Este é o essencial do que se pretende saber aqui.ejom Escreveu:Boas, como membro da ANET, e como patrono que já fui de vários colegas, posso aconselhar-te para dares uma vista de olhos no site da ANET, e verificares se o curso que tiraste também é reconhecido pela ANET, pois se assim não for não te poderás em primeiro lugar tornar membro estagiário da ANET, e posteriormente membro efectivo. Em relação às competências como técnico responsável, a grande diferença é que no Decreto-Lei n.º 229/2006, de 24 de Novembro, somente se alteram as inscrições para os técnicos responsáveis, mas o restante mantém-se, ou seja, a grande diferença é que para um Eng.º Técnico atingir o nível 1 de projecto tem que ter actividade demonstrada durante 4 anos enquanto que um Eng.º somente necessita de 2 anos, o restante é precisamente o mesmo para ambos.
Espero ter ajudado
Quanto às faculdades que "dão" os canudos, é qualquer uma das que está "apertada" de finanças.
Eu sou aluno do ISEL e quem tirou o bacharelato, para ter a licenciatura de Bolonha tem que fazer pelo menos mais 2 cadeiras (não sei se são mais) mas, sei que por exemplo em Setúbal pagam 500 e qqer coisa euros e levam o diploma de Bolonha (acho que em Coimbra tb é assim, pelo que vi no jornal).
A Ordem reconhece os cursos de 5 anos das escolas que reconhecia antes da entrada de Bolonha (podem ver isso no site).
Quanto a admissões na OE ou na ANET, recomendo vivamente que vão ver a lista de cursos e estabelecimentos acreditados por essas entidades, para não terem surpresas.
Quanto à diferença entre um eng.º pré-bolonha e pós-bolonha, vai quase dar no mesmo. Cá fora é que se aprende a valer. A escola apenas serve para nos ensinar a aprender, como eu costumo dizer.
Uma coisa é certa, não é por estudar mais anos que que a nível profissional somos melhores. Se isso fosse assim tão linear não haviam maus profissionais com mestrados e doutoramentos (pré-bolonha).
Cumps.