Eu tenho um painel(18V) de 130W de potencia e tenho uma bateria(12V) de 100 AMP, para alimentar um gravador e uma camara que em conjunto consomem 2.2 Ah.
Será que, com um painel de 130w e a bateria de 100 AMP vai ser o suficiente para aguentar as 24H(24hx2.2A) todos os dias(365dias) ? ou preciso de juntar mais uma bateria ou aumentar a potencia do painel?
P.s: é um projeto localizado nos Açores
Dimensionamento
- Ricardo6
- Faça a sua apresentação
- Registado: 05 jul 2013, 21:18
Dimensionamento
"Tudo começa com um sonho..
Nunca desista dos seus sonhos, porque os sonhos não morrem
Nós é que matamos os nossos sonhos"
Nunca desista dos seus sonhos, porque os sonhos não morrem
Nós é que matamos os nossos sonhos"
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Dimensionamento
Boas
Cump.
Mário
Junta uma eólica, não tens sol todos os dias, vento pelo menos de noite tens.Ricardo6 Escreveu:Eu tenho um painel(18V) de 130W de potencia e tenho uma bateria(12V) de 100 AMP, para alimentar um gravador e uma camara que em conjunto consomem 2.2 Ah.
Será que, com um painel de 130w e a bateria de 100 AMP vai ser o suficiente para aguentar as 24H(24hx2.2A) todos os dias(365dias) ? ou preciso de juntar mais uma bateria ou aumentar a potencia do painel?
P.s: é um projeto localizado nos Açores
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Dimensionamento
Cuidado com as unidades. Quando se faz confusão, é meio caminho para não perceber conceitos.
Vou assumir que 2,2Ah são na verdade 2,2A de intensidade de corrente, que os seus equipamentos consomem.
Se multiplicar 2,2A por 12V, dá 26,4W (P=UxI).
Em teoria, um painel de 26,4W coloca o sistema a funcionar. O problema é que precisamos de ter o sistema a funcionar em continuo. Logo imaginemos que precisamos de que funcione o dia inteiro. Não temos sol o dia inteiro. Exemplo, se tivermos um dia de 12h, o painel tem que ir para o dobro, por exemplo 52,8W. Fornece durante o dia 26,4W e os outros 26,4W serão guardados em baterias, para serem utilizados mais tarde nas outras 12h.
Aqui deveria falar em energia e não em potencia, mas já está a perceber as ordens de grandeza.
O problema é que não tem um dia de 12h. Aí em São miguel, deve ter uma média diária de 4h de sol... Logo o painel tem que ser grande, é uma questão de contas. Se considerar 3h de sol diário, precisa de um painel de 211,2W...
E isto na melhor das hipoteses, do género carrega e na noite seguinte consome tudo, carrega no dia posterior e assim sucessivamente.
Assim por alto, o precisa de uns 2 a 3 paineis iguais aos que tem e umas 3 a 4 baterias, para fornecer energia nos vários dias de chuva...
http://www.rpc.com.au/information/faq/s ... lator.html
Experimente com a cidade de Camberra (é uma cidade a sul de austrália e com pouco sol)
Vou assumir que 2,2Ah são na verdade 2,2A de intensidade de corrente, que os seus equipamentos consomem.
Se multiplicar 2,2A por 12V, dá 26,4W (P=UxI).
Em teoria, um painel de 26,4W coloca o sistema a funcionar. O problema é que precisamos de ter o sistema a funcionar em continuo. Logo imaginemos que precisamos de que funcione o dia inteiro. Não temos sol o dia inteiro. Exemplo, se tivermos um dia de 12h, o painel tem que ir para o dobro, por exemplo 52,8W. Fornece durante o dia 26,4W e os outros 26,4W serão guardados em baterias, para serem utilizados mais tarde nas outras 12h.
Aqui deveria falar em energia e não em potencia, mas já está a perceber as ordens de grandeza.
O problema é que não tem um dia de 12h. Aí em São miguel, deve ter uma média diária de 4h de sol... Logo o painel tem que ser grande, é uma questão de contas. Se considerar 3h de sol diário, precisa de um painel de 211,2W...
E isto na melhor das hipoteses, do género carrega e na noite seguinte consome tudo, carrega no dia posterior e assim sucessivamente.
Assim por alto, o precisa de uns 2 a 3 paineis iguais aos que tem e umas 3 a 4 baterias, para fornecer energia nos vários dias de chuva...
http://www.rpc.com.au/information/faq/s ... lator.html
Experimente com a cidade de Camberra (é uma cidade a sul de austrália e com pouco sol)