CML. FAZ PEDIDO DA CERTIFICAÇÃO DA INSTALAÇÃO?

Responder
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

CML. FAZ PEDIDO DA CERTIFICAÇÃO DA INSTALAÇÃO?

Mensagem por DEUS AMIGO »

- Moradia com Instalação que foi renovada e com contador existente e com a sequência de pedido de desselarem e selagem para alterações de contador, pergunto eu porque razão a CML Lisboa pede certificação da CERTIEL? para continuação do processo da renovação da moradia?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: CML. FAZ PEDIDO DA CERTIFICAÇÃO DA INSTALAÇÃO?

Mensagem por ENERGY »

Boas
Bom senso precisa-se, se é só alterar o contador do interior da habitação para o exsterior da mesma, não se admite tal preciosismo, agora se a remodelação implica outras obras de construção civil, em parte ou na totalidade da moradia, acho muito bem que se exija a certificação, para bem do cliente, e de nós instaladores.
Como diz que a instalação foi renovada, logo supõe-se que foi de acordo com as RTIEB, portanto quem fez o trabalho está à vontade para pedir certificação.
O pedido de apresentação de certificação da Certiel na CML, tem a ver com a emissão da Licença de Utilização, e não com o pedidio de descelagem/selagem junto da EDP.

DEUS AMIGO Escreveu:- Moradia com Instalação que foi renovada e com contador existente e com a sequência de pedido de desselarem e selagem para alterações de contador, pergunto eu porque razão a CML Lisboa pede certificação da CERTIEL? para continuação do processo da renovação da moradia?
Cpts.
Energy
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por gemini »

A Câmara pede, e bem, a meu ver, a nova certificação, desde que haja indícios de modificação da instalação.

E o pedido é baseado no DL 517/80, que refere isso mesmo, em caso de alteração da infraestrutura, deverá ser pedida nova certificação.. se ligarem para a CERTIEl eles dirão-vos isso.

A alternativa é a câmara aceitar alguma declaração ou termo de responsabilidade, conforme também está previsto no Dl 517/80.
Learning is the goal!!
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda

Obrigado pelas respostas! mas continuo a pensar se existe contrato e contador devidamente selado não vai haver aumento de potência porque razão a CML quer o certificado da Certiel ? bastava uma factura da EDP em que a mesma tem instalação de utilização? e para que a CML quer o certificado? só se for para por no processo! para a EDP não, pois já existe contrato e contador! penso que seja burocracia a mais para o dono da obra gastar mais uns euros!
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
Se entrou na câmara algum pedido de reconstrução, então tem que ter certificado.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

DEUS AMIGO,

As respostas ás suas questões já as tem nos posts anteriores ao seu.

É natural que expresse a sua insatisfação por causa de a Câmara lhe "pretender" obrigar a gastar mais uns euros, mas, na verdade, a Câmara só estará, por certo, a cumprir a lei!
E, assim sendo, quem não estará eventualmente a cumprir a lei, é o DEUS AMIGO.

Já pensou nisto?

De qualquer forma, a resposta do Mário faz todo o sentido!

Foi colocado na Câmara algum pedido de reconstrução, ampliação ou parecido?

Para que saiba, basta por exemplo acrescentar um anexo ou garagem a uma moradia existente, na sua parte de trás.

No caso de lá ir colocar energia eléctrica, o DL 517/80 é claro: é necessário vistoria da CERTIEL, ou declaração/termod e responsabilidade do executante (ver a potência).

Se tiver dúvidas, ligue para a CERTIEL, mas eles vão-lhe comunciar o mesmo.

Ainda assim:
DEUS AMIGO Escreveu:mas continuo a pensar se existe contrato e contador devidamente selado não vai haver aumento de potência porque razão a CML quer o certificado da Certiel ?
Porque a Lei pede.
bastava uma factura da EDP em que a mesma tem instalação de utilização?
Sim, porque se pode depreender que ao existir contrato, existiu anteriormente uma vistoria com resultado favorável.
e para que a CML quer o certificado?
Para dar seguimento ao processo.
só se for para por no processo!
Para pôr, e dar seguimento!
para a EDP não, pois já existe contrato e contador!
Correcto.
penso que seja burocracia a mais para o dono da obra gastar mais uns euros!
Talvez seja, mas é o que está na Lei.
Learning is the goal!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Eu acho que as respostas já foram todas dadas. Eu conselho que dou é acalmar-se e pensar no ponto de vista que o pessoal está a querer transmitir. Sabemos que a economia está mal, mas devemos fazer as coisas com o maior profissionalismo, porque quem não deve, não teme.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Por apenas 51.23€, tem o seu assunto, ou do seu cliente resolvido.
Em certos casos de remodelações ou ampliações, as Camaras anulam a licença de utilização existente, e só depois da obra concluida é que voltam a atribuir a licença, e nesse caso vai ter de apresentar todos os certificados, Eletricidade, gás, ited, etc, tal como se trta-se da construção de uma moradia nova.
Cpts.
Energy
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

ENERGY Escreveu:Boas
Por apenas 51.23€, tem o seu assunto, ou do seu cliente resolvido.
Em certos casos de remodelações ou ampliações, as Camaras anulam a licença de utilização existente, e só depois da obra concluida é que voltam a atribuir a licença, e nesse caso vai ter de apresentar todos os certificados, Eletricidade, gás, ited, etc, tal como se trta-se da construção de uma moradia nova.
Nem sempre... pode perfeitamente apresentar a Declaração de Isenção de apresentação do respectivo projecto, fundamentada na respectiva lei..

Por exemplo, o ITED de uma ampliação, pode não necessitar de projecto, bastando apresentar uma declaração em como cumpre o Artigo 60º (regime excepção) ou 61º (1 — É obrigatória a utilização das infraestruturas de telecomunicações já instaladas sempre que as mesmas permitam suportar os serviços a prestar e a tecnologia a disponibilizar.)
Learning is the goal!!
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda

Obrigado amigos pelos seu manifestos de conhecimento de normas e Dec Lei e como alguêm disse quem não deve não teme! não devo porque quando faço um orçamento excluo os pagamentos de certificação por isso o cliente pagou! não temo porque considero-me um bom profissional e como tal tento deixar sempre qualquer instalação a ser certificada por isso não era a minha indignação mas sim a quererem mais uns euros apenas para fazer o certificado ir para uma pasta da CML sem qualquer utilidade, e por ultimo para satisfazer a curiosidade a mesma foi considerada sem conformidades.
Cumprimentos.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

óptimo, bom trabalho!
Learning is the goal!!
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda

Obrigado, bastaria apenas um termo de responsabilidade pela execução! e passei o mesmo e não serviu! e mais, outra situação que não compreendo bem, porque razão tenho de passar um termo de responsabilidade para um reforço de ramal se não sou eu a fazer o mesmo! mas que raio de normas são estas? quer dizer se houver um problema na execução do reforço de ramal sou chamado judicialmente!
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
DEUS AMIGO Escreveu:Obrigado, bastaria apenas um termo de responsabilidade pela execução! e passei o mesmo e não serviu! e mais, outra situação que não compreendo bem, porque razão tenho de passar um termo de responsabilidade para um reforço de ramal se não sou eu a fazer o mesmo! mas que raio de normas são estas? quer dizer se houver um problema na execução do reforço de ramal sou chamado judicialmente!
Se querem o termo do ramal é com a empresa que fez. Essa é que tem o Alvará para o efeito.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

DEUS AMIGO Escreveu:... outra situação que não compreendo bem, porque razão tenho de passar um termo de responsabilidade para um reforço de ramal se não sou eu a fazer o mesmo! mas que raio de normas são estas? ...!
quem lhe pediu isto ????

a EDP?
Learning is the goal!!
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda

Correto! ao fazer o pedido de reforço ramal temos de entregar o termo de responsabilidade e ficha eletrotécnica!
Responder

Voltar para “Dúvidas”