Baixada dúvida

tiagooliveira20
Curioso
Curioso
Registado: 19 nov 2013, 00:58
Been thanked: 1 time

Re: Baixada dúvida

Mensagem por tiagooliveira20 »

Hoje tive novidades, o electricista que me foi chumbar os quadros tinha ficado de falar com um amigo que faz baixadas para ver se me conseguiam baixar o orçamento e então andaram a ver o que se passava para me estarem a pedir tanto dinheiro.

Ora então naquela rua o cabo que lá existe é de 10mm e pelos vistos eles querem mudar para cabo de 30mm(??) (acho que foram estas medidas que ele me disse). Agora a grande palhaçada no meio disto tudo é que eu estou a pedir uma baixada para o meio dessa rua mas eles querem que eu pague o cabo desde a ponta da rua até ao último poste da rua, ou seja eu é que tenho que pagar pela mudança do cabo todo da rua quando eu estou a meio dela!!

Isto é legal? É usual?

Agora eu ando é a estudar outra maneira de dar a volta a isto, mas preciso que quem percebe do assunto me dê aqui uma ajuda em preços e um pequeno esclarecimento. Se eu meter a portinhola numa parede apenas e depois o quadro a uma distância de 100mts qual é o cabo que eles me obrigam a usar até ao quadro? Qual o preço desse cabo?
E se eu meter o quadro logo encostado à portinhola, posso por para dentro do terreno um cabo mais fino, qual a espessura que me aconselham e qual o preço?

Pergunto isto porque tenho hipótese de fazer a baixada noutra rua que bate com uma parte do terreno, mas aí é na parte da frente de uma casa que não é minha e queria ver quanto gastava em cabos! É que como a casa não é minha se o cabo que eles obrigam desde a portinhola até ao quadro não fosse muito mais caro que o outro, fazia uma caixa só no muro da casa, já se o cabo for muito mais caro pedia ao dono da casa para ver se dava para fazer uma casita na parte da frente da casa para lá levar tudo!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Pode fazer o que está a pensar, mas para a distância que fala (100mts) e uma potência de 20.7Kvas, a secção do cabo deve andar na casa dos 50mm, logo cabo entubado+caixas de passagem+trabalhos de construção civil+caixas de transição de cabo, numca será menos de 2.000€
tiagooliveira20 Escreveu:Hoje tive novidades, o electricista que me foi chumbar os quadros tinha ficado de falar com um amigo que faz baixadas para ver se me conseguiam baixar o orçamento e então andaram a ver o que se passava para me estarem a pedir tanto dinheiro.

Ora então naquela rua o cabo que lá existe é de 10mm e pelos vistos eles querem mudar para cabo de 30mm(??) (acho que foram estas medidas que ele me disse). Agora a grande palhaçada no meio disto tudo é que eu estou a pedir uma baixada para o meio dessa rua mas eles querem que eu pague o cabo desde a ponta da rua até ao último poste da rua, ou seja eu é que tenho que pagar pela mudança do cabo todo da rua quando eu estou a meio dela!!

Isto é legal? É usual?

Agora eu ando é a estudar outra maneira de dar a volta a isto, mas preciso que quem percebe do assunto me dê aqui uma ajuda em preços e um pequeno esclarecimento. Se eu meter a portinhola numa parede apenas e depois o quadro a uma distância de 100mts qual é o cabo que eles me obrigam a usar até ao quadro? Qual o preço desse cabo?
E se eu meter o quadro logo encostado à portinhola, posso por para dentro do terreno um cabo mais fino, qual a espessura que me aconselham e qual o preço?

Pergunto isto porque tenho hipótese de fazer a baixada noutra rua que bate com uma parte do terreno, mas aí é na parte da frente de uma casa que não é minha e queria ver quanto gastava em cabos! É que como a casa não é minha se o cabo que eles obrigam desde a portinhola até ao quadro não fosse muito mais caro que o outro, fazia uma caixa só no muro da casa, já se o cabo for muito mais caro pedia ao dono da casa para ver se dava para fazer uma casita na parte da frente da casa para lá levar tudo!!
Cpts.
Energy
tiagooliveira20
Curioso
Curioso

Obrigado pela resposta, existe algum local onde eu possa ver quais as medidas do cabo exigido dependendo da distância?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

O electricista que está a fazer o serviço é que tem que dizer o que é necessário.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se fizer por aqui no forum algumas pesquisas, vai encontrar muita coisa sobre o assunto:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... o+contador
Cpts.
Energy
tiagooliveira20
Curioso
Curioso

Sim, já andei a pesquisar e encontrei algumas informações e até um site onde explica as contas e tem a distância máxima de cada cabo.. Entretanto já vi que são cerca de 80mts e não 100 até ao local, o que segundo a tal tabela dá cabo de 35mm. Agora só não sei é os preços do cabo!!

Eu amanhã tenho que lá chamar novamente o electricista e esclarecer algumas dúvidas, mas um esclarecimento assim muito rápido, eles não aprovariam um quadro num local que é tipo um pátio coberto? Tem parede de 2 lados, dos outros 2 é aberto e é telhado! É que se aprovassem eu colocando o quadro necessitaria de menos de 50mts de cabo, o que já poderia andar ali perto do cabo de 16mm ou no máximo 25mm!

Outra dúvida, e esta o electricista hoje já não me soube responder, disse que se tinha que informar melhor, mas fazendo uma casa só para isto (portinhola, contador e quadro) quais são as dimensões mínimas obrigatórias? Principalmente a altura?

Obrigado
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

É ver a DMA da EDP
Anexos
DRE-C11-040N.pdf
(4.69 MiB) Transferido 433 vezes
tiagooliveira20
Curioso
Curioso

Não consigo ver anexos, não dá para meter isso de outra maneira? Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
A portinhola e o contador podem e devem ficar virados para a via publica.
A casa para alojar o Q.E.Geral penso que deverá ter as medidas minimas interiores de 1mtx1mtx2mt altura.
No entanto esta solução pode apresentar alguma redução de custos, mas tem um grande inconveniente, que é o DCP da EDP ficar instalado junto do Q.E.Geral, no Inverno se este dispara durante a noite, com chuva e frio, obriga a que uma pessoa saia à rua para o ligar, etc.

tiagooliveira20 Escreveu:Sim, já andei a pesquisar e encontrei algumas informações e até um site onde explica as contas e tem a distância máxima de cada cabo.. Entretanto já vi que são cerca de 80mts e não 100 até ao local, o que segundo a tal tabela dá cabo de 35mm. Agora só não sei é os preços do cabo!!

Eu amanhã tenho que lá chamar novamente o electricista e esclarecer algumas dúvidas, mas um esclarecimento assim muito rápido, eles não aprovariam um quadro num local que é tipo um pátio coberto? Tem parede de 2 lados, dos outros 2 é aberto e é telhado! É que se aprovassem eu colocando o quadro necessitaria de menos de 50mts de cabo, o que já poderia andar ali perto do cabo de 16mm ou no máximo 25mm!

Outra dúvida, e esta o electricista hoje já não me soube responder, disse que se tinha que informar melhor, mas fazendo uma casa só para isto (portinhola, contador e quadro) quais são as dimensões mínimas obrigatórias? Principalmente a altura?

Obrigado
Cpts.
Energy
tiagooliveira20
Curioso
Curioso

ENERGY Escreveu:Boas
A portinhola e o contador podem e devem ficar virados para a via publica.
A casa para alojar o Q.E.Geral penso que deverá ter as medidas minimas interiores de 1mtx1mtx2mt altura.
No entanto esta solução pode apresentar alguma redução de custos, mas tem um grande inconveniente, que é o DCP da EDP ficar instalado junto do Q.E.Geral, no Inverno se este dispara durante a noite, com chuva e frio, obriga a que uma pessoa saia à rua para o ligar, etc.

tiagooliveira20 Escreveu:Sim, já andei a pesquisar e encontrei algumas informações e até um site onde explica as contas e tem a distância máxima de cada cabo.. Entretanto já vi que são cerca de 80mts e não 100 até ao local, o que segundo a tal tabela dá cabo de 35mm. Agora só não sei é os preços do cabo!!

Obrigado
Pois mas eu como se trata de uma instalação agrícola não me afectava essa questão, claro que se fosse uma casa seria diferente!

Mas os 2 metros é que já torna complicado, não me apetecia muito pedir para fazer uma casa com 2 metros de altura no jardim da frente da casa de um familiar, se desse para fazer tipo aquelas casas das botijas de gás pequenas, que desse para ficar por trás do muro onde levava o contador seria o ideal porque nem se via de fora da casa, agora assim!

Estou lixado, está complicado de arranjar uma solução para poupar algum dinheiro, nunca pensei que isto da Edp me fosse dar tantas dores de cabeça!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

[*]Tiago,

Consulte a DMA da EDP:

"Ligação de Clientes Baixa Tensão - EDPDIT-C14-100N"

Lá verá que não é obrigatório fazer o quer que seja em termos de casinhotos para por a portinhola e contador...
Basta fazer um murete que permita albergar as caixas á altura regulamentar mínima, e assunto resolvido.
Learning is the goal!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
O problema do autor do topico, não se prende propriamente com a portinhola e contador, mas sim numa situação mais especifica, que para poupar alguns euros quer instalar o Q.G junto da portinhola, mas não lhe dá jeito construir algo regulamentar para albergar o Q.G.
Talvez instalar um armário de passeio, que albergue o Q.Geral e limitador da EDP, este armário ficaria instalado no interior da propriedade, logo nas costas da portinhola e do contador, penso que não existem problemas em termos regulamentares.

gemini Escreveu:[*]Tiago,

Consulte a DMA da EDP:

Lá verá que não é obrigatório fazer o quer que seja em termos de casinhotos para por a portinhola e contador...
Basta fazer um murete que permita albergar as caixas á altura regulamentar mínima, e assunto resolvido.
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
O problema do autor do topico,r

Consulte a DMA da EDP:
Se ele tem um electricista a tratar do assunto e não consegue resolver a questão, o melhor é arranjar outro.

O contador e a portinhola têm que ficar no terreno dele.
A "casota" pode ficar onde queira dentro do seu terreno.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

O que eu fazia era: Pedia certificação da instalação para 20,7 kVA e depois pedia potência de 10,35 kVA (que eles terão de fornecer), depois quando eles fizessem a mudança do cabo, pedia aumento de potência para os 20,7 kVA.
tiagooliveira20
Curioso
Curioso

projclvm Escreveu:O que eu fazia era: Pedia certificação da instalação para 20,7 kVA e depois pedia potência de 10,35 kVA (que eles terão de fornecer), depois quando eles fizessem a mudança do cabo, pedia aumento de potência para os 20,7 kVA.
O problema é que eles não me autorizam a fazer a baixada sem alterar os cabos de uso partilhado na rua toda porque segundo eles não aguenta os 20,7Kva, logo não posso pedir certificação para 20,7Kva sem pagar a alteração dos cabos!
Mário Escreveu:Boas
O problema do autor do topico,r

Consulte a DMA da EDP:
Se ele tem um electricista a tratar do assunto e não consegue resolver a questão, o melhor é arranjar outro.

O contador e a portinhola têm que ficar no terreno dele.
A "casota" pode ficar onde queira dentro do seu terreno.

Cump.
Mário
O problema do meu electricista é que é muito lento, ficou de se informar de qual o tamanho mínimo da casota para colocar o Q.E. e mesmo insistindo ele não me dá uma resposta!

Fazendo a tal alteração que estava a ponderar, a portinhola e contador ficariam no muro da casa ao lado do que já lá está da casa, a minha ideia era fazer a casota logo por trás desse muro, só não queria fazer nada com 2mts de altura, o ideal era fazer com a mesma altura do muro em que estão os outros equipamentos pois assim ficaria tapado por esse muro!!
O problema do autor do topico, não se prende propriamente com a portinhola e contador, mas sim numa situação mais especifica, que para poupar alguns euros quer instalar o Q.G junto da portinhola, mas não lhe dá jeito construir algo regulamentar para albergar o Q.G.
Talvez instalar um armário de passeio, que albergue o Q.Geral e limitador da EDP, este armário ficaria instalado no interior da propriedade, logo nas costas da portinhola e do contador, penso que não existem problemas em termos regulamentares.

Eu tenho procurado pelos regulamentos e em relação ao Q.G. apenas referem que deve estar num local de fácil acesso, ora uma "casa" com 1 metro de altura é de fácil acesso no meu entender, com uma porta para ficar bem protegido acho que deve ser legal. Ou então o armário como estás a dizer, isto se o armário é o que estou a pensar!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”