ITED num lar de idosos
ITED num lar de idosos
Caros colegas, foi-me proposto elaborar o projecto ITED para um lar de idosos. Tenho algumas dúvidas acerca da instalação, pois o que pretendo fazer é colocar uma central na recepção, onde as chamadas cheguem e a partir daí encaminha-las para cada um dos quartos, ou outras divisões conforme for o caso, mas não sei muito bem como fazer isto. Todas as opiniões são bem vindas. Desde já obrigado a todos os que tiverem um pouco de tempo e paciência para me ajudar.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Re: ITED num lar de idosos
Então...em principio é só cumprir o manual, tal como se tratasse de uma moradia julgo eu!
A unica diferença é que pretendes ter uma Central telefonica... e aí, por acaso nunca fiz nenhum projecto assim, não te poderei ajudar...sorry
A unica diferença é que pretendes ter uma Central telefonica... e aí, por acaso nunca fiz nenhum projecto assim, não te poderei ajudar...sorry

Learning is the goal!!
nada disso, a unica parte de ited, é a entrada
a partir da entrada é cablagem estruturada e isso nao esta no manual ited.
tens a entrada, entra numa central telefonica, entra num bastidor, bastidor sai uma saida para cada quarto...em termos de pares de cobre, nada mais..
coaxial. ai sim tipo ited.
a partir da entrada é cablagem estruturada e isso nao esta no manual ited.
tens a entrada, entra numa central telefonica, entra num bastidor, bastidor sai uma saida para cada quarto...em termos de pares de cobre, nada mais..
coaxial. ai sim tipo ited.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
penso q tens de comprir o o regulamento Ited pelo menos no q toca a coaxial e para pares de cobre depois qto a central telefonica(interna penso eu) ai sim isso ja é outra história.
abraço João Silva
abraço João Silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Deixo aqui um esquema que te pode ser muito util!
Tenho mais algumas coisas a dizer mas primeiro vou deixar desenrolar mais
um pouco este tópico, ler mais alguma opiniões (principalmente do VAREJO).
Até já!
Tenho mais algumas coisas a dizer mas primeiro vou deixar desenrolar mais
um pouco este tópico, ler mais alguma opiniões (principalmente do VAREJO).
Até já!
- Anexos
-
- Lar-Ited.rar
- (162.88 KiB) Transferido 376 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Muito obrigado pela ajuda já disponibilizada. A ideia será haver um único número de telefone no lar e a partir daí passar a chamada para os outros. Prevendo a instalação da central por uma empresa especializada, terei de projectar já os cabos que vão ser colocados, ou preciso apenas de deixar a tubagem?
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
smonteiro Escreveu:Caros colegas, foi-me proposto elaborar o projecto ITED para um lar de idosos. Tenho algumas dúvidas acerca da instalação, pois o que pretendo fazer é colocar uma central na recepção, onde as chamadas cheguem e a partir daí encaminha-las para cada um dos quartos, ou outras divisões conforme for o caso, mas não sei muito bem como fazer isto. Todas as opiniões são bem vindas. Desde já obrigado a todos os que tiverem um pouco de tempo e paciência para me ajudar.
Boas, crias um espaço técnico e colocas lá 1 ATI "normal" para coaxial, e DDC primario de pares de cobre, e o DDC secundário será um bastidor, metes as tomadas RJ45 todas a ir ao bastidor e a central telefónica fica dentro do bastidor e a partir dai é só configurar a central e injectar com telefone as tomadas que queres com telefone/extensões definidas para cada quarto, recepção e outros.

Última edição por Varejo em 03 abr 2008, 19:34, editado 1 vez no total.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 jan 2008, 12:22
Não são os tubos que são directos mas sim os cabos. O projecto está correcto.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Claro que os cabos são directo, mas um tubo VD 40 numa caixa I3 não me parece muito bem, se calhar optar por dois tubos VD 25...sempre é mais fácil de manusear
tal como disse no inicio do bastidor para a frente nao é ited, logo nao tens de representar nada para licenciamento, partindo do principio que ha licenciamento que nao ha
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, o que é isso do "bastidor para a frente não é ITED" ???luisinho Escreveu:tal como disse no inicio do bastidor para a frente nao é ited, logo nao tens de representar nada para licenciamento, partindo do principio que ha licenciamento que nao ha

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
???luisinho Escreveu:so ha certificação do bastidor para tras, para a frente nao ha.
Só pode estar a brincar...
Claro que há certificação de toda a instalação.
Tudo o que envolva as comunicações de um edificio está abrangido pelo ITED
Já agora, uma instalação ITED de uma moradia não é por acaso uma rede estruturada ?
Última edição por jcostapt em 04 abr 2008, 11:16, editado 1 vez no total.