qual cabo utilizar?
-
- Curioso
- Registado: 21 jan 2008, 23:29
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 2 times
qual cabo utilizar?
ola atodos
tenho uma duvida em cima do tecto falso de pladur da caixa de derivação ao primeiro projector que tipo de cabo devo usar para nao ter chatices com a certiel..
tenho uma duvida em cima do tecto falso de pladur da caixa de derivação ao primeiro projector que tipo de cabo devo usar para nao ter chatices com a certiel..
Re: qual cabo utilizar?
Olá
FVV-3G1,5 ..... ou outro entubado
"... até ao primeiro projector..." --Atenção! Cuidado com os "repiques"
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Curioso
- Registado: 21 jan 2008, 23:29
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 2 times
rafa2045 Escreveu:Olá
Cumprimentos
Cuidado com os "repiques" porque????
queria utilizar vv 3x1.5 creme entubado sim mas vai ficar ai uns 50 cm a vista desde o tecto até onde se encontra o projector
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, podes usar VV 3x1.5mm na boa.skelt Escreveu:rafa2045 Escreveu:Olá
Cumprimentos
Cuidado com os "repiques" porque????
queria utilizar vv 3x1.5 creme entubado sim mas vai ficar ai uns 50 cm a vista desde o tecto até onde se encontra o projector
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Aconselha-se um cabo do flexivel pode ser FVV como dise o "rafa2045" e sim tem
atenção que só podes fazer repiques nas luminárias venham equipadas com os
ligadores que permitam fazer este tipo de ligação.
atenção que só podes fazer repiques nas luminárias venham equipadas com os
ligadores que permitam fazer este tipo de ligação.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 79 times
De acordo quanto ao FVV, mas parece-me não haver nada que proíba a utilização de ligador que permita a (repicagem) continuação do circuito e ao mesmo tempo a ligação do aparelho de iluminação, de modo a permitir a retirada deste sem colocar fora de serviço os restantes.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, antes de escreverem pensem primeiro e escrevam depois, mas porque razão andam a falar na repicagem de iluminárias etc. quando a duvida do topico não era essa, que eu saiba e duvida do topico é:
skelt escreveu:
"ola atodos
tenho uma duvida em cima do tecto falso de pladur da caixa de derivação ao primeiro projector que tipo de cabo devo usar para nao ter chatices com a certiel.."
skelt escreveu:
"Cuidado com os "repiques" porque????
queria utilizar vv 3x1.5 creme entubado sim mas vai ficar ai uns 50 cm a vista desde o tecto até onde se encontra o projector"
portanto a derivação é no tecto e não nos projectores!!!
p.s não arranjem problemas onde eles não existem!!!
skelt escreveu:
"ola atodos
tenho uma duvida em cima do tecto falso de pladur da caixa de derivação ao primeiro projector que tipo de cabo devo usar para nao ter chatices com a certiel.."
skelt escreveu:
queria utilizar vv 3x1.5 creme entubado sim mas vai ficar ai uns 50 cm a vista desde o tecto até onde se encontra o projector"

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
boas caros colegas
em relação ao cabo nos tectos falsos ,o cabo não deve ser propagador de chama.
um abraço cmdsej
em relação ao cabo nos tectos falsos ,o cabo não deve ser propagador de chama.
um abraço cmdsej
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 79 times
Não há dúvida que questões postas nestes termos só podem dar confusão porque o texto não especifica nada, para além de que não querer "chatices com a CERTIEL".skelt Escreveu:ola atodos
Diz que tem uma dúvida em cima do tecto falso, mas não diz onde está a caixa de derivação nem o projector e só mais tarde é que aparece a dizer que o cabo tem de andar à vista, -e porque não embebido?-, e de que tipo de instalação se trata? qual é a classificação do local?
Ao colocarem dúvidas, -já não sou o primeiro a falar nisto-, deviam detalhar a questão de modo a ser entendível e não deixar terreno a divagações.
Mais um para a confusão
Ora bem, cabos flexíveis SEMPRE com ponteiras apenas não utilizadas quando se utilizam ligadores para cabos flexíveis.
Agora tb fiquei com as minas duvidas nas referidas repicagens
1º É possível efectuar repicagens sem a colocação de caixas de distribuição para o efeito sobe o tecto ?
2º Se for possível repicar nas armaduras quando os ligadores são adequados, mesmo com simples saídas tipo barra de junção, será possível repicar utilizando ponteiras duplas ?
Abraços

Ora bem, cabos flexíveis SEMPRE com ponteiras apenas não utilizadas quando se utilizam ligadores para cabos flexíveis.
Agora tb fiquei com as minas duvidas nas referidas repicagens

1º É possível efectuar repicagens sem a colocação de caixas de distribuição para o efeito sobe o tecto ?
2º Se for possível repicar nas armaduras quando os ligadores são adequados, mesmo com simples saídas tipo barra de junção, será possível repicar utilizando ponteiras duplas ?
Abraços
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
H07VV-U
H1XV-U
H05VV-F
e claro , secção adquada à iluminária em causa. Ter atenção às potências das lâmpadas, nomeadamente as de baixa tensão, onde as correntes para a mesma potência, são maiores (P = U x I).
H1XV-U
H05VV-F
e claro , secção adquada à iluminária em causa. Ter atenção às potências das lâmpadas, nomeadamente as de baixa tensão, onde as correntes para a mesma potência, são maiores (P = U x I).
Olá
Pensava que tinhamos que utilizar obrigatoriamente cabo FVV para ligação dos projectores no tecto falso e utilizar ligadores da WAGO flexiveis na caixa de derivação e para a repicagem para os outros luminarias.
Agora dizem que se pode utilizar cabo VV creme, não percebo??
Pensava que tinhamos que utilizar obrigatoriamente cabo FVV para ligação dos projectores no tecto falso e utilizar ligadores da WAGO flexiveis na caixa de derivação e para a repicagem para os outros luminarias.
Agora dizem que se pode utilizar cabo VV creme, não percebo??
Varejo Escreveu:Boas, antes de escreverem pensem primeiro e escrevam depois, mas porque razão andam a falar na repicagem de iluminárias etc. quando a duvida do topico não era essa, que eu saiba e duvida do topico é:
skelt escreveu:
"ola atodos
skelt escreveu:
Podes utilizar cabo do tipo FVV ou VV, entre outros
No entanto, foi-te aconselhado o FVV por ser mais maleável e fácil de trabalhar na ligação aos projectores.
[[[]]]
No entanto, foi-te aconselhado o FVV por ser mais maleável e fácil de trabalhar na ligação aos projectores.
[[[]]]
mas então se utilizar cabo FVV tenho que utilizar ligadores flexiveis nas caixas de derivação.
no entando, ja vi electricista a passar 1 cabo VV creme da caixa de derivação da parede até ao primeiro projectores e depois fazerem repicagem com cabo FVV.
E que isto não esta escrito no novo regulamento nem no antigo!!
O que acham??
no entando, ja vi electricista a passar 1 cabo VV creme da caixa de derivação da parede até ao primeiro projectores e depois fazerem repicagem com cabo FVV.
E que isto não esta escrito no novo regulamento nem no antigo!!
O que acham??