Ligaçao terra

Responder
tozedossantos1
Curioso
Curioso
Registado: 03 mar 2014, 15:49

Ligaçao terra

Mensagem por tozedossantos1 »

Boas, tenho aqui mais umas duvidas, fico aguardar vossa preciosa ajuda,obrigado.
1- Será que tenho de interromper o condutor de terra na portinhola e cx. de contador ou segue direto da cx. de terra ao Q.E. sem corte algum ?

2- Antes de iniciar esta instalaçao, ja se encontrava o condutor de terra ligado ao elétrodo ate à caixa de terra com fio de 25mm,
depois sai daí com secçao de 16mm, a alimentaçao monofásico ja está igualmente passada desde a cx. de contador ao Q.E. com fio V 10mm.
Será que posso mater tudo tal como está ou tenho de modificar alguma coisa ?

3- Ja medi a resist. da terra e dá-me valores altíssimos com apens 1 elétrodo vai aos 410 ohms e com um segundo elétrodo baixa apenas aos 375ohms,
será que a melhor soluçao é montar elétrodos consecutivos de "x" em "x" metros ate ter um valor aceitável ou ha outra soluçao ou uma dica para que eu possa testar ?

4- Na portinhola tenho que instalar placa de derivaçao + base seccionável Neutro + seccionador unipolar, ou posso prescindir da placa e instalar apenas
a base seccionável Neutro + seccionador unipolar e o ramal depois ligará diretamente a estes ?

5- Pela vossa experiencia, será que me podem informar se posso ter problemas na vistoria se me faltar uma boquilha (40mm) na portinhola e/ou caixa de contador ?
Ja la estava o tubo corrugado de 40mm à face interior mas nao tem boquilha, o que me aconselham a fazer.

6- Ligaçao equipotencial; trata-se de uma pequena casa de ferias onde so ha um banheiro com lavatório e sanita e no 1º piso ai sim existe uma casa de banho completa com poliban.
Ja reconfirmei com o canalizador de que todos os tubos sao em PVC, mesmo assim tenho que deixar fio de terra junto ao esgoto da lavatório + bidé + sanita e por fim poliban mesmo sendo em fibra ?

7- Na janela qual a melhor opçao de ligar a terra ?
Ja pensei em fazer um furo no aro de aluminio e montar um perno M4 oi M5 para depois ligar o fio de terra com terminal de olhal, mas se for para ficar à vista vai ficar um trabalho do catano ! Será que ha outras opçoes melhores ?

8- Estas terras posso juntar todas numa caixa de derivaçao que eu deixoaria na casa de banho e daí vai um fio ao Q.E ??
Será que alguem tem uma dica....

Muito obrigado pela ajuda e ben haja a todos
Inté/Toze
Antonio dos Santos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ligaçao terra

Mensagem por ENERGY »

tozedossantos1 Escreveu:Boas, tenho aqui mais umas duvidas, fico aguardar vossa preciosa ajuda,obrigado.
1- Será que tenho de interromper o condutor de terra na portinhola e cx. de contador ou segue direto da cx. de terra ao Q.E. sem corte algum ?
A portinhola deve ser classe II logo não tem ligação de terra

2- Antes de iniciar esta instalaçao, ja se encontrava o condutor de terra ligado ao elétrodo ate à caixa de terra com fio de 25mm,
depois sai daí com secçao de 16mm, a alimentaçao monofásico ja está igualmente passada desde a cx. de contador ao Q.E. com fio V 10mm.
Pode ficar tudo como descreve, dependendo da potência a contratar, ter atenção às qdt.

3- Ja medi a resist. da terra e dá-me valores altíssimos com apens 1 elétrodo vai aos 410 ohms e com um segundo elétrodo baixa apenas aos 375ohms,
será que a melhor soluçao é montar elétrodos consecutivos de "x" em "x" metros ate ter um valor aceitável ou ha outra soluçao ou uma dica para que eu possa testar ?
Na verdade os valores da terra estão um pouco altos, mas tudo depende dos Ids a instalar, eu colocaria mais uns eletrodos ou chapas cobreadas, para baixar os valores de terra.

4- Na portinhola tenho que instalar placa de derivaçao + base seccionável Neutro + seccionador unipolar, ou posso prescindir da placa e instalar apenas
a base seccionável Neutro + seccionador unipolar e o ramal depois ligará diretamente a estes ?
Na portinhola vai ter a barra de neutros, mais 3 seccionadores

5- Pela vossa experiencia, será que me podem informar se posso ter problemas na vistoria se me faltar uma boquilha (40mm) na portinhola e/ou caixa de contador ?
Ja la estava o tubo corrugado de 40mm à face interior mas nao tem boquilha, o que me aconselham a fazer.
Penso que não vai ser por aí que vai ter problemas com a inspeção, a não ser que o inspetor vá numa de chatear, mas não vai dar origem a chumbo.

6- Ligaçao equipotencial; trata-se de uma pequena casa de ferias onde so ha um banheiro com lavatório e sanita e no 1º piso ai sim existe uma casa de banho completa com poliban.

Ja reconfirmei com o canalizador de que todos os tubos sao em PVC, mesmo assim tenho que deixar fio de terra junto ao esgoto da lavatório + bidé + sanita e por fim poliban mesmo sendo em fibra ?
Neste caso que descreve não necessita de nenhuma ligação equipotencial

7- Na janela qual a melhor opçao de ligar a terra ?
Ja pensei em fazer um furo no aro de aluminio e montar um perno M4 oi M5 para depois ligar o fio de terra com terminal de olhal, mas se for para ficar à vista vai ficar um trabalho do catano ! Será que ha outras opçoes melhores ?
Não necessita de ficar a ligação visivel, ela tem é de estar feita.

8- Estas terras posso juntar todas numa caixa de derivaçao que eu deixoaria na casa de banho e daí vai um fio ao Q.E ?? Sim
Será que alguem tem uma dica....

Muito obrigado pela ajuda e ben haja a todos
Inté/Toze
Cpts.
Energy
tozedossantos1
Curioso
Curioso

antes de mais muito obrigado pelas dicas, so estou com duvida ao ponto 4:

Como se trata de uma instalaçao monofasica , terá de possuir a barra de neutros e 1 seccionador em vez de 3 , certo, deve ser um lapso de manuscrito ?!

Ja agora aproveito para confirmar, quando me fala em barra de neutros, será uma base seccionável Neutro, correto ?

Obrigado e bom fim de semana
Antonio dos Santos
tozedossantos1
Curioso
Curioso

Desculpe mas so agora reparei neste ponto,

Pode ficar tudo como descreve, dependendo da potência a contratar, ter atenção às qdT

Quando me fala para ter atençao nas qdt, será que poderá haver algum problema ?!
A potencia que ira ser instalada é de 3,45Kva, mais tarde possivelmente num média prazo, poderemos optar por uma alteraçao de potencia para os 6,9Kva !!

Obrigado
Antonio dos Santos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
A portinhola tem de ser equipada para receber em trifásico, independentemente se a instalação vai ser mono ou trifásica.
A barra de neutros seccionavél é identica à do tipo que se anexa.
tozedossantos1 Escreveu:antes de mais muito obrigado pelas dicas, so estou com duvida ao ponto 4:

Como se trata de uma instalaçao monofasica , terá de possuir a barra de neutros e 1 seccionador em vez de 3 , certo, deve ser um lapso de manuscrito ?!

Ja agora aproveito para confirmar, quando me fala em barra de neutros, será uma base seccionável Neutro, correto ?

Obrigado e bom fim de semana
Anexos
Portinhola Equipada.jpg
Portinhola Equipada.jpg (23.82 KiB) Visto 1075 vezes
Cpts.
Energy
tozedossantos1
Curioso
Curioso

Boas novamente, entao em resumo, além de ser um ramal monof. tenho de montar na portinhola a base de neutro e por exemplo um LS703 /seccionador fus.tripolar e nao preciso de montar a placa de bornes ?

Obrigado

ps
nao conegui ver o anexo por nao ter permissao, possivelmente por estar registado ha pouco tempo, ou por outra razao qq
mas se me poder enviar para o meu mail privado será otimo, o seu endereço nao será utilizado para enviar mensagens, garantido
aqui vai toze.5@hotmail.com
Antonio dos Santos
Responder

Voltar para “Dúvidas”