó", ou haja passagem de corrente no mesmo que em condições favoráveis possa começar o incêndio.gemini Escreveu:Já agora, e por curiosidade, acham que a existência de pó depositado nesse tipo de lâmpadas velhas pode dar inicio a um incêndio?
Por ex. pó de papel, cortiça, e tantos outros.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."