Disjuntores
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 19 fev 2014, 01:15
Disjuntores
Boa noite,
Estou instalando um circuito elétrico para ar condicionado Split de 18000 BTU's e já tenho 2 disjuntores monopolares de 25A cada. Posso utilizar 1 para cada fase para proteção? Abraço.
Estou instalando um circuito elétrico para ar condicionado Split de 18000 BTU's e já tenho 2 disjuntores monopolares de 25A cada. Posso utilizar 1 para cada fase para proteção? Abraço.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Disjuntores
Boas
Não tem o perfil "profile" preenchido.
Nós temos que adivinhar qual o local da instalação.
Cump.
Mário
PaulinhoSoh Escreveu:Boa noite,
Não fazem a apresentação.Duzia12 Escreveu:Os circuitos devem ser monofásicos e não bifásicos!!
Não tem o perfil "profile" preenchido.
Nós temos que adivinhar qual o local da instalação.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Registado: 04 fev 2009, 10:45
Dois disjuntores, porquê? Duas fases, bifásico é isso?
Não percebo muito de AC mas parece-me que é a unidade emissora de ar que controla o condensador. Desta forma a alimentação deverá chegar ao controlador e deste deverá existir uma saída para o condensador (para lhe pedir o ar necessário).
Se não estou enganado também não estou a perceber o porquê de dois disjuntores, a não ser, lá está, se o circuito for bifásico mas ainda assim, nesse caso, deverá ser instalado um disjuntor bipolar e não dois em separado, correndo o risco de se perder uma fase ao disparar apenas um...
Como disse não sou expert na matéria mas parece-me que falta alguma informação.
Não percebo muito de AC mas parece-me que é a unidade emissora de ar que controla o condensador. Desta forma a alimentação deverá chegar ao controlador e deste deverá existir uma saída para o condensador (para lhe pedir o ar necessário).
Se não estou enganado também não estou a perceber o porquê de dois disjuntores, a não ser, lá está, se o circuito for bifásico mas ainda assim, nesse caso, deverá ser instalado um disjuntor bipolar e não dois em separado, correndo o risco de se perder uma fase ao disparar apenas um...
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Been thanked: 17 times
Texugoelectrico Escreveu:Dois disjuntores, porquê? Duas fases, bifásico é isso?
Se precisa de duas fases deve levar dois circuitos separados senão só pode fazer contrato trifásico.
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Boas
há equipamentos de ac multisplit em que a unidade exterior alimenta duas unidades interiores.
A alimentação é feita à unidade exterior a através com duas alimentações independentes monofásicas, 25A, e outra também, 10A, mono para o comando.
Por exemplo a 42 VKG da Daikini.
há equipamentos de ac multisplit em que a unidade exterior alimenta duas unidades interiores.
A alimentação é feita à unidade exterior a através com duas alimentações independentes monofásicas, 25A, e outra também, 10A, mono para o comando.
Por exemplo a 42 VKG da Daikini.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Curioso
- Registado: 04 fev 2009, 10:45
Duzia12 Escreveu:Se precisa de duas fases deve levar dois circuitos separados senão só pode fazer contrato trifásico.
Pela vocabulário parece-me que é brasileiro, pelo que admiti que se pudesse tratar de uma rede bifásica (por lá ainda se usa).
Mas é perfeitamente possível que sejam dois circuitos separados (um para o controlo e outro de potência para o condensador é isso?), ou então a ideia do "rebelocruz", disso já me apercebi em alguns casos, um só condensador com dois "ventiladores".
Em todo o caso é adivinhação:p
voçe tem que ver que potencia e que o cirquito tem e calcular o cabo e a proteção ok
dempois ve se tem quenda de tensão inferior a 4%
dempois ve se tem quenda de tensão inferior a 4%
Num ar condicionado que tem o consumo maximo de 19,2A medidos. Que disjuntor devo usar?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Para proteger o AC?Hapl Escreveu:Num ar condicionado que tem o consumo maximo de 19,2A medidos. Que disjuntor devo usar?
Se for para proteger o AC, é o fabricante que deve responder... se for para proteger a canalização que o alimenta, aí a conversa é outra...
Se a resposta "pender" para última opção, é preciso saber em que condições será feita a instalação da canalização.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Been thanked: 17 times
Texugoelectrico Escreveu:Duzia12 Escreveu:Se precisa de duas fases deve levar dois circuitos separados senão só pode fazer contrato trifásico.
Pela vocabulário parece-me que é brasileiro, pelo que admiti que se pudesse tratar de uma rede bifásica (por lá ainda se usa).
Mas é perfeitamente possível que sejam dois circuitos separados (um para o controlo e outro de potência para o condensador é isso?), ou então a ideia do "rebelocruz", disso já me apercebi em alguns casos, um só condensador com dois "ventiladores".
Em todo o caso é adivinhação:p
Se houver circuitos bifásicos ou trifásicos já que em alguns fornos tem as 3 ligações possíveis, monofásico, bifásico e trifásico, o bifásico não sei se é autorizado, não pode o contrato ser monofásico, pois junta no neutro 15 ou 30 ou 45 A monofásicos 2,5 mm^2 com Iz =26 A
Esta é uma situação muito caricata na prática em escritórios que se faz a linha geral a 2,5 trifásico e as baixadas monofásico a 2,5 A e contratos de 6,9 KVA.---1x30 A
Este assunto já foi discutido aqui exaustivamente.