Sistema de iluminação horario

Responder
jorge1976
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 dez 2007, 12:26

Sistema de iluminação horario

Mensagem por jorge1976 »

Boas,
Pretendo fazer uma alteração nos circuitos de iluminação, de forma a que os mesmos liguem e desliguem à hora que eu pretendo. Até aqui nada de muito complicado, bastando para tal, colocar um relogio que comande o ligar e o desligar das luzes. Mas o que eu pretendo é muito mais do que isso, o que pretendo, é que a iluminação ligue a uma determinada hora, mas apenas se for accionado um comando (botão de pressão), mas que a uma hora previamente estipulada, a luz se desligue caso esteja ligada. Mas pretendo algo mais, pretendo que após essa hora (hora em que a iluminação se desliga caso esteja ligada), no caso de se encontrar alguem no local, poder accionar o mesmo comando (botão de pressão), e ligar os circuitos de iluminação novamente por um pequeno periodo de tempo.
Como tenho 2 diferenciais que comandam varios circuitos de iluminação, pensei em colocar os seguintes equipamentos:
- Contactores (1 por cada diferencial), Interruptor horario (para controlar a hora de ligar e de desligar), Relé temporizador (para após o desligar e no caso de poder estar mais um pouco no local, da ordem para que a iluminção se ligue por um curto periodo de tempo), Telerruptor (para fazer o comando da iluminação, de forma a que no caso de não estar ninguem no local, à hora de ligar a iluminação a mesma não se ligue sem que seja accionado o botão de pressão) e 1 botão de pressão, para comandar o sistema.

Poderei com estes equipamentos fazer o que pretendo?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Re: Sistema de iluminação horario

Mensagem por amoreira »

E se em vês dos botões de pressão colocares sensores de movimento,
não fica um sistema mais simples?

Por exemplo das 9:00 ás 20:00 seria comandado pelo interruptor,
fora esse período seria comandado pelos sensores.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
jorge1976
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 dez 2007, 12:26

Re: Sistema de iluminação horario

Mensagem por jorge1976 »

Resolvi o problema com 2 botoneiras e 1 telerruptor de impulsos)
1 botoneira de "on" e 1 de "off", sendo que a partir das 8 horas posso carregar na de "on" que o sistema ficado ligado até carregar na de "off" ou até às 21 horas. A partir das 21 horas, assim que carrego na botoneira de "on" o sistema fica ligado por 1 hora (o tempo indicado pelo telerruptor).
Foi um sistema simples.
Responder

Voltar para “Dúvidas”