Determinação de Potência (VA/m2)
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Determinação de Potência (VA/m2)
Prezados colegas,
Julgo que o R.S.I.U.E.E. definia, para a determinação da Potência de moradias unifamiliares, o seguinte rácio por m2:
- Iluminação, tomadas e alimentações: 25VA/m2;
- Ar condicionado/AVAC: 80VA/m2.
Isto está correcto?
Se, por exemplo, se tratar de uma oficina metalomecânito, onde, aquando do projecto, ainda não se tenha a noção das máquinas a colocar lá? Há algum rácio definido para esse tipo de instalação?
Julgo que o R.S.I.U.E.E. definia, para a determinação da Potência de moradias unifamiliares, o seguinte rácio por m2:
- Iluminação, tomadas e alimentações: 25VA/m2;
- Ar condicionado/AVAC: 80VA/m2.
Isto está correcto?
Se, por exemplo, se tratar de uma oficina metalomecânito, onde, aquando do projecto, ainda não se tenha a noção das máquinas a colocar lá? Há algum rácio definido para esse tipo de instalação?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Determinação de Potência (VA/m2)
Boas
Não pode haver rácio para a potencia na industrias ou serviços.
Cump.
Mário
Não pode haver rácio para a potencia na industrias ou serviços.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Boas Mário,
Estou a dimensionar uma rede de distribuição numa zona industrial, mas não sei a utilização de cada armazém.
O Quadro XIV do artigo 418º do extinto RSIUEE definia um conjunto de rácios em VA/m2 para uma série de instalações.
No caso dos armazéns, definia 10 VA/m2, para o caso de armazéns com mais de 1000m2. O problema é que nunca se sabe qual vai ser a ocupação de cada armazém, pois eu posso estar a rede de distribuição da zona industrial para uma determinada potência e haver um conjunto de armazéns com consumos muito acima...
Estou a dimensionar uma rede de distribuição numa zona industrial, mas não sei a utilização de cada armazém.
O Quadro XIV do artigo 418º do extinto RSIUEE definia um conjunto de rácios em VA/m2 para uma série de instalações.
No caso dos armazéns, definia 10 VA/m2, para o caso de armazéns com mais de 1000m2. O problema é que nunca se sabe qual vai ser a ocupação de cada armazém, pois eu posso estar a rede de distribuição da zona industrial para uma determinada potência e haver um conjunto de armazéns com consumos muito acima...
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Electro 99 Escreveu:Boas Mário,
Sim, mas é impossível saber à cabeça. Uma coisa é dimensionar armazéns para servir de despensa... outra é dimensionar para servir arcas frigoríficas, transformação de metal, ou outros processos...
- Mário
- Team Apoio
Boas
Se o cliente não sabe, não adivinhas
.
Tens uma zona de armazens a construir, armazens servem só para armazenar. Penso que vão "fazer" pavilhões "armazens" que irão servir para diversos fins, mas o que vai ser de futuro é uma incógnita.
Podes deixar tubos da portinhola aos armarios, sem cabos, ou seja só há tubos.
É impossivel fazer com realidade o projecto. No "armazem 1" posso ter uma oficina de soldadura lá 150kVA, e no "armazem 2" uma fábrica de detergentes que vai gastar 500kVA, e no armazem 3" só tenho iluminação dado que é mesmo armazem dos detergentes 20kVA.
Cump.
Mário
Se o cliente não sabe, não adivinhas

Tens uma zona de armazens a construir, armazens servem só para armazenar. Penso que vão "fazer" pavilhões "armazens" que irão servir para diversos fins, mas o que vai ser de futuro é uma incógnita.
Podes deixar tubos da portinhola aos armarios, sem cabos, ou seja só há tubos.
É impossivel fazer com realidade o projecto. No "armazem 1" posso ter uma oficina de soldadura lá 150kVA, e no "armazem 2" uma fábrica de detergentes que vai gastar 500kVA, e no armazem 3" só tenho iluminação dado que é mesmo armazem dos detergentes 20kVA.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Exactamente, prezados Mário e Nelmindo.
O problema disto é: a secção do cabo da rede de distribuição (que repica entre armários), vai depender da utilização que se der ao pavilhão.... E terei que estabelecer um critério para isso.
O problema disto é: a secção do cabo da rede de distribuição (que repica entre armários), vai depender da utilização que se der ao pavilhão.... E terei que estabelecer um critério para isso.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Agradecimento recebido: 4 vezes
Isso é tudo muito bonito mas chapéu.
Já fiz alguns loteamentos industriais e sei que quem se atravessa sempre é o projectista e ponto final.
Eu costumo considerar:
armazéns: 25 VA/m2
escritórios pequenos (por ex. dentro dos armazéns): 100 VA/m2
indústria n definida: 150 VA/m2
O que faço é assumir que fracções com potências superiores a 200 kVA serão dotadas de PT Cliente.
Assumo igualmente uma reserva de 50% nos PTD (Postos de Transformação de Distribuição).
Rede MT em anel (aqui é que é preciso falar com o distribuidor para saber onde liga à rede e a tipologia que pretendem).
Se o Distribuidor não responde é fazer o projecto e colocar na EDP. Eventualmente o projecto será analisado e será pedida uma reunião com o projectista e o promotor.
E se puder colocar uma "cunha" na EDP tanto melhor senão arrisca-se a esperar alguns meses.
Já fiz alguns loteamentos industriais e sei que quem se atravessa sempre é o projectista e ponto final.
Eu costumo considerar:
armazéns: 25 VA/m2
escritórios pequenos (por ex. dentro dos armazéns): 100 VA/m2
indústria n definida: 150 VA/m2
O que faço é assumir que fracções com potências superiores a 200 kVA serão dotadas de PT Cliente.
Assumo igualmente uma reserva de 50% nos PTD (Postos de Transformação de Distribuição).
Rede MT em anel (aqui é que é preciso falar com o distribuidor para saber onde liga à rede e a tipologia que pretendem).
Se o Distribuidor não responde é fazer o projecto e colocar na EDP. Eventualmente o projecto será analisado e será pedida uma reunião com o projectista e o promotor.
E se puder colocar uma "cunha" na EDP tanto melhor senão arrisca-se a esperar alguns meses.
- Mário
- Team Apoio
Boas "Electro 99"
Tu deves de ser o tipo que só põe os problemas
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=21&t=17066
Cump.
Mário
Tu deves de ser o tipo que só põe os problemas

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=21&t=17066
Cump.
Mário
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
Referente a quê ou quem?ohmico Escreveu:Boas,
assim não custa ganhar a vida ... é só vir ao supermercado.
ohmico
Cump.
Mário
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 80 vezes
Mário Escreveu:BoasReferente a quê ou quem?ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
Cump.
Mário
Boas,
um exêmplo é quem iniciou este mesmo tópico.
ohmico
- Mário
- Team Apoio
Até agora só tem duvida se há algo que diga qual o mínimo de potência. Ainda não pediu o projectoohmico Escreveu:Boas,Mário Escreveu:BoasReferente a quê ou quem?ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
Cump.
Mário
um exêmplo é quem iniciou este mesmo tópico.
ohmico

Mas como é para Africa, ainda vai faltar os geradores, quais? ...

Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
Ohmico,ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
Pergunto coisas, é verdade. Mas também já deixei cá contributos de material que já criei.
Mas, se estou cá a mais é simples: apago a minha conta no forum.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Boa tarde.
Bem, já que chegou a este ponto, sinto o "dever" de dar a minha opinião.
Acho que desta vez houve uma certa precipitação nos comentários que nada têm a haver com o tópico.
Sem querer estar a avaliar a quantidade ou qualidade dos posts do colega electro 99, a verdade é que ele contribui.
E até contribui muito mais positivamente do que outros utilizadores que postam comentários à dúzia, comentários esses que são na grande maioria inúteis, e sobre os quais não vejo criticas, como se viu agora no caso deste tópico.
Quem não quer dar, não dá. Porque a isso não é obrigado.
E peço desculpa por fugir ao tópico mas senti que houve necessidade desta minha intervenção.
Quanto ao tema do tópico, e não havendo mais informação disponível sobre a futura utilização do espaço referido como pavihão, eu diria que seria aconselhável considerar uma instalação eléctrica o mais polivalente possível, dentro dos limites do orçamento. E por polivalente, quero dizer que deverá ter as infraestruturas necessárias para que no futuro se possa adaptar facilmente a qualquer utilização.
Bem, já que chegou a este ponto, sinto o "dever" de dar a minha opinião.
Acho que desta vez houve uma certa precipitação nos comentários que nada têm a haver com o tópico.
Sem querer estar a avaliar a quantidade ou qualidade dos posts do colega electro 99, a verdade é que ele contribui.
E até contribui muito mais positivamente do que outros utilizadores que postam comentários à dúzia, comentários esses que são na grande maioria inúteis, e sobre os quais não vejo criticas, como se viu agora no caso deste tópico.
Quem não quer dar, não dá. Porque a isso não é obrigado.
E peço desculpa por fugir ao tópico mas senti que houve necessidade desta minha intervenção.
Quanto ao tema do tópico, e não havendo mais informação disponível sobre a futura utilização do espaço referido como pavihão, eu diria que seria aconselhável considerar uma instalação eléctrica o mais polivalente possível, dentro dos limites do orçamento. E por polivalente, quero dizer que deverá ter as infraestruturas necessárias para que no futuro se possa adaptar facilmente a qualquer utilização.