Socorro!!!!

Choque Frite
Inativo
Inativo
Registado: 28 fev 2007, 01:45

Socorro!!!!

Mensagem por Choque Frite »

Cenário:

Mudámos de casa, para um prédio com 34 anos. Apesar da idade está porreiro. Tomadas schuko por toda a casa. Maravilha!
Ao pintarmos uma divisão removemos as aparelhagens. Eis se não quando!!!! Drama Drama Horror Horror!!!! As shukos só estavam a fazer cenário! Nem os aparelhos de ar condicionado nas salas têm terra :shock:
Andei a chafurdar na cozinha e pelo menos a máquina de lavar roupa e frigorifico têm terra cuja eficácia não sei, Pelo menos não sinto formigueiro quando "acaricio" as máquinas. Donde vem a terra???
Não há duas tomadas com fios de cor consistentes. ele é vermelho e branco, vermelho e azul, branco e azul, So on...

No quadro eléctrico só há 3 disjuntores cuja distribuição é uma coisa aparentemente anárquica. Não tem barramentos nenhuns. Está tudo emaranhado. Só vejo fios de 1,5. Começo a estar receoso embora a casa tenha estado habitada sem problemas.

Quando é que me custará pôr aquela coisa em condições???

Como é que eu desato aquilo?

Um obrigado do Chôque Frite
pedrocaldeira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 fev 2007, 04:54

Mensagem por pedrocaldeira »

Eu terminei muito recentemente o curso de electricista de instalações, e a minha parca experiência não me permite ser muito profundo sobre o seu problema. Além de ser difícil de fazer uma avaliação só com uma descrição, sem estar no local.

Se a casa só tem cabos condutores de 1,5 mm2, por uma questão de segurança era preferível substituir os condutores todos. Nas tomadas, por exemplo, os condutores têm de ter no mínimo de 2,5 mm2, caso contrário, se tiverem muitos equipamentos ligados os condutores podem sobreaquecer e ficar com o disjuntor sempre a disparar, ou pior ainda, corre o risco de incêndio (caso os condutores não sejam normalizados, com revestimento anti-fogo).

E o quadro também deverá de ser alterado. Não sei quantas divisões têm a sua casa, mas mesmo para um T0, três disjuntores é pouco. Terá de ter disjuntores de 10 A (amperes) para a iluminação, e de 16 A para as tomadas.

Na cozinha é onde irá ter mais despesas, tem de ter um circuito (cada circuito leva um disjuntor) só para o fogão (condutores de 6 mm2 e disjuntor de 25 A) e outro circuito para as máquinas de lavar (loiça e roupa) com condutores de 4 mm2 e disjuntor de 20 A.

Mas o melhor é mesmo falar com um electricista experiente e de confiança, que lhe avalie as instalações.

1 abraço :D
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Bem para começar terás que refazer o quadro eléctrico como ilustra a figura (exemplo de orientação )
http://eletricidade.net/viewtopic.php?t=99

Como só á possibilidade de ter só três circuitos terás de dividir isso da melhor maneira, pois acho que não queres partir paredes para colocar tubos, pois isso devera estar dividido da seguinte maneira um disjuntor para a cozinha outro para iluminação e outro para as tomadas em geral.

Para alimentar só a cozinha podes colocar a 6 mm2 e disjuntor de 25 A se não couber os fios nos tubos coloca 4 mm2 e disjuntor de 20 A e para as tomadas a nível geral 2,5 mm2 16 A e para iluminação 1,5 mm2 . :D

Já agora vê lá se o terra nao esta no quadro electrico?
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 fev 2007, 23:08
Contacto:

Mensagem por Electro_PT »

Às tantas a única tomada de terra que o moço tem está ligada no cano da água (antigamente era prática comum esse tipo de proteção)... :twisted:

Segue os conselhos do amigo Pedro Caldeira porque o que ele escreveu está certíssimo (a teoria tem-na toda só falta mesmo é usá-la na prática :wink: )

Agora esta é para o Sr. Administrador:
Para alimentar só a cozinha podes colocar a 6 mm2 e disjuntor de 25 A se não couber os fios nos tubos coloca 4 mm2 e disjuntor de 20 A e para as tomadas a nível geral 2,5 mm2 16 A e para iluminação 1,5 mm2 .
Se bem me lembro os fios de 6mm2 são usados apenas na passagem entre a caixa de coluna e o quadro eléctrico entrando no diferencial da EDP passando pelo contador de electricidade... 8) ou queres referir as passagens entre as entradas dos disjuntores?

Desculpa lá levar isto ao pormenor mas assim sempre vou recordando a teoria... 8)
Não há duas tomadas com fios de cor consistentes. ele é vermelho e branco, vermelho e azul, branco e azul, So on...
Isso quer dizer que ainda tens fios originais do prédio - vermelhos e brancos :lol: :lol: :lol:
Imagem
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

Não tenho a certeza mas actualmente eles aconselham para o circuito do fogão 6 mm2 .
Quem tiver a certeza e favor confirmar obrigado :D
pmpmr
Curioso
Curioso
Registado: 14 fev 2007, 00:27

Mensagem por pmpmr »

confirmo sim, em varios sitios que li e vi no outro dia no AKI na secção de cabos isso tb... sao mm 6mm2 para fogao/forno electrico
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

pmpmr Escreveu:confirmo sim, em varios sitios que li e vi no outro dia no AKI na secção de cabos isso tb... sao mm 6mm2 para fogao/forno electrico
Sendo assim para mim já é novidade...

Eu aprendi que para fogão eléctrico o mínimo seria o fio de 2,5 mm2 ligado directamente ao disjuntor correspondente :wink:

Vivendo e aprendendo :lol:
Imagem
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

Pois no meu tempo de escola só havia duas secções de fio para electrificação de uma casa 1,5 mm2 e 2,5 mm2, mais entre tanto as coisas mudaram .
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

admin Escreveu:Pois no meu tempo de escola só havia duas secções de fio para electrificação de uma casa 1,5 mm2 e 2,5 mm2, mais entre tanto as coisas mudaram .
Isso é verdade, uma pessoa acaba por se perder no tempo com os conhecimentos adquiridos...

Está nas nossas mãos, utilizadores dete fórum partilharmos experiências e conhecimentos para nos actualizar, tanto nós que já trabalhamos na profissão como para a malta que está a tirar os cursos para assim vencerem na vida...

Cada vez mais este é o meu fórum de eleição :wink: :wink: :wink:
Imagem
Blackangel
Curioso
Curioso
Registado: 12 mar 2007, 21:04

Mensagem por Blackangel »

pmpmr Escreveu:confirmo sim, em varios sitios que li e vi no outro dia no AKI na secção de cabos isso tb... sao mm 6mm2 para fogao/forno electrico
Boa-noite
Sou muito novo neste fórum mas não quis deixar de dar a minha opinião.
Não há legislação nenhuma vigente que obrigue a passar um circuito trifásico de 6mm2 para o fogão.
Quanto ao disjuntor de 25A para a cozinha é exagerado pois se o user tiver como eu uma potência contratada á EDP de 25A, nunca poderá colocar essa amperagem como protecção para a cozinha.
O normal é pegar, verificar as intensidades dos electrodomésticos e fazer contas para chegar ao valor de protecção mais conveniente.
Cumpz 8)
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Blackangel Escreveu:
Boa-noite
Sou muito novo neste fórum mas não quis deixar de dar a minha opinião.
Não há legislação nenhuma vigente que obrigue a passar um circuito trifásico de 6mm2 para o fogão.
Quanto ao disjuntor de 25A para a cozinha é exagerado pois se o user tiver como eu uma potência contratada á EDP de 25A, nunca poderá colocar essa amperagem como protecção para a cozinha.
O normal é pegar, verificar as intensidades dos electrodomésticos e fazer contas para chegar ao valor de protecção mais conveniente.
Cumpz 8)
No fundo pouco interessa a protecção que se coloca porque o diferencial que a companhia instala é o primeiro a arrear... :wink:

Poderias colocar era um disjuntor de 20 amperes para o circuito do fogão por exemplo...

Focas uma coisa interessante: as intensidades :lol:
Imagem
litec
Inativo
Inativo
Registado: 23 abr 2007, 21:39

Mensagem por litec »

a secçao do fio para os fogões tem a ver com o consumo do fogão tendo
como secção minima 2.5mm tendo que ser dimençionado para dijuntor de 16a (4 mm dij 20,6mm dij 25)
Badtrip
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2007, 22:20

Re: Socorro!!!!

Mensagem por Badtrip »

Choque Frite Escreveu:Cenário:

Mudámos de casa, para um prédio com 34 anos. Apesar da idade está porreiro. Tomadas schuko por toda a casa. Maravilha!
Ao pintarmos uma divisão removemos as aparelhagens. Eis se não quando!!!! Drama Drama Horror Horror!!!! As shukos só estavam a fazer cenário! Nem os aparelhos de ar condicionado nas salas têm terra :shock:
Andei a chafurdar na cozinha e pelo menos a máquina de lavar roupa e frigorifico têm terra cuja eficácia não sei, Pelo menos não sinto formigueiro quando "acaricio" as máquinas. Donde vem a terra???

No quadro eléctrico só há 3 disjuntores cuja distribuição é uma coisa aparentemente anárquica. Não tem barramentos nenhuns. Está tudo emaranhado. Só vejo fios de 1,5. Começo a estar receoso embora a casa tenha estado habitada sem problemas.

atenção que as tubagens de PVC que essas casas tem muitas vezes não tem diametro para (fase,neutro,terra) com 2,5mm , ja apanhei uma casa nesse estado e acabei por deixar estar como estava modifiquei apenas o quadro ( casa dos meus avôs ) nem conseguia passar a guia.
Badtrip
Curioso
Curioso
Registado: 23 abr 2007, 22:20

Mensagem por Badtrip »

admin Escreveu:Não tenho a certeza mas actualmente eles aconselham para o circuito do fogão 6 mm2 .
Quem tiver a certeza e favor confirmar obrigado :D

pelo que sei os 6mm2 é em multifilar para o cabo , tendo em conta que nenhuma casa com mais de 6 anos vem preparada para isso os 2,5 mm2
servem bem , aconselho sempre a utilizar o circuito para a maquina de lavar que todas as casas com mais de 10 anos têm.

um fogão electrico normalmente tem um forno com 2000W e se for daqueles vitroceramicos tem mais 2000W divididos pelas 4 placas de aquecimento ( para as panelas )

4000 / 220 = 18,18 A o que vai fazer disparar o dijuntor de 16 A e o diferencial da EDP que está calibrado para 16A portanto o normal é quando se usa o forno só se usa uma placa ( normalmente )

2500 / 22 = 9A portanto aconselha-se a quem não pode ter uma instalação para o fogão , que use a da maquina de lavar e que quando usa o forno no maximo use apenas mais uma placa de aquecimento ( nos fogões vitroceramicos )
Electro_PT
Velha Guarda
Velha Guarda
Contacto:

Re: Socorro!!!!

Badtrip Escreveu:
Choque Frite Escreveu:Cenário:

atenção que as tubagens de PVC que essas casas tem muitas vezes não tem diametro para (fase,neutro,terra) com 2,5mm , ja apanhei uma casa nesse estado e acabei por deixar estar como estava modifiquei apenas o quadro ( casa dos meus avôs ) nem conseguia passar a guia.
Tubo VD12? :lol:
Imagem
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”