Iluminação Pública

Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Has thanked: 1 time
Been thanked: 5 times

Iluminação Pública

Mensagem por Pimenta »

Boa tarde!
Estou a fazer um aumento de um loteamento do qual me surgiu uma dúvida e ainda não tive acesso ao projecto antigo.
A IP é realizada com recurso às luminárias antigas, que se vêm normalmente (não sei a sua designação).
Em situações destas costumam manter a luminária a usar ou colocam uma similar?
Alguém sabe a designação da luminária a que me refiro? Parecida com esta: http://correiodafeira.pt/freguesias/cor ... continuar/
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Re: Iluminação Pública

Mensagem por mpinto »

Referes-te a colunas +- 9m (iluminação de rua) ou postes de 4m (iluminação pedonal)?
Em todo o caso devem ser "schreder". Se forem para iluminação pedonal devem ser em policarbonato.
Acho que deves contactar a EDP (o responsavel pela fiscalização na área) é o melhor para tirares as dúvidas.
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pimenta »

mpinto Escreveu:Referes-te a colunas +- 9m (iluminação de rua) ou postes de 4m (iluminação pedonal)?
Em todo o caso devem ser "schreder". Se forem para iluminação pedonal devem ser em policarbonato.
Acho que deves contactar a EDP (o responsavel pela fiscalização na área) é o melhor para tirares as dúvidas.
Às de 9 metros... Pois, a minha ideia é que fossem da Schreder, mas no site nem têm nada...
Vou tentar mesmo recorrer à EDP. Mas costumas tentar manter parecidas às existentes?
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Parecem ser as Sintra da Schreder,
http://www.schreder.com/pts-pt/Produtos/Pages/Onyx.aspx e
neste link deverá ser a versão mais recente.
Cpt

Rebelo Cruz
JAB
Curioso
Curioso
Registado: 04 jan 2010, 13:58
Profissão: Professor ensino secundário

Mensagem por JAB »

Boa tarde

Eu não sei bem se são as Sintra da Schreder no entanto pode contatar a EDP que eles saberão informá-lo.
Quanto às novas luminárias a colocar eu costumo contatar a câmara municipal e o departamento respetivo
onde eles me indicam, se quiserem ou deixam ao meu critério, qual a preferência da câmara dentro das
"normalizadas" pela EDP para a IP.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

O que acontecia é que, por questões de manutenção etc, a EDP indicava o tipo de armadura de acordo com as existentes na área. Em alguns casos que se optou por outro tipo a EDP quis algumas para stock.
JAB
Curioso
Curioso
Registado: 04 jan 2010, 13:58
Profissão: Professor ensino secundário

Mensagem por JAB »

Na minha zona a EDP e a câmara só exigem armaduras de reserva no caso das que não eram das referidas "normalizadas" e compreende-se porque senão quando se estragam armaduras que já nem fabricam despois colocam-se armaduras que não se enquadram com as existentes e também têm preços mais baixos.
alexandremiguel
Curioso
Curioso
Registado: 11 abr 2008, 19:32
Been thanked: 1 time

Mensagem por alexandremiguel »

Pimenta,

As luminárias são modelo IVA da antiga Indalux, agora Philips.

Tanto quanto sei, estas luminárias irão ser descontinuadas, mas poderá ser que ainda tenham para venda.

Se puderes, instala luminárias IVA com vidro plano, pois o difusor em policarbonato com os anos vai escurecendo.
Alexandre Miguel
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pimenta »

Uma dúvida relacionada com a IP. Se colocarmos IP num zona ajardinada, a vala tipo para a cablagem nessa zona é igual à vala normal para BT, de 0,80 m?
Parece-me ilógico, mas nunca projectei nada parecido. Alguém que já teve um caso idêntico?
Última edição por Pimenta em 14 mai 2014, 18:31, editado 1 vez no total.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Aqui vai link das luminárias qualificadas pela EDP na iluminação publica.
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... HwEY_Qzo1A

Pimenta Escreveu:Boa tarde!
Estou a fazer um aumento de um loteamento do qual me surgiu uma dúvida e ainda não tive acesso ao projecto antigo.
A IP é realizada com recurso às luminárias antigas, que se vêm normalmente (não sei a sua designação).
Em situações destas costumam manter a luminária a usar ou colocam uma similar?
Alguém sabe a designação da luminária a que me refiro? Parecida com esta: http://correiodafeira.pt/freguesias/cor ... continuar/
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

E não pode ser tipo "alfa" ou equivalente de outra marca??
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pimenta »

Pimenta Escreveu:Uma dúvida relacionada com a IP. Se colocarmos IP num zona ajardinada, a vala tipo para a cablagem nessa zona é igual à vala normal para BT, de 0,80 m?
Parece-me ilógico, mas nunca projectei nada parecido. Alguém que já teve um caso idêntico?
Ninguém me sabe dar uma dica disto?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para mim que não sou entendido na matéria, diria que a fundura da vala deve ser igual à da vala normal.
Penso que a vala deveria andar sempre por fora da zona ajardinada, só entrando nesta o indispensavél para ligação nas luminárias, e o cabo devidamente protegido por tubagem na zona de jardinagem até à luminária.

Pimenta Escreveu:
Pimenta Escreveu:Uma dúvida relacionada com a IP. Se colocarmos IP num zona ajardinada, a vala tipo para a cablagem nessa zona é igual à vala normal para BT, de 0,80 m?
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

ENERGY Escreveu:Boas
Para mim que não sou entendido na matéria, diria que a fundura da vala deve ser igual à da vala normal.
Penso que a vala deveria andar sempre por fora da zona ajardinada, só entrando nesta o indispensavél para ligação nas luminárias, e o cabo devidamente protegido por tubagem na zona de jardinagem até à luminária.

Pimenta Escreveu:

É ler o regulamento de redes de baixa tensão-decreto regulamentar .º 90/84 de 26/12, tem lá tudo.
fmiguelsimoes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 jun 2014, 23:29

Mensagem por fmiguelsimoes »

As luminárias que a edp fornece tentam ser o iguais às existentes, salvo, quando essa mesma linha foi descontinuada.
Miguel Simões
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”