Cabos eléctricos submerssos em água

Responder
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Cabos eléctricos submerssos em água

Mensagem por Pimenta »

Bom dia!
Estou a tratar de uma reabilitação de uma instalação que com as xeias esteve submerssa. A instalação eléctrica vai ser toda mudada, mas tenho dúvida em relação aos fios.
A instaçao tem tanto cabos XV como fio H07V-U. Será que há riscos em usar os mesmos, ou por serem de cobre não oxidam? O que acham?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Cabos eléctricos submerssos em água

Mensagem por Mário »

Boas
Pimenta Escreveu:Bom dia!

Estou a tratar de uma reabilitação de uma instalação que com as xeias esteve submerssa. A instalação eléctrica vai ser toda mudada, mas tenho dúvida em relação aos fios.

A instaçao tem tanto cabos XV como fio H07V-U. Será que há riscos em usar os mesmos, ou por serem de cobre não oxidam? O que acham?
Nós temos a certeza que o cobre oxida.
Se a pressão da agua não foi muita, pode dar-se o caso que consigas aproveitar os cabos, mas medindo com o mega e depois fazer um "hi-pot" para a tensão de construção do cabo, ficas com a garantia que não vai dar problemas.
Se houver motores, é desarmar, lavar com agua, estufa, medir, e se estiver bom dar verniz de impregnação, não usar de acabamento.
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Pimenta
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2014, 22:57
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 5 vezes

Mensagem por Pimenta »

Mário Escreveu:Boas
Pimenta Escreveu:Bom dia!

Nós temos a certeza que o cobre oxida.
Se a pressão da agua não foi muita, pode dar-se o caso que consigas aproveitar os cabos, mas medindo com o mega e depois fazer um "hi-pot" para a tensão de construção do cabo, ficas com a garantia que não vai dar problemas.
Se houver motores, é desarmar, lavar com agua, estufa, medir, e se estiver bom dar verniz de impregnação, não usar de acabamento.
A Azul

Cump.
Mário
Sinceramente é um teste que nunca fiz... Os cabos ficaram submersos durante cerca de 1 semana, assim à primeira vista penso que serão para substituir na totalidade... Máquinas já não haviam...
Penso que apenas as caixas de aparelhagem e as tubagens sejam para manter...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

É fábrica, é habitação? onde?

Tens que lavar a tubagem e secá-la

Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”