Programar centralinas e airbags
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Programar centralinas e airbags
Viva!
Para as centralinas/central airbag, que vamos buscar às sucatas, que tipo de software devemos usar para depois as podermos usar noutros carros? Ou seja, fazer reset a immo, airbag, etc.
E também para reprogramar EEPROM's de ECU.
Obrigado,
Bruno
Para as centralinas/central airbag, que vamos buscar às sucatas, que tipo de software devemos usar para depois as podermos usar noutros carros? Ou seja, fazer reset a immo, airbag, etc.
E também para reprogramar EEPROM's de ECU.
Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Programar centralinas e airbags
boas
é outro ramo, mais de mecatronica....
terá que usar software compativel com CanBus ou CanOpen, na net poderá fazer download de algum software free, mas, para ter acesso a certos menus das centraline terá que ser pago...
terá que ter um conversor do tipo OBD2, no ebay poderá encontrar à venda com cd de software, limitado, mas com bastantes funcionalidades...
vasculhe na net por fóruns da especialidade, principalmente ingleses....
é outro ramo, mais de mecatronica....
terá que usar software compativel com CanBus ou CanOpen, na net poderá fazer download de algum software free, mas, para ter acesso a certos menus das centraline terá que ser pago...
terá que ter um conversor do tipo OBD2, no ebay poderá encontrar à venda com cd de software, limitado, mas com bastantes funcionalidades...
vasculhe na net por fóruns da especialidade, principalmente ingleses....
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Been thanked: 6 times
depende da marca do carro ...
se for VW ou seat ou audi tem o vagcom...
pode também arranjar informações bastante uteis em fórum da marca do seu carro ...
qual é a marca do Ferrari ?
se for VW ou seat ou audi tem o vagcom...
pode também arranjar informações bastante uteis em fórum da marca do seu carro ...
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva malta!
Ando a perguntar às pessoas que tipo de softwares usam para a reprogramação de centralinas, ou seja, alteração do mapa de potência do motor.
Outra situação é quando amigos meus vão buscar à sucata centralinas usadas (ECU, airbag), precisam de as colocar nos seus carros mas o sistema bloqueia por incompatibilidade de códigos.
Ando a perguntar às pessoas que tipo de softwares usam para a reprogramação de centralinas, ou seja, alteração do mapa de potência do motor.
Outra situação é quando amigos meus vão buscar à sucata centralinas usadas (ECU, airbag), precisam de as colocar nos seus carros mas o sistema bloqueia por incompatibilidade de códigos.
Atentamente,
Bruno
Bruno
-
- Quadro de Honra
é aquilo que lhe disse, depois de ligado no carro, usando a ligação OBD2, tem que validar o novo elemento, primeiro apaga o que existe e depois adiciona outro, cada modulo tem um endereço...e esse endereço é validado na rede bus....mas só com o software proprio...que existem varios na net......por razões obvias não lhe posso dizer onde procurar....(entenda-se , legais)
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
leu isto ?BLima Escreveu:Viva malta!
se for VW ou seat ou audi tem o vagcom..
dei-lhe um exemplo do grupo vag ... agora só teria que dizer qual a marca do carro em questão ...
pelo reafirmar da sua pergunta já vi que não leu ... mas ok
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Bom dia Quero aprender!
Estamos a falar de coisas diferentes. O software que refere serve para aceder a informação de sensores e actuadores que existem no carro. O que eu pretendo, é algo mais especifico, que lida directamente com a centralinas e respectivas CPU's no interior delas. É para manipular directamente as EEPROM's.
Não é para o meu Ferrari, mas sim para uma diversidade deles. O que me aparecer das pessoas!
Estamos a falar de coisas diferentes. O software que refere serve para aceder a informação de sensores e actuadores que existem no carro. O que eu pretendo, é algo mais especifico, que lida directamente com a centralinas e respectivas CPU's no interior delas. É para manipular directamente as EEPROM's.
Não é para o meu Ferrari, mas sim para uma diversidade deles. O que me aparecer das pessoas!
quero aprender Escreveu:leu isto ?BLima Escreveu:Viva malta!
se for VW ou seat ou audi tem o vagcom..
dei-lhe um exemplo do grupo vag ... agora só teria que dizer qual a marca do carro em questão ...
pelo reafirmar da sua pergunta já vi que não leu ... mas ok
Atentamente,
Bruno
Bruno
-
- Velha Guarda
será ?
dei o exemplo do vagcom , no vagcom , pode-se fazer tudo no carro desde apagar erros * originados de peças avariadas como centralinas * colocar quadrantes a zero ,´a VW não tem mais nenhum programa para o que o amigo quer ...
mas torno a trifisar o que já disse , é ir a um fórum da marca do seu carro que com toda a certeza que encontra lá o programa e resposta ...
na VW é o VAGCOM para tudo
um programa para multimarcas vai ser complicado ...
dei o exemplo do vagcom , no vagcom , pode-se fazer tudo no carro desde apagar erros * originados de peças avariadas como centralinas * colocar quadrantes a zero ,´a VW não tem mais nenhum programa para o que o amigo quer ...
mas torno a trifisar o que já disse , é ir a um fórum da marca do seu carro que com toda a certeza que encontra lá o programa e resposta ...
na VW é o VAGCOM para tudo
um programa para multimarcas vai ser complicado ...
-
- Quadro de Honra
caro quero aprender...o sistema que trabalha na industria automovel, seja que marca for, actualmente, é o CanBus, e o interface de ligação é o OBD2...o software , pode ser qualquer um....desde que aceda à rede da viatura e indentifique com o endereçamento da marca....hoje em dia quase todos os softwares de diagnostico estão preparados para 95% das marcas...
caro Blima...o que o amigo quer é outro campeonato....estamos a falar de software muito especifico, para não falar em hardware mais especifico ainda...e aqui é que porca torce o rabo, pois esse material é de exclusividade do fabricante, não do automovel mas sim do circuito integrado, dificilmente se encontrará "por aì"....
...tente, como já lhe disse anteriormente em foruns ingleses...mas parece dificil..
caro Blima...o que o amigo quer é outro campeonato....estamos a falar de software muito especifico, para não falar em hardware mais especifico ainda...e aqui é que porca torce o rabo, pois esse material é de exclusividade do fabricante, não do automovel mas sim do circuito integrado, dificilmente se encontrará "por aì"....
...tente, como já lhe disse anteriormente em foruns ingleses...mas parece dificil..
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva!
Vou colocar a minha questão de outra forma: O que acham do software/hardware carprog? Já trabalharam com ele?
http://www.codecard.lt/carprog/carprog- ... d_344.html
Vou colocar a minha questão de outra forma: O que acham do software/hardware carprog? Já trabalharam com ele?
http://www.codecard.lt/carprog/carprog- ... d_344.html
Atentamente,
Bruno
Bruno
-
- Velha Guarda
vou dar como exemplo a pergunta do autor do tópico :jaimereis Escreveu:caro quero aprender...o sistema que trabalha na industria automovel, seja que marca for, actualmente, é o CanBus, e o interface de ligação é o OBD2...o software , pode ser qualquer um....desde que aceda à rede da viatura e indentifique com o endereçamento da marca....hoje em dia quase todos os softwares de diagnostico estão preparados para 95% das marcas...
Para as centralinas/central airbag, que vamos buscar às sucatas, que tipo de software devemos usar para depois as podermos usar noutros carros?
imaginamos que o autor do tópico tem para alteração um seat Ibiza do aço e quer colocar-lhe uma centralina também do aço mas de um Ibiza cupra ...
com o vagcom é só programar a nova centralina e o carro fica a bombar ...
claro que está programação não é para todos ... há muitos que dizem que sabem fazer , mas na verdade poucos o sabem fazer corretamente ...
e já estou a dar um exemplo de limite ...
agora por exemplo um Ibiza a centralina avariou e vai-se a sucata buscar outra da mesma versão do carro , isto hoje em dia é feito com a maior normalidade com o tal programa vagcom ...
mais ... apagar erros , anular ou repor funções isso é feito no programa que falei e estou a dar exemplo o grupo VAG...
mais isto que eu falei NÃO se consegue fazer com o tal softwares de diagnostico estão preparados para 95% das marcas , não !!!
esses softwares de diagnostico estão preparados para 95% das marcas é para coisitas básicas ...
e o comprovar disso é falarem com as casas de repros e alterações , que eles confirmam isto que vos digo ...
como disse , se é esta a questão do autor do tópico , esta a realidade , para coisas básicas software básico para coisas mais detalhas programa da marca ...
https://www.google.pt/search?q=vag+com& ... 66&bih=650
https://www.google.pt/search?q=vag+com& ... 2&tbm=isch
há e em relação a :
CanBus, e o interface de ligação é o OBD2
há muito que os carros já usam disto... e por isso ter falado num outro tópico de relés ...
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Os sistemas usuais que andam para aí à solta para os automóveis, não é mais que uma consola de comando.
O que Blima quer é outra coisa.
Por exemplo:
Se uma centralina (bsi, cdi etc..) tem uma determinada rampa de potencia na 2 velocidade e queres alterar o debito, ou temperatura de funcionamento do motor ou caudal de admissão, é com um programa especifico para programação, alguns trabalham em Basic, tem-se alguns casos no grupo Vag, o mesmo motor e toda a mecânica e electrónica com 105, 110, 115 CV ou 130, 140, 150 CV isto consegue-se com alteração da programação da chamada centralina (bsi, cdi depende da marcas), e na Citroen -Peugeot 90, 100 110 CV dependo modelo do veiculo, se comercial ou passageiros.
Cump.
Mário
Os sistemas usuais que andam para aí à solta para os automóveis, não é mais que uma consola de comando.
Por exemplo:
Se uma centralina (bsi, cdi etc..) tem uma determinada rampa de potencia na 2 velocidade e queres alterar o debito, ou temperatura de funcionamento do motor ou caudal de admissão, é com um programa especifico para programação, alguns trabalham em Basic, tem-se alguns casos no grupo Vag, o mesmo motor e toda a mecânica e electrónica com 105, 110, 115 CV ou 130, 140, 150 CV isto consegue-se com alteração da programação da chamada centralina (bsi, cdi depende da marcas), e na Citroen -Peugeot 90, 100 110 CV dependo modelo do veiculo, se comercial ou passageiros.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Quadro de Honra
quero aprender Escreveu:vou dar como exemplo a pergunta do autor do tópico :jaimereis Escreveu:caro quero aprender...o sistema que trabalha na industria automovel, seja que marca for, actualmente, é o CanBus, e o interface de ligação é o OBD2...o software , pode ser qualquer um....desde que aceda à rede da viatura e indentifique com o endereçamento da marca....hoje em dia quase todos os softwares de diagnostico estão preparados para 95% das marcas...
Para as centralinas/central airbag, que vamos buscar às sucatas, que tipo de software devemos usar para depois as podermos usar noutros carros?
imaginamos que o autor do tópico tem para alteração um seat Ibiza do aço e quer colocar-lhe uma centralina também do aço mas de um Ibiza cupra ...
com o vagcom é só programar a nova centralina e o carro fica a bombar ...
claro que está programação não é para todos ... há muitos que dizem que sabem fazer , mas na verdade poucos o sabem fazer corretamente ...
e já estou a dar um exemplo de limite ...
agora por exemplo um Ibiza a centralina avariou e vai-se a sucata buscar outra da mesma versão do carro , isto hoje em dia é feito com a maior normalidade com o tal programa vagcom ...
mais ... apagar erros , anular ou repor funções isso é feito no programa que falei e estou a dar exemplo o grupo VAG...
mais isto que eu falei NÃO se consegue fazer com o tal softwares de diagnostico estão preparados para 95% das marcas , não !!!
esses softwares de diagnostico estão preparados para 95% das marcas é para coisitas básicas ...
e o comprovar disso é falarem com as casas de repros e alterações , que eles confirmam isto que vos digo ...
como disse , se é esta a questão do autor do tópico , esta a realidade , para coisas básicas software básico para coisas mais detalhas programa da marca ...
https://www.google.pt/search?q=vag+com& ... 66&bih=650
https://www.google.pt/search?q=vag+com& ... 2&tbm=isch
há e em relação a :
CanBus, e o interface de ligação é o OBD2
há muito que os carros já usam disto... e por isso ter falado num outro tópico de relés ...
caro amigo....
o software de que fala , não é mais que um software de diagnostico, neste caso dedicado ao Grupo Volkswagen, mas existem outros com as mesmas funções, por exemplo a Bosch tem um...tal como outros fabricantes....
...agora o acesso e actualizações, tem a ver com as licenças...que são pagas....se adquirir o da Bosch e pagar a licença Volkswagen tem exactamente tudo o que tem no da VAG-COM....ou compra o VAG-COM e já tem acesso às viaturas Volkswagen, ou compra por exemplo Bosch, e depois as licenças Volkswagen, Renault, Peugeout, BMW, as que quiser...
...como diz o Mário, ou se compra em CD e se instala num portatil, ou se pode adquirir uma consola de ligação directa....existem já fabricantes que disponibilizam software para tablets (iOS ou Android) com interface via Bluetooth para a ligação OBD2....
Jaime Reis
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas Blima
Vai ver
http://www.autodiagnosticsandpublishing.com/
https://www.youtube.com/channel/UCQ3LBc ... v1ktEB8Y6g
Cump.
Mário
Vai ver
http://www.autodiagnosticsandpublishing.com/
https://www.youtube.com/channel/UCQ3LBc ... v1ktEB8Y6g
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
mas então a pergunta não pode ser esta :Mário Escreveu:Boas
porque para a pergunta a resposta dada como exemplo ( vw ) é mais que suficiente , é o usado pelas casa de repros e outras.
quantos aos softwares , não vamos entrar aqui um diz uma coisa outro diz outra ...
mas dou o meu carro como exemplo , fui a uma oficina dessas multimarcas e diagnostico injetor marado ...
o carro teve que ir à marca por causa da bomba injetora , erros 0 ...
ainda perguntei do injetor ... resposta do mecânico e passo a citar :
essas maquinas e programas fazem milagres - fim de citação.