Neutro em Geradores

Responder
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Neutro em Geradores

Mensagem por Electro 99 »

Prezados colegas,

Os neutros dos geradores devem ser ligados à terra?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Neutro em Geradores

Mensagem por Mário »

Boas

Sim, desde que estejam ligados em estrela.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

E se não se colocar, pode criar algum problema?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Quando as fases estão desequilibradas porque o consumo o é, o ponto neutro ajuda a estabilizar, também se necessitas do neutro é do ponto estrela que sai.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Mário Escreveu:Quando as fases estão desequilibradas porque o consumo o é, o ponto neutro ajuda a estabilizar, também se necessitas do neutro é do ponto estrela que sai.

Cump.
Mário
Sim, eu sei: é o chamado neutro artificial, certo? Julgo que, basicamente, ao colocar-se o ponto comum ligado directamente à terra é como se se fizesse um reforço de neutro (garante-se mas depressa o potencial zero volt).

A minha dúvida, prende-se com um problema ocorreu com uma determinada empresa que, ao arrancar uma obra nova, a instalação de iluminação foi toda à vida por causa do neutro. Até pode ser que o electricista se tenha esquecido de ligar a linha de neutro do cabo no gerador, mas eu fiquei com a ideia que o problema foi o facto de não se ter ligado o neutro à terra. O meu pensamento faz sentido?

Outra coisa: há algum alternados em que os enrolamentos não estejam em estrela?
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

Eu concordo com a ideia de que o fez queimar a iluminação foi o facto de não ter o neutro ligado à terra. Penso que ao não ligar, acaba por ficar flutuante e varia o seu potencial, em relação à terra, mediante as cargas que estão distribuídas pelas fases.
Electro 99 Escreveu:
Mário Escreveu:Quando as fases estão desequilibradas porque o consumo o é, o ponto neutro ajuda a estabilizar, também se necessitas do neutro é do ponto estrela que sai.

Cump.
Mário
Sim, eu sei: é o chamado neutro artificial, certo? Julgo que, basicamente, ao colocar-se o ponto comum ligado directamente à terra é como se se fizesse um reforço de neutro (garante-se mas depressa o potencial zero volt).

A minha dúvida, prende-se com um problema ocorreu com uma determinada empresa que, ao arrancar uma obra nova, a instalação de iluminação foi toda à vida por causa do neutro. Até pode ser que o electricista se tenha esquecido de ligar a linha de neutro do cabo no gerador, mas eu fiquei com a ideia que o problema foi o facto de não se ter ligado o neutro à terra. O meu pensamento faz sentido?

Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Electro 99 Escreveu:

Cump.
Mário

Claro que faz, se não havia neutro e as cargas não eram equilibradas, podem ter funcionado com cerca de 330 voltes (fase e neutro "que não existia").
É o que já se tem discutido no forum, quando o neutro não existe ou está desapertado "frouxo".

Há. Se ele for 230/400 V podes ligar em triangulo e tens 230 trifásicos (já não se usa em Espanha), mas também pode ser de 400/690 V usado na Alemanha).
Também casos especiais para alimentação de motores, estes normalmente de média tensão (3,3 - 5,5kV etc.)
A Azul

Cump.
Mário
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

Bom dia prezados colegas.

Quanto ao desequilibro das fases, os geradores não costumam vir equipados com relés de assimetria de fases? Nesse caso, sempre que as tensões comecem a variar muito, o relé corta a alimentação, correcto?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

Todas as cargas são desequilibradas a não ser em situações pontuais mas geralmente são sempre desequilibradas por pouco que seja.

O que os geradores têm:

Um relé de verificação de sequência e falta de fase, é um dispositivo que controla os 120.º entre fases, a ordem (L1, L2, L3) e a falta de uma das fases, se ocorrer algum destes problemas abre-se um contacto seco. Também têm controlo para manter a tensão dentro de uma banda aceitável em torno do valor nominal.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda

joaoosvaldo Escreveu:Todas as cargas são desequilibradas a não ser em situações pontuais mas geralmente são sempre desequilibradas por pouco que seja.

O que os geradores têm:

Um relé de verificação de sequência e falta de fase, é um dispositivo que controla os 120.º entre fases, a ordem (L1, L2, L3) e a falta de uma das fases, se ocorrer algum destes problemas abre-se um contacto seco. Também têm controlo para manter a tensão dentro de uma banda aceitável em torno do valor nominal.
Ou seja, um sistema desiquilibrado afecta o valor do potencial do neutro artificial. Se este desiquilibrio tomar proporções significativas, o relê de assimetria de fases também actua. Correcto?
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Electro 99 Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu:Todas as cargas são desequilibradas a não ser em situações pontuais mas geralmente são sempre desequilibradas por pouco que seja.
O que os geradores têm:
Ou seja, um sistema desiquilibrado afecta o valor do potencial do neutro artificial. Se este desiquilibrio tomar proporções significativas, o relê de assimetria de fases também actua. Correcto?
Pode não actuar, só se for nas fases dado que o neutro por norma não entra na leitura, do controlo da potencia.

Os alternadores, no sistema de regulação não lêem o neutro, só as fases.
Quando o alternador está a funcionar com neutro (para terem os 230v tirados do ponto de estrela) devem de instalar, relés de tensão a 3x400+N (devem de ler em mono).

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Dúvidas”