Interruptor luminoso
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Interruptor luminoso
Aqui deixo a designação esquemática do interruptor luminoso
1 Ligação do interruptor luminoso
2 Seu Interior
Abraço
1 Ligação do interruptor luminoso
2 Seu Interior
Abraço
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
- PauloMalas
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2007, 00:29
- Contacto:
Re: Interruptor luminoso
De referir que o sinalizador se mantem acesso, enquanto os contactos estiverem abertos, ou seja enquanto a lampada estiver apagada o sinalizador tá acesso. Existe no entanto a versao inversa mas nesse caso o interruptor necessita tambem de neutro para apenas o sinalizador.
pic's on the rocks
Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
Já fiz isto à uns anos atraz.Um circuito mto simples e eficaz,com apenas um led,uma resistencia e um diodo(na altura ainda nao existiam interruptores luminosos,ou pelo menos eu desconhecia).
na altura eu precisava de sinalizar um interruptor num determinado sitio onde de noite a escuridao era total e p ter acesso a este interruptor ....era mto complicado.
Ainda hoje ao final de (mais ao menos)10 anos ainda funciona perfeitamente
na altura eu precisava de sinalizar um interruptor num determinado sitio onde de noite a escuridao era total e p ter acesso a este interruptor ....era mto complicado.
Ainda hoje ao final de (mais ao menos)10 anos ainda funciona perfeitamente
Boa tarde a todos,
sou apenas um curioso em electricidade, estando muitos a furos abaixo de ser mediando sequer na area.
Tenho a seguinte duvida, tenho um interruptor luminoso Legrand VALENA no wc da minha casa que serve para ligar o aquecimento, a luz do interruptor deverá estar acesa quando o aparelho também está ligado ou por outro lado a luz deverá estar acesa quando o aquecimento se encontra desligado?

sou apenas um curioso em electricidade, estando muitos a furos abaixo de ser mediando sequer na area.
Tenho a seguinte duvida, tenho um interruptor luminoso Legrand VALENA no wc da minha casa que serve para ligar o aquecimento, a luz do interruptor deverá estar acesa quando o aparelho também está ligado ou por outro lado a luz deverá estar acesa quando o aquecimento se encontra desligado?

-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa tarde.
Depende do interruptor que tiveres exactamente.
Existem uns que tem sinalização, ou seja, têm a luzinha permanentemente ligada.
E existem outros que apenas ligam a luzinha quando estão ligados.
Boa tarde, obrigado pela participação.rainbow Escreveu:Boa tarde.
O interruptor é o da foto é um Legrand modelo Valena, mas não o consigo montar sem ter a luz acesa com o circuito aberto.

- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Pois neste caso ele nunca ira ligar quando estiver fechado pois a corrente escolhe o caminho mais fácil
- Anexos
-
- interruptor1.JPG (29.83 KiB) Visto 8262 vezes
-
- interruptor.JPG (37.37 KiB) Visto 8262 vezes
Continue a participar activamente.
também preciso de um que apenas fique a luz ligada qd o aquecimento do WC está aceso, o Legrand modelo Suno dá?rainbow Escreveu:Boa tarde.
diz interruptor com sinalização...não diz mais nada...
http://www.mauser.pt/catalog/product_in ... s_id=55505
acho que foi este que comprei no brico, só n sei se fica a luz sempre ligada (não interessa) ou apenas qd o aquecimento está ligado...
acho que foi este que comprei no brico, só n sei se fica a luz sempre ligada (não interessa) ou apenas qd o aquecimento está ligado...
ok, então será uma questão de fios mal ligados no interruptor...LOTAN Escreveu:O Suno sinaliza quando está ligado.
obrigado.
ontem o empregado do leroy merlin disse que o suno está sempre com a luz acesa...LOTAN Escreveu:O Suno sinaliza quando está ligado.
o que eu queria era uma coisa tipo isto como lá tinha:
quando o aquecimento da casa de banho estava ligado no interruptor a luz à esquerda acendia de modo a não deixar o aquecimento ligado por esquecimento...como na foto em anexo.
o mesmo empregado disse que não conhecia nada disso...enfim, apenas queria saber o que comprar pois comprei aquele e acho que não dá...
- Anexos
-
- interruptor aquecedor.jpg (70.03 KiB) Visto 8202 vezes
-
- Velha Guarda
- Registado: 27 nov 2010, 23:45
- Been thanked: 1 time
O interruptor Suno, se ligado conforme indicado no esquema, fase na entrada e retorno na saída, sinaliza quando está ligado.
Se trocar a fase com o retorno obviamente que sinaliza permanentemente.
ok, vou tentar fazer à hora de almoço e depois ponho o feedback, ainda n sou membro activo não csg ver o esquema...LOTAN Escreveu:O interruptor Suno, se ligado conforme indicado no esquema, fase na entrada e retorno na saída, sinaliza quando está ligado.
tb achei q o empregado do leroy tava a falar para me despachar...
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Este da Suno ou qualquer outro interruptor em que a ligação é com dois fios, só fica aceso quando o aparelho ou lâmpada estiverem desligados, para fazer o que pretende terá de aplicar interruptor com sinalização com o Neutro permanente.LOTAN Escreveu:O interruptor Suno, se ligado conforme indicado no esquema, fase na entrada e retorno na saída, sinaliza quando está ligado.
O interruptor com sinalização da Suno que faz o que pretende tem a referência 775898.
Cumprs.