Boas.
Se eu comprar este kit de energia solar http://www.efimarket.pt/kit-solar-auto- ... -230w-2013
como faço depois a ligação? tenho de separar este circuito do circuito da edp, ou com este tipo de kit solar posso ligar directamente à rede mesmo não sendo um microprodutor?
Como faço??
Re: Como faço??
Boas
só o poderia usar para consumo proprio.
Já fez contas??
quanto tempo precisa pra amortizar o equipamento ?.
mesmo acreditando no que diz a publicidade tenho muitas duvidas que possa ganhar (poupar) algum dinheiro com este produto.
só o poderia usar para consumo proprio.
Já fez contas??
quanto tempo precisa pra amortizar o equipamento ?.
mesmo acreditando no que diz a publicidade tenho muitas duvidas que possa ganhar (poupar) algum dinheiro com este produto.
Paulo José
Re: Como faço??
Segundo o que eu percebo, este sistema é mesmo para estar ligado à rede, ou seja está em fase com a rede. Por exemplo num certo momento do dia tenho um consumo em casa de 200w e o painel está na sua produção máxima , 230w, logo estou a consumir 200w e os restantes 30 w estou a injectar na rede mesmo não sendo microprodutor e esteja a cometer uma ilegalidade. Outro exemplo:
Estou com um consumo em casa de 500w, o meu painel está a produzir 200w, logo estou a usar esses 200w e só a consumir 300w da rede.
Parecia-me não fazer muito sentido, nem ser muito seguro há uns minutos atrás, mas pelo que já pesquisei parece-me ser mesmo isto que digo, alguém conhece este tipo de ligação?
Não consigo deixar de pensar que parece bom demais para ser verdade, é que depois o que iria acontecer se eu estivesse a produzir mais do que estava a consumir, dar watts à borla à rede não seria a única preocupação, mas sim de que maneira isso iria afectar o meu contador!?
Estou com um consumo em casa de 500w, o meu painel está a produzir 200w, logo estou a usar esses 200w e só a consumir 300w da rede.
Parecia-me não fazer muito sentido, nem ser muito seguro há uns minutos atrás, mas pelo que já pesquisei parece-me ser mesmo isto que digo, alguém conhece este tipo de ligação?
Não consigo deixar de pensar que parece bom demais para ser verdade, é que depois o que iria acontecer se eu estivesse a produzir mais do que estava a consumir, dar watts à borla à rede não seria a única preocupação, mas sim de que maneira isso iria afectar o meu contador!?