Vantagens entre ANET e Ordem dos Engenheiros

Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Re: Vantagens entre ANET e Ordem dos Engenheiros

Mensagem por Pollux »

ejom Escreveu:Boas, como membro da ANET, e como patrono que já fui de vários colegas, posso aconselhar-te para dares uma vista de olhos no site da ANET, e verificares se o curso que tiraste também é reconhecido pela ANET, pois se assim não for não te poderás em primeiro lugar tornar membro estagiário da ANET, e posteriormente membro efectivo. Em relação às competências como técnico responsável, a grande diferença é que no Decreto-Lei n.º 229/2006, de 24 de Novembro, somente se alteram as inscrições para os técnicos responsáveis, mas o restante mantém-se, ou seja, a grande diferença é que para um Eng.º Técnico atingir o nível 1 de projecto tem que ter actividade demonstrada durante 4 anos enquanto que um Eng.º somente necessita de 2 anos, o restante é precisamente o mesmo para ambos.

Espero ter ajudado
Este é o essencial do que se pretende saber aqui.

Quanto às faculdades que "dão" os canudos, é qualquer uma das que está "apertada" de finanças.

Eu sou aluno do ISEL e quem tirou o bacharelato, para ter a licenciatura de Bolonha tem que fazer pelo menos mais 2 cadeiras (não sei se são mais) mas, sei que por exemplo em Setúbal pagam 500 e qqer coisa euros e levam o diploma de Bolonha (acho que em Coimbra tb é assim, pelo que vi no jornal).
A Ordem reconhece os cursos de 5 anos das escolas que reconhecia antes da entrada de Bolonha (podem ver isso no site).

Quanto a admissões na OE ou na ANET, recomendo vivamente que vão ver a lista de cursos e estabelecimentos acreditados por essas entidades, para não terem surpresas.

Quanto à diferença entre um eng.º pré-bolonha e pós-bolonha, vai quase dar no mesmo. Cá fora é que se aprende a valer. A escola apenas serve para nos ensinar a aprender, como eu costumo dizer.

Uma coisa é certa, não é por estudar mais anos que que a nível profissional somos melhores. Se isso fosse assim tão linear não haviam maus profissionais com mestrados e doutoramentos (pré-bolonha).

Cumps.
Tufi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 fev 2008, 19:34

Mensagem por Tufi »

Olá
Apesar do que vou aqui dizer nada ter a ver com o tópico, também estudei em Bragança Engª Electrotécnica
Entrei em 98/99...
Ai que saudades daquela bela cidade e das suas noites...
EE forever

Beijinhos a todos
ejom
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Registado: 17 mar 2007, 13:57

Mensagem por ejom »

ohmico Escreveu:Enquanto a discussão deste assunto for feita deste modo, tipo o meu é maior que o teu,
não vamos a lado nenhum.

É pena, porque os intervenientes tinham a obrigação de serem capazes de elevarem o nível não transformando uma discussão, que devia ser da qualidade da formação com que cada um sai dos cursos que frequentou, numa discussão mesquinha de títulos.

Discutido desta maneira só se confirma que, infelizmente, se estão a tirar cursos, que agora são todos superiores, na mira de obter reverências que são do tempo em que o analfabetismo reinava e o povo se apresentava de boné na mão perante os sr.s Dr.s e sr.s Engºs.

Meus senhores e minhas senhoras, elevem o nível, e discutam o que realmente interessa, sem se esquecerem de que embora com canudo ainda não têm a importância que vos atribuís.

Peço desculpa se ofendi alguém, mas embora não sendo licenciado, achei que não devia deixar de manifestar a minha opinião, que penso será partilhada por mais alguns frequentadores deste forum.
Nem mais, pois com elevação dos assuntos e serem discutidos de uma forma saudável é que se chegam a consensos. Pois cada vez mais e felizmente que assim é, não interessa o dito canudo, mas sim o que se sabe fazer e como se deve fazer. É este o grande desafio para os agora recém licenciados, antigos bacharéis " nos quais eu me orgulho de ser", antigos licenciados, mestres e doutores.
Abraço.
rafa2045
Curioso
Curioso
Registado: 19 fev 2008, 17:28

Mensagem por rafa2045 »

Olá

A grande maioria ( há excepcções!) dos recém formados, sejam eles doutorados, mestrados, licenciados, bachareis, técnicos, etc.... têm uma coisa em comum: SÂO INEXPERIENTES!,cheios de "cagança", de canudo na mão, ILUDIDOS de que são, ou vão ser, uns "senhores". Sò qd deparam com a REALIDADE do mercado de trabalho, com o TRABALHO em si e com os outros profissionais(com canudo ou não!) com experiência é que se apercebem que são uns "NABOS". Lembram-se então da frase "SEI APENAS QUE NADA SEI".

Há pois que ser modesto, e perceber que no mundo real (excepto se se pretender ser funcionário público 8) ) quase só interessa a capacidade de "SABER FAZER BEM" e "saber fazer bem" é um tema muito extenso. Depende da CAPACIDADE INDIVIDUAL de cada um, aliada à EXPERÊNCIA!.... Não depende de qualquer titulo ou diploma.

Aqueles que frequentam formações superiores, na prática apenas têm um treino e um conjunto de conhecimentos, que lhes permitirá eventualmente iniciar a vida de trabalho mais facilmente que outros menos formados!

Cumprimentos
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2008, 18:46

Mensagem por luisinho »

com tanto post, pergunto para que vale um canudo?
pois pelo que vejo chego facilmente a conclusão de que de nada vale. o que vale é a famosa "Experiência"

quem fala assim tem curso?
deviam dizer.

a minha opinião, é que o cursoé mt importante. não interessa se é tirado aqui ou ali. interessa sim se foi tirado ou não, senão como é que se destingue quem é bom de quem não é?
como é que se destingue qum recebe bem de quem recebe mal?

depois aparecem por ai paraliticos engenheiros que nem electricistas são.

Voces minimiam muito a importancia das coisas, e isso não e parece justo.

Não comento mais este tópico, tomou um rumo que não concordo
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Nao se comam uns aos outros

Todos fazem falta uma de uma maneira, outros de outra

Um abraço
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Mensagem por Pollux »

Com curso ou sem curso, ninguém nasce ensinado.
Na minha opinião, a humildade é meio caminho andado para se aprender com quem tem a experiência e como diz o Dúzia12 (e bem) toda a gente é importante.

Entretanto, não querendo armar-me em moderador, e que tal deixar-mos as "guerras" e voltar-mos ao tópico?

Cumps a todos!
rafa2045
Curioso
Curioso

Mensagem por rafa2045 »

luisinho Escreveu:com tanto post, pergunto para que vale um canudo?
pois pelo que vejo chego facilmente a conclusão de que de nada vale. o que vale é a famosa "Experiência"

quem fala assim tem curso?
deviam dizer.

a minha opinião, é que o cursoé mt importante. não interessa se é tirado aqui ou ali. interessa sim se foi tirado ou não, senão como é que se destingue quem é bom de quem não é?
como é que se destingue qum recebe bem de quem recebe mal?

depois aparecem por ai paraliticos engenheiros que nem electricistas são.

Voces minimiam muito a importancia das coisas, e isso não e parece justo.

Não comento mais este tópico, tomou um rumo que não concordo
:shock: Tsss.... que mau feitio.... :roll: Que baixaria ..... :evil:

Cumprimentos
JoaoMar
Curioso
Curioso
Registado: 03 jan 2008, 16:50

Mensagem por JoaoMar »

Caros colegas. Cada um sabe o que sabe, seja Eng. ou Electricista. O problema é que muitos Eng. quando terminam o curso e pensam que sabem tudo. Deviam ter a humildade de reconhecer que no campo prático os electricistas sabem bem mais que eles.
E para que não pensem que estou a defender alguém eu sou Eng. e por experiência própria sei do que falo.
Falta de humildade é o que existe no nosso país!
Ninguem nasce ensinado.

Cumprimentos a todos.
JoaoMar
Curioso
Curioso
Registado: 03 jan 2008, 16:50

Mensagem por JoaoMar »

Caros colegas. Cada um sabe o que sabe, seja Eng. ou Electricista. O problema é que muitos Eng. quando terminam o curso e pensam que sabem tudo. Deviam ter a humildade de reconhecer que no campo prático os electricistas sabem bem mais que eles.
E para que não pensem que estou a defender alguém eu sou Eng. e por experiência própria sei do que falo.
Ninguem nasce ensinado.

Cumprimentos a todos.
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2008, 18:46

Mensagem por luisinho »

JoaoMar Escreveu:Caros colegas. Cada um sabe o que sabe, seja Eng. ou Electricista. O problema é que muitos Eng. quando terminam o curso e pensam que sabem tudo. Deviam ter a humildade de reconhecer que no campo prático os electricistas sabem bem mais que eles.
Ninguem nasce ensinado.

Cumprimentos a todos.
concordo plenamente, mas dai a menosprezar tudo o que tme pernas e tem curso, parece-me muito mal.
Penso que alguns comentários levam a tirar a conclusão que não vale a pena ter curso, e isso sim deixa-me sem palavras. é isso que critico. Ninguém nasce ensinado como é obvio.
Mas parece-me também que a experiência não faz tudo. Podes saber muita pratica, podes saber durante 20 anos montar um motor trifasico porque aprendeste olhando para os outros a monta-los, se te meterem um monofasico como não tens teoria não o saberás montar.

A mim parece-me obvio que pratica é muito importante, mas é só a pratica que faz um um profissional e isso não é passado aqui, o que está a passar, é que só a pratica é que é importante. e que ter curso não vale de nada. Cuidado com essas informações, pois poderá haver jovens no forum e ao lerem isto chegam a conclusões que não devem.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Não há dúvida que é difícil elevar o debate, continuam na comparação do "meu com o teu".

Será difícil perceber que se andaram estes anos todos a criar ilusões e que o caminho seguido só podia resultar nesta mistura sem sentido.

Porque será que se continuam a misturar categorias profissionais que, embora sendo da mesma área profissional, têm funções que estão definidas por natureza?
Porque será que os electricistas se querem fazer passar por engenheiros e os engenheiros por electricistas?
E nos tempos que correm mais uma guerra sem sentido entre os engenheiros técnicos e os engenheiros licenciados?

O ditado diz: "Não vá o sapateiro além da chinela!..."

Ao lêr alguns dos comentários verifica-se que foram treinados para a agressividade, o que resulta em observações que denotam falta de nexo.

O mercado de trabalho está difícil, mas o caminho não é por aí a tentar passar por cima de tudo e de todos, pois esse acaba por beneficiar sempre os mesmos.

Termino apelando a que não deixem nunca de lutar pelo respeito profissional a que têm direito, mas não se esqueçam que o mesmo passa pelo respeito pelos outros e lembrem-se que em qualquer das categorias profissionais em questão há muito que existem profissionais altamente competentes.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

boas pessoal so cria acrescentar umas coisas para esclarecer:

licenciatura de bolonha = 3 anos
licenciatura antiga = 5 anos
mestrados de bolonha= 5 anos => o direito de se inscrever na ordem se o curso do estabelecimento de ensino em questão estiver acreditado pela ordem.

penso(n tenho certeza) q quem for bacherel e opte por "actualizar" o seu bacherelato para lincenciatura esta será de bolonha logo n equivale a 5 anos logo n poderá ainda inscrever na ordem.

qd falo actualizar falo em fazer duas ou tres cadeiras ou a dicertação ou como alguns casos apenas pagar as propinas referente a um ano de estudo.

resumindo ao nivel de estudo haverá sempre distinção entre uma licenciatura dita normal e a de bolonha.

Ps- n qero com isto de dizer q uns são melhores ou piores q os outros simplesmente estou a informar.

abraço

joão silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jan 2008, 12:22

Mensagem por Miguel Rocha »

So gostava de acrescentar que apesar da licenciatura de bolonha não dever ser comparada com a antiga também não deverá ser equiparada com o bacharelato antigo, eu apanhei os 2 e sei bem do que falo, pelo menos no ISEP. Apesar de serem os mesmos 3 anos é mt mais puxado, são mts mais trabalhos, cadeiras que "vieram" da licenciatura antiga, estágio, etc. Isso de pagar as propinas e ficar licenciado é uma aldrabice... deveriam lá andar a fazer as cadeiras que faltam como alguns colegas que tive no ISEP.
rafa2045
Curioso
Curioso

Mensagem por rafa2045 »

Olá

E no meio de isto todo onde ficam os antigos bacharelatos de engenharia de 4 anos? :?

Se alguém puder esclarecer.....

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Dúvidas”