Tomada eléctrica para bomba de água
-
- Velha Guarda
- Registado: 28 jun 2012, 13:08
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
Tomada eléctrica para bomba de água
Bom dia amigos.
Sou proprietário de um campo de cultivo e ao lado desse campo, na via pública, já passa um traçado de energia eléctrica.
A minha questão é a seguinte; Mais tarde ou mais cedo, vou precisar de energia eléctrica para ligar uma bomba de tirar água.
Bomba essa que não vai lá estar permanentemente,
ou seja, só quando precisar de regar é que a levo para o dito campo, por questões de possíveis vandalismos.
Para esse efeito o único equipamento eléctrico que preciso, é de uma tomada trifásica.
Em questões de viabilidade técnica de pedir ramal / baixada , não vejo problema pela razão que ao início indico.
A minha dúvida é que tipo de serviço de construção civil, mínimo, é necessário para instalar a dita tomada e passar na famosa certificação Certiel.
Muito obrigado a todos desde já.
Sou proprietário de um campo de cultivo e ao lado desse campo, na via pública, já passa um traçado de energia eléctrica.
A minha questão é a seguinte; Mais tarde ou mais cedo, vou precisar de energia eléctrica para ligar uma bomba de tirar água.
Bomba essa que não vai lá estar permanentemente,
ou seja, só quando precisar de regar é que a levo para o dito campo, por questões de possíveis vandalismos.
Para esse efeito o único equipamento eléctrico que preciso, é de uma tomada trifásica.
Em questões de viabilidade técnica de pedir ramal / baixada , não vejo problema pela razão que ao início indico.
A minha dúvida é que tipo de serviço de construção civil, mínimo, é necessário para instalar a dita tomada e passar na famosa certificação Certiel.
Muito obrigado a todos desde já.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: Tomada eléctrica para bomba de água
encontrado na net:
"se for para colocar um contador para uso exclusivo agrícola, não precisa de fazer nenhuma construção, basta colocar um poste com a caixa de chegada e uma caixa própria com um quadro e uma única tomada trifásica com encravamento electromecânico"
Penso que o mesmo acontece com as ligações às roulotes de cachorros quentes que se vê nas estradas.
"se for para colocar um contador para uso exclusivo agrícola, não precisa de fazer nenhuma construção, basta colocar um poste com a caixa de chegada e uma caixa própria com um quadro e uma única tomada trifásica com encravamento electromecânico"
Penso que o mesmo acontece com as ligações às roulotes de cachorros quentes que se vê nas estradas.
-
- Velha Guarda
nelmindo Escreveu:encontrado na net:
Viva
Por caso já tinha visto isso, mas fiquei na dúvida porque lá diz que não é aprovado, devido ao facto do equipamento não poder ser ligado com a porta fechada. ?!
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Eu sou da opinião da construção de um pequeno anexo em alvenaria, ou outra construção pré-fabricada.
Pois essa caixa instalada em poste, exposta ao sol e as intemperies, não vai ser uma solução duradoura.
Eu sou da opinião da construção de um pequeno anexo em alvenaria, ou outra construção pré-fabricada.
Pois essa caixa instalada em poste, exposta ao sol e as intemperies, não vai ser uma solução duradoura.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
Viva
Eu estava mais a pensar num "Muro técnico", não tinha aquele impacto visual de WC no meio do terreno.
Não estou a ver é como lá instalo uma tomada de forma a que seja aprovado.
Um abraço
Eu estava mais a pensar num "Muro técnico", não tinha aquele impacto visual de WC no meio do terreno.
Um abraço
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Cump.
Mário
Uma porta com chaveaureliocoimbra Escreveu:Viva
Um abraço
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
A instalação de um Q.E embutido no muro com IP/IK adequado, é uma excelente ideia, quer do aspeto técnico, quer visual, etc.
Compra um armário, e instala no seu interior um Q.E com as devidas proteções, platine para DCP, e a respetiva tomada.
O contador deve ficar virado para a rua e instalado em caixa propria.
A instalação de um Q.E embutido no muro com IP/IK adequado, é uma excelente ideia, quer do aspeto técnico, quer visual, etc.
Compra um armário, e instala no seu interior um Q.E com as devidas proteções, platine para DCP, e a respetiva tomada.
O contador deve ficar virado para a rua e instalado em caixa propria.
aureliocoimbra Escreveu:Viva
Um abraço
Cpts.
Energy
Energy