Neutro em Geradores
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 3 vezes
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Neutro em Geradores
Boas
Sim, desde que estejam ligados em estrela.
Cump.
Mário
Sim, desde que estejam ligados em estrela.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Mário
- Team Apoio
Quando as fases estão desequilibradas porque o consumo o é, o ponto neutro ajuda a estabilizar, também se necessitas do neutro é do ponto estrela que sai.
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
Sim, eu sei: é o chamado neutro artificial, certo? Julgo que, basicamente, ao colocar-se o ponto comum ligado directamente à terra é como se se fizesse um reforço de neutro (garante-se mas depressa o potencial zero volt).Mário Escreveu:Quando as fases estão desequilibradas porque o consumo o é, o ponto neutro ajuda a estabilizar, também se necessitas do neutro é do ponto estrela que sai.
Cump.
Mário
A minha dúvida, prende-se com um problema ocorreu com uma determinada empresa que, ao arrancar uma obra nova, a instalação de iluminação foi toda à vida por causa do neutro. Até pode ser que o electricista se tenha esquecido de ligar a linha de neutro do cabo no gerador, mas eu fiquei com a ideia que o problema foi o facto de não se ter ligado o neutro à terra. O meu pensamento faz sentido?
Outra coisa: há algum alternados em que os enrolamentos não estejam em estrela?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Eu concordo com a ideia de que o fez queimar a iluminação foi o facto de não ter o neutro ligado à terra. Penso que ao não ligar, acaba por ficar flutuante e varia o seu potencial, em relação à terra, mediante as cargas que estão distribuídas pelas fases.
Electro 99 Escreveu:Sim, eu sei: é o chamado neutro artificial, certo? Julgo que, basicamente, ao colocar-se o ponto comum ligado directamente à terra é como se se fizesse um reforço de neutro (garante-se mas depressa o potencial zero volt).Mário Escreveu:Quando as fases estão desequilibradas porque o consumo o é, o ponto neutro ajuda a estabilizar, também se necessitas do neutro é do ponto estrela que sai.
Cump.
Mário
A minha dúvida, prende-se com um problema ocorreu com uma determinada empresa que, ao arrancar uma obra nova, a instalação de iluminação foi toda à vida por causa do neutro. Até pode ser que o electricista se tenha esquecido de ligar a linha de neutro do cabo no gerador, mas eu fiquei com a ideia que o problema foi o facto de não se ter ligado o neutro à terra. O meu pensamento faz sentido?
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
- Mário
- Team Apoio
A AzulElectro 99 Escreveu:Sim, eu sei: é o chamado neutro artificial, certo? Julgo que, basicamente, ao colocar-se o ponto comum ligado directamente à terra é como se se fizesse um reforço de neutro (garante-se mas depressa o potencial zero volt).Mário Escreveu:Quando as fases estão desequilibradas porque o consumo o é, o ponto neutro ajuda a estabilizar, também se necessitas do neutro é do ponto estrela que sai.
Cump.
Mário
Claro que faz, se não havia neutro e as cargas não eram equilibradas, podem ter funcionado com cerca de 330 voltes (fase e neutro "que não existia").
É o que já se tem discutido no forum, quando o neutro não existe ou está desapertado "frouxo".
Há. Se ele for 230/400 V podes ligar em triangulo e tens 230 trifásicos (já não se usa em Espanha), mas também pode ser de 400/690 V usado na Alemanha).
Também casos especiais para alimentação de motores, estes normalmente de média tensão (3,3 - 5,5kV etc.)
Cump.
Mário
-
- Velha Guarda
Bom dia prezados colegas.
Quanto ao desequilibro das fases, os geradores não costumam vir equipados com relés de assimetria de fases? Nesse caso, sempre que as tensões comecem a variar muito, o relé corta a alimentação, correcto?
Quanto ao desequilibro das fases, os geradores não costumam vir equipados com relés de assimetria de fases? Nesse caso, sempre que as tensões comecem a variar muito, o relé corta a alimentação, correcto?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Todas as cargas são desequilibradas a não ser em situações pontuais mas geralmente são sempre desequilibradas por pouco que seja.
O que os geradores têm:
Um relé de verificação de sequência e falta de fase, é um dispositivo que controla os 120.º entre fases, a ordem (L1, L2, L3) e a falta de uma das fases, se ocorrer algum destes problemas abre-se um contacto seco. Também têm controlo para manter a tensão dentro de uma banda aceitável em torno do valor nominal.
O que os geradores têm:
Um relé de verificação de sequência e falta de fase, é um dispositivo que controla os 120.º entre fases, a ordem (L1, L2, L3) e a falta de uma das fases, se ocorrer algum destes problemas abre-se um contacto seco. Também têm controlo para manter a tensão dentro de uma banda aceitável em torno do valor nominal.
-
- Velha Guarda
Ou seja, um sistema desiquilibrado afecta o valor do potencial do neutro artificial. Se este desiquilibrio tomar proporções significativas, o relê de assimetria de fases também actua. Correcto?joaoosvaldo Escreveu:Todas as cargas são desequilibradas a não ser em situações pontuais mas geralmente são sempre desequilibradas por pouco que seja.
O que os geradores têm:
- Mário
- Team Apoio
Boas
Os alternadores, no sistema de regulação não lêem o neutro, só as fases.
Quando o alternador está a funcionar com neutro (para terem os 230v tirados do ponto de estrela) devem de instalar, relés de tensão a 3x400+N (devem de ler em mono).
Cump.
Mário
Pode não actuar, só se for nas fases dado que o neutro por norma não entra na leitura, do controlo da potencia.Electro 99 Escreveu:Ou seja, um sistema desiquilibrado afecta o valor do potencial do neutro artificial. Se este desiquilibrio tomar proporções significativas, o relê de assimetria de fases também actua. Correcto?joaoosvaldo Escreveu:Todas as cargas são desequilibradas a não ser em situações pontuais mas geralmente são sempre desequilibradas por pouco que seja.
O que os geradores têm:
Os alternadores, no sistema de regulação não lêem o neutro, só as fases.
Quando o alternador está a funcionar com neutro (para terem os 230v tirados do ponto de estrela) devem de instalar, relés de tensão a 3x400+N (devem de ler em mono).
Cump.
Mário