Baixada dúvida

Responder
tiagooliveira20
Curioso
Curioso
Registado: 19 nov 2013, 00:58
Been thanked: 1 time

Baixada dúvida

Mensagem por tiagooliveira20 »

Boa noite,

Estou com um problema com a EDP e queria saber se alguém me consegue ajudar. Fiz um pedido para uma baixada trifásica de 20,4 Kva, na rua onde estou a colocar a portinhola existe já uma linha a passar, inclusivamente tenho um poste a menos de 10 metros sendo apenas do outro lado da estrada.

Entretanto recebi o orçamento da EDP e estão-me a pedir cerca de 3000€ por 275mts de cabo aéreo.

Já liguei para lá e ficaram de me ligar a esclarecer o porquê de tantos metros aéreos, entretanto não disseram nada e hoje voltei a ligar e apenas me disseram que podia reclamar por escrito (coisa que já fiz) e também me disseram que não estavam a ligar àquele poste porque aquela linha não tinha condições para se poder ligar.

Ora a minha dúvida é se estando já lá uma linha naquela rua, é responsabilidade minha pagar o facto da linha deles não ter condições? Eu compreendia que tivesse que pagar uma nova linha se ela não existisse, mas estando ela lá eu é que tenho que pagar as "reparações" que eles têm que fazer à linha para aguentar uma nova baixada?

Obrigado
oruguela
Curioso
Curioso
Registado: 08 out 2008, 15:29

Re: Baixada dúvida

Mensagem por oruguela »

Boas,
Já me aconteceu algo parecido e eu reclamei então deram-me duas opcões ou pagava de acordo com o orçamento deles ou então colocava eu o cabo no local indicado por eles, coisa que eu fiz.
Não temos como combate-los não tem concorrencia...
Legalmente não sei se se pode fazer algo mais.
cumps.
Paulo José
tiagooliveira20
Curioso
Curioso

Boas,

Desde já obrigado pela resposta, mas não percebi a parte de colocares o cabo tu. Foste colocar um cabo pelos postes deles? É que neste caso pelo que percebi eles estão a querer por um novo cabo desde outra rua onde existe um sitio onde as linhas se dividem para várias ruas (penso eu porque é onde vai dar os 275mts).

Foi a mesma coisa que tiveste que fazer?

Cumps
Joaoboss
Curioso
Curioso
Registado: 18 fev 2014, 19:53

Mensagem por Joaoboss »

Não sei se o proprio cliente poderá fazer a passagem de cabo:
Tem de estar qualificado para tal, ou uma Empresa
Seguir as normas da EDP.
Tem de ir um fiscal inspeccionar o trabalho( e isso se paga)

Na minha opinião chamava um conhecido tecnico da EDP, para dar o seu parrecer.
"Ligado por um fio"

Cumprimentos

Joao Boss
oruguela
Curioso
Curioso
Registado: 08 out 2008, 15:29

Mensagem por oruguela »

Boas foi exactamente o que eu fiz!
Na minha situação éra um pouco diferente, tratava-se de uma quinta e os dois postes que tive que colocar ficaram em terreno privado (dono da obra).
Não aceitei o orçamento da EDP, pedi indicações ao tecnico local da EDP, do sitio onde queriam ligar o cabo e fiz a passagem do cabo pessoalmente.
Claro que não sou um curioso, sou técnico qualificado e inscrito na DRE. embora não faça disso a minha profissão.
Neste caso é mais complicado uma vez que tem que utilizar a via publica para passar o cabo.
De qualquer das formas pelo valor do orçamento para uma distancia de quase 300Mtr quase não vale a pena discutir o orçamento, mas entendo a indignação...!!

Curioso
Curioso

Ah, mas aqui a questão é que os cabos já existem, a linha já passa naquele local. Claro que se fosse um sitio onde não houvesse electricidade eu compreendia que tivesse que pagar os postes e os cabos até lá, mas na rua já há linha a passar ali e casas depois do meu terreno. Aliás, tenho uma casa mesmo à frente do terreno já com muitos anos e obviamente com electricidade..

Estive inclusivamente a reparar nos cabos que passam nessa rua e já são daqueles grossos que podem transportar electricidade trifásica, logo ainda menos percebo o porque de me estarem a pedir os 275mts de cabo aéreo..
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas

Lá porque tem um poste junto da porta, não pode pensar dessa forma, pois o mesmo pode já estar à pele, em termos de secção, e a EDP pode ter necessidade de passar outro cabo, ou aumentar a secção do cabo existente, daí esse valor.
Se não concorda, contata uma empresa credenciada pela EDP para fazer o trabalho, e paga o valor que se encontra estipulado nesse orçamento à EDP, e o que o empreiyeiro lhe pedir para executar o ramal, e ele trata da legalização do ramal junto da EDP.

tiagooliveira20 Escreveu:Ah, mas aqui a questão é que os cabos já existem, a linha já passa naquele local. Claro que se fosse um sitio onde não houvesse electricidade eu compreendia que tivesse que pagar os postes e os cabos até lá, mas na rua já há linha a passar ali e casas depois do meu terreno. Aliás, tenho uma casa mesmo à frente do terreno já com muitos anos e obviamente com electricidade..

Estive inclusivamente a reparar nos cabos que passam nessa rua e já são daqueles grossos que podem transportar electricidade trifásica, logo ainda menos percebo o porque de me estarem a pedir os 275mts de cabo aéreo..
Cpts.
Energy
tiagooliveira20
Curioso
Curioso

ENERGY Escreveu:Boas

Lá porque tem um poste junto da porta, não pode pensar dessa forma, pois o mesmo pode já estar à pele, em termos de secção, e a EDP pode ter necessidade de passar outro cabo, ou aumentar a secção do cabo existente, daí esse valor.
Se não concorda, contata uma empresa credenciada pela EDP para fazer o trabalho, e paga o valor que se encontra estipulado nesse orçamento à EDP, e o que o empreiyeiro lhe pedir para executar o ramal, e ele trata da legalização do ramal junto da EDP.

tiagooliveira20 Escreveu:Ah, mas aqui a questão é que os cabos já existem, a linha já passa naquele local. Claro que se fosse um sitio onde não houvesse electricidade eu compreendia que tivesse que pagar os postes e os cabos até lá, mas na rua já há linha a passar ali e casas depois do meu terreno. Aliás, tenho uma casa mesmo à frente do terreno já com muitos anos e obviamente com electricidade..

Então mas aí não deveria pagar apenas aquele valor que falam em algumas leis de "reforço da rede em bt"?

Mas para ver se percebi o que disse, fazendo isso tinha que pagar à Edp primeiro e depois pagar ao empreiteiro também? Pensava que contratando outra empresa não tinha que pagar à Edp (excepto os encargos da realização do orçamento)..

Edit: Ou outra opção, se eu baixar os Kva pedidos será que a linha já pode aguentar? É que perguntei isto quando liguei para a Edp e não me sabiam responder!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
O cliente paga para abrir o processo, um determinado montante, depois vem o orçamento no qual vem descriminado os valores, existe um valor que o cliente tem de pagar à EDP quer seja esta a executar, ou o cliente se decida por adjudicar a outro empreiteiro.
Se for a EDP a fazer (adjudicar a um empreiteiro) o cliente paga o valor total do orçamento à EDP e depois esta agiliza todo o restante processo.
Se o cliente optar por adjudicar a outro empreiteiro, paga o valor mais baixo que vem no orçamento da EDP, e o valor que o empreiteiro lhe vai cobrar pela execução do ramal.
Se baixar a potência, lógico que o orçamento será mais barato.

tiagooliveira20 Escreveu:

Então mas aí não deveria pagar apenas aquele valor que falam em algumas leis de "reforço da rede em bt"?

Mas para ver se percebi o que disse, fazendo isso tinha que pagar à Edp primeiro e depois pagar ao empreiteiro também? Pensava que contratando outra empresa não tinha que pagar à Edp (excepto os encargos da realização do orçamento)..

Edit: Ou outra opção, se eu baixar os Kva pedidos será que a linha já pode aguentar? É que perguntei isto quando liguei para a Edp e não me sabiam responder!!
Cpts.
Energy
tiagooliveira20
Curioso
Curioso

Há algo no meu orçamento que não está bem então, é que o único valor que lá aparece é mesmo aquele de quase 3000€. Não vem nenhum mais baixo..

Mas eu tenho que ir a uma loja tentar esclarecer as coisas melhor e ver se me explicam melhor isso então. Principalmente ver aquela questão de pagar apenas o reforço de potência, vou pegar naquele decreto de lei e apresentar-lhes isso a ver o que dizem!!

Quanto ao baixar a potência o objectivo era ver se a linha que lá se encontra já suportava e em vez de 275mts de cabo aéreo e 27mts de cabo subterrâneo pagar apenas o cabo subterrâneo! Mas já estive a falar com um técnico sobre as máquinas que ali vou ter e disseram que 17Kva é capaz de ficar muito à justa que o ideal era ter mesmo os 20,7Kva por isso se calhar é melhor não baixar a potência pedida!!

Obrigado pelas respostas
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "tiagooliveira20"

1º Actualiza o perfil "profile"
2º És da area de electricidade? parece-me que não.

Quando se faz uma instalação de novo, e não existe alimentação ao local (NIP), o 1º a fazer é saber qual a viabilidade de fornecimento de energia ao local na potencia requerida.

Acho estranho estarem a fazer uma instalação de novo com máquinas, e terem uma folga de 3Kva. Para mim é um risco grande, mas não estou a ver que tipo de máquinas são nem a simultaneidade de funcionamento.

Não havendo potencia disponível da parte do fornecedor, é ao cliente que é debitado a comparticipação do reforço do ramal. Esta situação pode demorar até 12 meses (ou mais), dependendo do local.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
tiagooliveira20
Curioso
Curioso

Boas Mário,

Já actualizei alguns dados! E não, não sou da área da electricidade!

Eu nunca pedi nenhuma baixada, isso que me estás a dizer é novo para mim, nem o electricista que lá me foi instalar o equipamento me disse algo sobre isso!

Quanto à folga ela é maior que 3 Kva, o que me disseram é que com 17Kva deveria dar mas que pode já ser arriscado, que o ideal seria os 20,7. Já agora deixo aqui a ideia de quais as máquinas para até darem uma opinião: (apesar de eu de algumas não saber informações nenhumas a nível de consumo, por isso perguntei ao instalador das máquinas qual a potência que necessitava)
3 Bombas de tirar água de 5Cv
1 Bomba de tirar água de 1Cv
1 Máquina Fertirrega
1 Computador
3 Motores de 0,26Kw (cada)
7 Agitadores de água (é apenas tipo uma ventoinha que vai rodando dentro da água)
Umas 10 lâmpadas fluorescentes

Penso que não me estou a esquecer de nada, depois claro que pode-se ligar alguma coisa mais de vez em quando, mas serão coisas de pouca potência!

Mas esse reforço de potência como fazem eles as contas? É-me pedido como se fosse uma linha nova? É que eu encontrei vária legislação sobre este assunto e penso que o despacho mais recente é este:

"Artigo 13.º
Encargos relativos ao reforço das redes em BT
1 - (…)
2 - (…)
2 A - Os valores do encargo de reforço das redes calculados nos termos indicados nos números anteriores estão limitados ao valor que resulta do produto
de PR ou de (PRn – PRi), consoante o caso, pelo valor de 104 euros/kVA"

Obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Neste link (ERSE) encontra a forma como as contas são feitas:
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... 1WavNqP4mg

tiagooliveira20 Escreveu:Boas Mário,

Eu nunca pedi nenhuma baixada, isso que me estás a dizer é novo para mim, nem o electricista que lá me foi instalar o equipamento me disse algo sobre isso!

Quanto à folga ela é maior que 3 Kva, o que me disseram é que com 17Kva deveria dar mas que pode já ser arriscado, que o ideal seria os 20,7. Já agora deixo aqui a ideia de quais as máquinas para até darem uma opinião: (apesar de eu de algumas não saber informações nenhumas a nível de consumo, por isso perguntei ao instalador das máquinas qual a potência que necessitava)
1 Máquina Fertirrega
1 Computador
7 Agitadores de água (é apenas tipo uma ventoinha que vai rodando dentro da água)

Penso que não me estou a esquecer de nada, depois claro que pode-se ligar alguma coisa mais de vez em quando, mas serão coisas de pouca potência!

Mas esse reforço de potência como fazem eles as contas? É-me pedido como se fosse uma linha nova? É que eu encontrei vária legislação sobre este assunto e penso que o despacho mais recente é este:

"Artigo 13.º
1 - (…)
2 - (…)
2 A - Os valores do encargo de reforço das redes calculados nos termos indicados nos números anteriores estão limitados ao valor que resulta do produto

Obrigado
Cpts.
Energy
tiagooliveira20
Curioso
Curioso

Neste link (ERSE) encontra a forma como as contas são feitas:
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=& ... 1WavNqP4mg

tiagooliveira20 Escreveu:Boas Mário,

1 Máquina Fertirrega
1 Computador

"Artigo 13.º
1 - (…)
2 - (…)

Obrigado
Boas, obrigado já percebi então que estava a fazer mal as contas, sendo assim acho que tenho mesmo que pagar!! Só espero que não demore os 12 meses que o user Mário falou!!

Obrigado pela ajuda..
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Aqui encontra os simuladores dos pedidos de ligação à rede:

http://www.edpdistribuicao.pt/pt/ligaca ... aRede.aspx
Cumprimentos,