Dúvida de Projeto. Perda térmica tubagem

Responder
Saari
Curioso
Curioso
Registado: 03 jun 2013, 10:13

Dúvida de Projeto. Perda térmica tubagem

Mensagem por Saari »

Bom dia,

Tenho uma dúvida relativamente às perdas térmicas de um fluído quente/frio na tubagem entre a central térmica e as minhas unidades de climatização. Apesar de isolamento, estas perdas devem ser tidas em consideração. Se possível gostaria de tomar conhecimento sobre um método ou consideração simplista e outro mais aprofundado.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Carneiro.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Dúvida de Projeto. Perda térmica tubagem

Mensagem por jaimereis »

boas

existem outros factores de relevância para o calculo dessa perda, delta-temp, caudal, pressão....e a potencia fornecer.....

....os actuais isolamentos tem uma eficácia muito elevada....penso que deveria consultar as tabelas fornecidas pelos fabricante, pois varia muito de material....

...por exemplo, aqui no meu serviço, usamos isolamento em poliuretano expandido a envolver tubo de ferro preto, e em 7km de rede temos uma perda de 0,2 ºC para frio e pouco mais de 0,5ºC em calor...
Jaime Reis
Saari
Curioso
Curioso
Registado: 03 jun 2013, 10:13

Re: Dúvida de Projeto. Perda térmica tubagem

Mensagem por Saari »

Acabei por me explicar mal.

A minha questão aqui tem a ver com a seleção de uma caldeira para a minha instalação. Para isso à soma das cargas térmicas dos espaços, devo considerar as perdas térmicas ao longo da tubagem.

Analisando o catálogo de isolamento térmico, verifica-se que a condutibilidade é expressa em W/(m.ºC). Em aquecimento, considero que os espaços estão a 20ºC e o meu fluído está a 80ºC. O que fiz então para calcular a perda de carga foi multiplicar a condutibilidade do isolamento pelos metros de instalação e pela diferença de temperatura entre o fluído e o ar. Somei isso às necessidades térmicas dos diferentes espaços e obtenho o ponto para a caldeira.

Entretanto, gostaria que vozes mais experientes se pronunciassem sobre este assunto e pudessem confirmar se este meu método estará bem ou mal pensado.

Com os melhores cumprimentos,
Saari.
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”