Quadro Eléctrico - Q.INV./Q.SEG

Responder
coliveira
Curioso
Curioso
Registado: 01 fev 2009, 11:43

Quadro Eléctrico - Q.INV./Q.SEG

Mensagem por coliveira »

Bom Dia,

Num projecto que tenho em mãos tenho o quadro eléctrico inversor e de segurança implementados num único quadro e a partilharem o mesmo compartimento.

Sei que segundo as RTIEB:

"801.2.1.5.3.2.4.2 - O quadro de segurança deve ser instalado num local afecto a serviços eléctricos, que satisfaça às regras indicadas nas secções 801.2.1.4.2.1 a 801.2.1.4.2.3, devendo ficar separado dos quadros da instalação normal, por forma a que um incidente que possa ocorrer num destes quadros não o afecte."

A minha questão é se deva alterar e separar fisicamente estes dois QE's, devendo para o efeito reservar o espaço para o Q Segurança separado dos restantes QE's inclusivé do Q.Inversor.

Aguardo os V/ comentários.

Obrigado!
Cumprimentos,
Carla Oliveira
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Re: Quadro Eléctrico - Q.INV./Q.SEG

Mensagem por amfys »

Um inversor deverá sempre ser instalado num painel independente e exclusivo, mesmo que no mesmo quadro eléctrico.
Portanto será sempre "separado" do Q.Segurança, de uma certa forma, no entanto, dado que me parece que o inversor é exclusivo do Q.Segurança, não vejo o mal de fazer parte deste quadro.

Essa separação indicada nas RTIEBT é vaga. Já questionei a DRE e a Certiel sobre isso e ninguém sabe ser explícito pelo que têm permitido que o Q.Segurança e Q.Entrada no mesmo compartimento, usualmente uma sala de quadros com acesso reservado.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Quadro Eléctrico - Q.INV./Q.SEG

Mensagem por joaoosvaldo »

Se o inversor é exclusivo para o quadro de segurança também não vejo qualquer problema.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”