Duvida - Projecto Electrico Abastecimento de energia 3 bares

gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Duvida - Projecto Electrico Abastecimento de energia 3 bares

Mensagem por gemini »

Boas.

E desta vez é que é.Terei de fazer o meu primeiríssimo projecto eléctrico, o que até nem é nada complicado á partida, suponho eu...

É apenas o seguinte:

numa zona balnear, está a ser pedido a rede de iluminação publica + rede eléctrica até á entrada da praia (rede aérea). Daí para a frente, é necessário abastecer de energia os 3 apoios de praia (bares) que irão surgir, assim como umas instalações sanitárias (esta só requer iluminação).

Tratando-se de uma chegada por rede aérea, não sei bem como fazer o projecto eléctrico para abastecer os apoios de praia...o que eu pretendia era que não ficassem postes colocados nas dunas, e aproveitar os passadiços de madeira para lá fixar os cabos de energia, seja artavés de tubagem PVC ou calha técnica...

Mas portanto, na minha óptica processava-se da seguinte maneira:
No fim da linha de IP e rede eléctrica, fazer um armário de distribuição EDP (não sei se é possível, pois este ficaria junto à praia) e a partir deste armário levar a energia aos 3 apoios de praia e às instalações sanitárias. Agora, o ideal seriam existir 3 contadores (1 por apoio) localizados dentro dos bares, isto para não ser necessário construir um murete para albergar os 3 contadores e as 3 portinholas (se é que estas são necessárias). Então, bastaria um projecto onde se indicasse o armário de distribuição e o traçado dos cabos até ao quadro eléctrico dos bares, certo? Como prevejo que os apoios de praia só necessitem de alimentar uma arca de gelados, 1 ou 2 frigorificos, 1 maquina de café, 1 microondas, torradeira, além de outras coisas menores (radio, tv, registadora) julgo que 4,6 kVA serão suficientes.
Os cabos de alimentação podem ser então do tipo LVAV 0,6/1 kV de 4x16mm^2 ? Ou será melhor LXS 4x16?? é pra ficar embebidos em tubos, junto ao mar...não são enterrados...

O que têm a dizer? eu vou postando aqui mais coisas, mas pra já vai só isto..
é dinâmico :wink:
Learning is the goal!!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: Duvida - Projecto Electrico Abastecimento de energia 3 bares

Mensagem por ohmico »

Será que seria má ideia começar por pegar nas RTIEBT e explorar o que por lá se diz, em vez de tentar que alguém faça isso por si?

Como pode ao mesmo tempo que demonstra tanta preguiça, para não lhe chamar outra coisa, estar:

Disponível para assinar Alvará para empresa da área de electricidade - Zona Centro
Realização de projectos ITED - análise e verificação - colaboração com colegas e empresas

Que confiança pode dar um alvará cujo responsável tem a falta de experiência que demonstra?

Será este o caminho que nos aproxima da Europa?
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Caro óhmico, não me custa dar-lhe razão !!

Mas não pretendo que ninguém faça o trabalho por mim!!

A falta de experiência já a assumi por diversas vezes, e não tenho quaisquer problemas em a assumir quantas vezes sejam necessárias! a humildade é assim...e a experiência só advêm de trabalho duro e largos anos passados! Eu não tenho essa experiência! Mas falamos de experiência nestes domínios de projectista....não invalida que eu possua experiência noutros campos, certo? :wink:

O objectivo de um fórum é poder partilhar experiências, dúvidas, opiniões...enfim... e se infelizmente não aprendi o que devia na universidade ( sim, sou licenciado com curso de 5 anos acreditado directamente para a OE e nunca escondi que o que lá aprendi POUCO OU NADA me serve para o mundo de trabalho! e como eu, muitos colegas dizem mal da instituição,tanto mais que só estou á espera de abrir um curso técnico de electricista para o poder frequentar e realmente aprender o que se faz no terreno) procuro buscar a informação que me falta através destes canais da Internet, essa maravilha dos dias de hoje! Contudo, não sou um Engº Sócrates, daqueles que nunca exerceram! apenas e só estou a exercer numa nova função..

Manda-me ler as RTIEBT. Eu li,leio e continuarei a ler, mas como já referi a pouca experiência, busco aqui informações sobre o que realmente/normalmente se usa no terreno!! Não procuro quem faça o trabalho por mim, até porque sempre fiz e farei o meu próprio trabalho, para que os erros que eu cometer sejam da minha responsabilidade e assim aprenda com eles! Tenho aqui as RTIEBT á frente, mas tenho dúvidas! Somente isso.

Conto ir aprendendo muito com o passar do tempo,mas estou no inicio...
Learning is the goal!!
yoda
Curioso
Curioso
Registado: 02 out 2007, 18:19

Mensagem por yoda »

Não me querendo meter na discussão, penso que um pouco de apoio aos colegas mais novos não faz mal nenhum. Quem não quer responder, penso que também não se tem de criticar tanto desta maneira.
Quanto ao assinar alvará, fazes bem, até porque pelo que tenho visto as pessoas da nossa área assinam alvará quase não fazem nada, as empresas agradecem e se formos profissionais, aprendemos muito com isso, porque temos a oportunidade de ir às obras (ao terreno) ver as dificuldades dos electricistas e assim crescermos como projectistas.

Quanto ao projecto propriamente dito, não sei ao certo isso, teria que ver nas RTIEBT, mas tens que ter cuidado com a classificação, porque é um ambiente com muita salinidade e isso deve implicar na escolha dos materiais.

Cumprimentos
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

yoda Escreveu:...
Quanto ao projecto propriamente dito, não sei ao certo isso, teria que ver nas RTIEBT, mas tens que ter cuidado com a classificação, porque é um ambiente com muita salinidade e isso deve implicar na escolha dos materiais.
Cumprimentos
Obrigado pela ajuda.
A questão dos materiais devido ao facto de ser zona mar foi logo o meu primeiro ponto de ordem :wink:

sei que não será complicado, mas procuro fazer tudo bem :)
Learning is the goal!!
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 fev 2008, 20:46

Mensagem por Checkmat »

Boas

Em relação á discução só digo isto "Ninguém nasce ensinado....", logo, estamos aqui para ajudar e ser ajudados, e esse tipo de bocas não é nada saudável para o fórum penso eu......

Em relação á questão essencial do post, parece ser um projecto interessante. As tuas ideias quanto a mim parecem bem:
-Em relação ao armário de distribuição com as protecções para os 3 bares devem ser necessárias, agora tens de ver qual o melhor sitio para o colocar (falas com o distribuidor de energia desse local para saberes o tipo de portinholas);
-A alimentação é trifásica ou monofásica? Deve ser monofásica digo eu!
-Terás de ter especial atenção para a colocação das terras, visto ser um terreno areoso...
-Dizes que os tubos não vão ficar enterrados? Estranho, então como vão?

Um abraço
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Checkmat Escreveu:...
Em relação á questão essencial do post, parece ser um projecto interessante. As tuas ideias quanto a mim parecem bem:
-Em relação ao armário de distribuição com as protecções para os 3 bares devem ser necessárias, agora tens de ver qual o melhor sitio para o colocar (falas com o distribuidor de energia desse local para saberes o tipo de portinholas);
-A alimentação é trifásica ou monofásica? Deve ser monofásica digo eu!
-Terás de ter especial atenção para a colocação das terras, visto ser um terreno areoso...
-Dizes que os tubos não vão ficar enterrados? Estranho, então como vão?

Um abraço
Em principio vai ser construido uns passadiços em madeira, sobreelevados, dos normais nas praias. A minha ideia é passar os cabos em tubo ou calhas ao longo do passadiço, por baixo deste. Já coloquei a questão á EDP mas disseram que é com a CERTIEL (lógico...)
Learning is the goal!!
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Olá

Eu acho que devias fazer o pedido de energia eléctrica a EDP dirá como quer se calhar nao?

Se calhar 3 ramais aéreos não?

Um abraço
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Boas,

Não é a 1ª vez que o nosso amigo "ohmico" passa um raspanete ao pessoal, não
digo que não tenha razão em escrever aquilo que pensa até porque já demonstrou
que tens bons conhecimentos na área.

Compreendo a sua revolta com certas situações que aqui aparecem, mas eu pergunto-lhe
porque foi criado o fórum?

Se calhar foi precisamente para pessoas com menos experiência trocar ideias com pessoas
mais experientes, porque se fossemos todos entendidos o fórum estava ás moscas.

Sobre este assunto a minha opinião é a seguinte, porque não levas o ramal aéreo pelos
postes até uma zona segura, (ainda longe da água) ai fazes uma baixada para um armário
de distribuição e a partir do armário levas uma alimentação enterrada para cada fracção.

Talvez tenhas mesmo de criar um murete técnico para cada bar, é que para além da rede
eléctrica tens também os telefones e a água.

Em relação á potência, faz melhor a avaliação das cargas porque os 4,6 kVA que mencionaste
não chega de certeza, só a máquina de café pode consumir isso, a torradeira 2kVA, o microondas
outro tanto, para não falar na máquina de lavar loiça.

Tens de saber também se o equipamento é trifásico ou monofásico para saber o que deves
contratar.

Procura saber se já existem outros espaços semelhantes na zona e como foi feito o ramal.

É difícil estar a opinar quando não se está na posse das plantas!
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
rafa2045
Curioso
Curioso
Registado: 19 fev 2008, 17:28

Mensagem por rafa2045 »

Olá

A consulta á EDP é essencial para saberes aonde vais buscar a alimentação. Um pedido prévio de viabilidade para a potência que pretendes talvez seja uma boa ideia...e uma visita para esclarecimentos se achares necessário.

Tubos nos passadiços? Não me parece nada bem! É enterrado e entubado, ou aéreo.
(aéreo na praia não é lá muito estético, digo eu 8) )

As potências: Segue os conselhos do Amoreira. Não é nada bom fazer estimativas erradas, principalmente se "curtas"! CUIDADO!!!

As terras: muita atenção.... pode ser muitooo dificil obter valores rezoáveis. Tem isso em consideração.

Monofásica ou trifásico? No caso das cafés\esplanadas eu alimentava a trifásico.
Se fôr balneário, arrumos, ou outro local de baixo consumo alimentava a monofásico.
Sem mais qualquer tipo de consideração....

Os materiais: em ambientes corrosivos os materiais expostos terão que ter caracteristicas adequadas. Os materiais metálicos expostos a este ambiente são particularmente sensiveis.

A voltinha pela zona, por locais semelhantes, para fazer um reconhecimento irá decerto contribuir para dissipares algumas duvidas....

Cumprimentos
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Obrigado a todos pelas considerações.

Realmente o objectivo de levar os cabos através dos passadiços é evitar ter postes implantados em cordão dunar, quer por questão estética, quer por uma questão de não colocar mais pressão sobre as dunas que já se encontram muito debilitadas.
Eu tinha pensado em fazer 3 baixadas aéreas realmente, mas vou ver se consigo evitar isso. O facto de não irem enterrados é a mesma coisa: evitar andar com máquinas sobre as dunas e andar a abrir valas nas mesmas...

O murete técnico em principio será mesmo a melhor opção, uma vez que já falei acerca das águas aqui aos meus superiores, que tem de haver ramal de água e contadores também né...

A questão das terras realmente não deve ser fácil conseguir bons valores neste tipo de solo, vamos ver...

Quanto ás potências a alimentar....bem...aquilo foi uma estimativa minha quanto aos equipamentos previstos para as dimensões do bar (NOTA: os bares são denominados apoios de praia por serem pequenos, tipo só banca pra vender gelados, café e pouco mais..) mas vou rever os dados, pois se calhar trifásico seia melhor.
Já andei a ver na zona casos semelhantes mas ainda sem atenção "à séria", vou pesquisar..
Learning is the goal!!
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Olá

Para as terras mete um diferencial de 30 mA a terra deves ser fácil de conseguir
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Para o eléctrodo de terra é simples, executa-o em terra e leva o condutor de protecção juntamente, isto é do mesmo modo, com o ramal da alimentação.

Resistividade da areia argilosa 50 a 500 Ohm/m
Resistividade da areia silicosa 200 a 3000 Hom/m
Segundo as RTIEBT.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Para 25V/R =0,03 A Logo R=800 Ohms o que não vede ser dificil obter
cmdsej
Curioso
Curioso
Registado: 16 mar 2008, 13:47

Mensagem por cmdsej »

boas
porque não executar os ramais subterraneos com tubo polietileno e com cabo vav.
um abraço cmdsej
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”