silvasporting Escreveu:Apareceu-me uma pergunta no tal site francês na qual a resposta é a seguinte:
18 - vanne à pression constante Válvulas piloto de pressão constante CVP (LP) / CVP (HP) / CVO (XP)
A CVP é uma válvula piloto de pressão constante disponível em versões de baixa e alta pressão. A válvula piloto é usada para manter uma pressão constante no lado de entrada da válvula ICS ou PM principal.
A versão de baixa pressão (LP) não deve ser submetida à pulsação.
A CVP (XP) é uma válvula piloto disponível em versão de alta pressão. A CVP (XP) garante um processo de degelo por gás quente com CO2 eficiente e estável.
Quando montada em um corpo de CVH, a CVP pode ser utilizada como uma válvula de pressão constante ou de alívio de pressão à parte (por exemplo, para evitar pressão hidráulica excessiva em um líquido capturado). Classificação: Fluido do grupo 1, Categoria: Artigo 3, parágrafo 3
21 - régulateur de capacité Regulador de capacidade KVC, bypass de gás quente
KVC é um regulador de capacidade para se adaptar a capacidade do compressor para a carga variável do evaporador. Colocado num bypass entre a alta e a baixa pressão do sistema de refrigeração, o KVC fornece um limite inferior para a pressão de aspiração do compressor, fornecendo o lado de baixa pressão de um suplemento na forma de gás quente e frio / gás a partir do lado de alta pressão.
7 - régulateur de pression de condensation Regulador de pressão de condensação KVR
O regulador de pressão de tipo KVR condensação pode ser instalado no lado do gás ou líquido do condensador. Ele é usado para manter uma pressão constante e suficientemente elevado para o condensador e o reservatório, para a refrigeração e de ar condicionado com um condensador refrigerado por ar. KVR também pode ser utilizado com uma válvula padrão ou NRD KVD para assegurar que a pressão adequada é mantida no tanque.
6 - régulateur de pression bouteille Válvula de retenção KVD pressão do cilindro, Modulation, Modulação
KVD é um regulador de pressão de modulação. Ele abre quando a pressão cair garrafa e ignora gás quente para manter a pressão do tanque para a configuração do regulador.
20 - vanne de démarrage Válvula início KVL, linha de sucção
O tipo de arranque KVL regulador de pressão é montado na linha de sucção antes do compressor. KVL protege o motor do compressor contra sobrecarga na inicialização, depois de uma paragem prolongada ou após um período de degelo (alta pressão no evaporador).
Isto é a correção do próprio site.
a pergunta mandava colocar de acordo com o tal esquema que acima coloquei os numeros respetivos. Se alguém perceber bem de frances e puder traduzir uma vez que o google tradutor não traduz lá muito bem.
A Azul
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Também me preparo para fazer o exame de gases fluorados, se alguém me conseguir disponibilizar as documentações através de outro link ou directamente para o meu email eu agradeço.
Boas,
Tenham atenção que já estão a credenciar empresas.
Não basta ser tecnico credenciado, tens que ter alvará (43222) e credenciar a empresa, pagar anualmente á CENTERM o acompanhamento, caso contrario e sem garantias, que se pagares è diferente, ao fim dos 4 anos tens que fazer exame.
boas a todos, informo que já estou despachado do exame.
Infelizmente não foi graças ao forum que nunca liberou os acessos a toda documentação presente nele, no entanto respondi a msg privadas de alguns participantes e trocamos algumas ideias.
boa sorte para os futuros examinados.
boa tarde a todos presisava de saber uma informaçao tenho o curso de tecnico de refrigeraçao e climatizaçao nivel 4 gostaria de saber se presiso tb essa certificação de gases fluorados e exerço essa profissao..
abraço
tiagoBnegra Escreveu:boa tarde a todos presisava de saber uma informaçao tenho o curso de tecnico de refrigeraçao e climatizaçao nivel 4 gostaria de saber se presiso tb essa certificação de gases fluorados e exerço essa profissao..
abraço
Toda a gente que pretenda efectuar assistência técnica, manutenção ou deteção de fugas em equipamentos que contem gases fluorados tem de fazer esta certificação mesmo aqueles que tem o certificado dos Gases com efeito na Camada de Ozono também têm de se certificar.
Vivam.
Caro colega,
o que tem a fazer, no meu entender, é dirigir-se à entidade onde obteve essa formação
e colocar-lhes essas questões. Ninguém melhor que ela para lhe dar respostas credíveis
Cps
A. Castro
tiagoBnegra Escreveu:boa tarde a todos presisava de saber uma informaçao tenho o curso de tecnico de refrigeraçao e climatizaçao nivel 4 gostaria de saber se presiso tb essa certificação de gases fluorados e exerço essa profissao..
abraço
CF,Lda Escreveu:Vivam.
Caro colega,
o que tem a fazer, no meu entender, é dirigir-se à entidade onde obteve essa formação
e colocar-lhes essas questões. Ninguém melhor que ela para lhe dar respostas credíveis
Cps
A. Castro
abraço
Também concordo. Quem sabe se o seu curso nem sequer é homologado...
Formei-me recentemente (Janeiro) como técnico de refrigeração e climatização. Disseram-me que o meu curso já me dá a valência de TIM 3. Anteontem fui abordado por uma empresa que me quer pagar o curso de Gases Fluorados. Se conseguir, dão-me uma posição na empresa.
Eu já estou um pouco esquecido do que aprendi pois não trabalho só nesta área e tenho-me mantido ocupado com a minha outra profissão. Durante a feitura do meu curso o meu formador avisou-me que a certificação de gases fluorados da maneira como está organizada é extremamente difícil de obter. Li alguns comentários acerca do exame prático. Algumas das operações reconheço-as e pratiquei nas minhas aulas práticas. Outras nem por isso. Ele próprio(o meu formador) como já está perto da idade da reforma não está interessado em fazer o curso, mas disse-me que muita gente com muitos anos de experiência prática parece que vai à APIEF gastar dinheiro.
A questão toda é que eu sou realista e sei muito bem que a minha experiência prática (inexistente) seria necessária para em conjunto com o que aprendi ajudar-me a obter a certificação com sucesso. O exame teórico creio ser exequível, agora a parte prática; essa não. Já avisei o eventual empregador que não tenho prática e que o resultado pode não ser o que deseja. Fui responsável e avisei-o do que poderia acontecer. Não quis saber e mesmo assim inscreveu-me. Por mim vou na descontra, não tenho nada a perder.
Repugna-me a elevada taxa de reprovação deste tal curso. Retiro-lhe aliás mérito pois no meu entender qualquer em curso que mais de 50% dos candidatos é excluído (normalmente os níveis de exigência deve acompanhar a qualidade média da massa laboral), então algo de muito errado se passa com esse curso. Aliás dá-me particular asco tudo o que é políticas que restrinjam o direito de alguém ganhar a vida. Muitas pessoas aprenderam a profissão dos AVACs em regime de contexto prático laboral, e não possuem qualquer formação de base. Eu acho que essas competências deviam ser reconhecidas... Aliás sou profundamente anti-esquemas pois acho que é o mercado que deve escolher os melhores trabalhadores e não os mais bem relacionados. Relativamente a práticas de trabalho da parte dos trabalhadores sem treino formal tal podia ser colmatado através de treino específico ao abrigo das verbas comunitárias. É ridículo que muitos e excelentes técnicos estejam fora do mercado de trabalho (a passar o seu conhecimento às gerações mais novas) por motivos que no meu entender são puramente burocráticos.
A questão que ponho (já me desviei a falar da educação não formal) é se os caros leitores deste fórum estão interessados em reunir assinaturas e manifestar o seu desagrado com a situação vigente que parece ser a de um autêntico tráfico de qualificações e respectiva chantagem sobre o futuro e vida profissional dos técnicos já no mercado. Esta situação tem que parar imediatamente. Com o devido respeito pelas pessoas que já têm a dita certificação até pergunto se acham justo o sistema actual. No meu entender acho que não. E conheci alguns profissionais mesmo com educação formal obtida posteriormente que concordam com o meu ponto de vista.
Como disse este é um ponto de vista pessoal e apresento uma ideia/solução. Agora não comecem aqui uma flame war ou coisa semelhante por se sentirem ofendidos como que disse. Estou aliás solidário com as pessoas que precisam de trabalhar e não o podem fazer por causa de um papel emitido em Bruxelas que uns senhores cá viram uma oportunidade de ganhar dinheiro.