Terras- Terra de proteccao e terra de servico
Terras- Terra de proteccao e terra de servico
Ligar a terra de proteccao a terra de servico pode se fazer se a resisencias dos electrodos forem =< 1 ohm
Alguem sabe qual a norma internacional que suporta este procedimento ?
agradeco
Joao
agradeco
Joao
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Terras- Terra de proteccao e terra de servico
Não é norma. É um decreto lei. Manda mais do que uma norma, se for em Portugal...jduarte Escreveu:Ligar a terra de proteccao a terra de servico pode se fazer se a resisencias dos electrodos forem =< 1 ohm
agradeco
Joao
- nelmindo
- Team Apoio
Joaoboss Escreveu:Aqui tens a norma Francesa\europeia.
http://www.chauvin-arnoux.fr/groupe/pdf ... m_F_55.pdf
NF C 15-100 é a equivalente das nossas regras técnicas (que no nosso caso é uma Portaria).
NF C 15-100 não fala, como a nossa também não fala, desse valor que é pedido.
Ambas derivam da, essa sim, norma europeia HD 384 (CENELEC), inspirada na IEC 60364 que é internacional.
Obrigado pela contribuicao e ajuda :
Na verdade
"o Regulamento de Segurança de Subestações e Postos de Transformação e Seccionamento(Decreto n.º 42895 de60/03/31, com as alterações introduzidas pelos Decretos Regulamentares n.º 14/77 de18 de Fevereiro e n.º 56/85 de 6 de Setembro), poder-se-á optar nos PT MT/BT pelo estabelecimento deumaterra geral única (interligação da terra de serviço com a terra de protecção), talcomosefaz nas subestações AT/MT,desde que a resistência global deterra seja igual ou inferior a 1 (UM) - Ohm."
Como sabem IEC 60364 tem mais de 27 normas e nao tratam espcificamente deste assunto Combinar terras.
as seguintes normas tratam Terras :
IEEE-80, AS-3000,BS-7671, BS 6346, BS-7430 IS-3043, IEEE- 142, NEC-2011
BS EN 62305
Mas talvez eu nao me tenha feito entender Pocuro preto no branco a norma international que suporta o nosso regulamento isto he se as resistencias das terras de servico e proteccao sao =< a 1 OHM entao podem se ligar numa unica.
Se puderam ajudar agradeco
Joao
Na verdade
"o Regulamento de Segurança de Subestações e Postos de Transformação e Seccionamento(Decreto n.º 42895 de60/03/31, com as alterações introduzidas pelos Decretos Regulamentares n.º 14/77 de18 de Fevereiro e n.º 56/85 de 6 de Setembro), poder-se-á optar nos PT MT/BT pelo estabelecimento deumaterra geral única (interligação da terra de serviço com a terra de protecção), talcomosefaz nas subestações AT/MT,desde que a resistência global deterra seja igual ou inferior a 1 (UM) - Ohm."
Como sabem IEC 60364 tem mais de 27 normas e nao tratam espcificamente deste assunto Combinar terras.
BS EN 62305
Mas talvez eu nao me tenha feito entender Pocuro preto no branco a norma international que suporta o nosso regulamento isto he se as resistencias das terras de servico e proteccao sao =< a 1 OHM entao podem se ligar numa unica.
Joao
Boas,
Isso de NF C 15-100 é a norma Francesa de Electricide
Isso de NF C 15-100 é a norma Francesa de Electricide
"Ligado por um fio"
Cumprimentos
Joao Boss
Cumprimentos
Joao Boss
- nelmindo
- Team Apoio
O fundamento desta possibilidade é poupar nas ligações à terra. Em vez de se fazer duas independentes, faz uma ligação à terra para as duas terras existentes. É que há situações que existem 3 ligações à terra independentes (serviço, proteção e de pára-raios). Se existir uma resistividade de terreno que origine uma terra inferior a 1 ohm, é escusado fazer mais duas, já que essa dá para as 3.jduarte Escreveu:Obrigado pela contribuicao e ajuda :
Na verdade
BS EN 62305
Mas talvez eu nao me tenha feito entender Pocuro preto no branco a norma international que suporta o nosso regulamento isto he se as resistencias das terras de servico e proteccao sao =< a 1 OHM entao podem se ligar numa unica. Não é se as duas são inferiores. É se o circuito de terra apresentar uma resistência de contacto à terra inferior a um ohm, as terras de proteção e de serviço podem ser ligadas a essa. Não vamos é fazer duas terras independentes e se depois cada uma delas for inferior a 1ohm, pode-se conectar as duas.
Joao
agradco o papo muito interessante:
As tres terras que mencioaste ( Servico, proteccao, Para raios ) eu acrescentaria a "Clear earth " ou seja a terra para as Correntes fracas ( IT, telecomunicacoes , .....)
O projectista pode e deve decidir como opcao de projecto qual as terras que pretende bem como o regime de neutro das suas redes.
Mas alem do forum do projectista eu pesisto e continuo a busca para ver se alguma norma ( Europeia, Americana ou australiana ) trata disto ou seja se aresistencia de terra <= 1 OHM pode interligar .
isto eu busco
obrigado
As tres terras que mencioaste ( Servico, proteccao, Para raios ) eu acrescentaria a "Clear earth " ou seja a terra para as Correntes fracas ( IT, telecomunicacoes , .....)
O projectista pode e deve decidir como opcao de projecto qual as terras que pretende bem como o regime de neutro das suas redes.
Mas alem do forum do projectista eu pesisto e continuo a busca para ver se alguma norma ( Europeia, Americana ou australiana ) trata disto ou seja se aresistencia de terra <= 1 OHM pode interligar .
isto eu busco
obrigado