Instalação colectiva em Edificio

Responder
Petermo
Curioso
Curioso
Registado: 06 fev 2014, 10:04
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Instalação colectiva em Edificio

Mensagem por Petermo »

Olá amigos,

Gostaria de obter a vossa opinião sobre um assunto no predio onde moro.

Há cerca de 8 anos atrás, foi executado no ambito de empreitada geral, uma instalação colectiva no predio, porém as sucessivas administrações do condominio não solicitaram o contador durante este periodo, ou seja o predio estava ligado mas não tinha contador, embora eu não estivesse de acordo, mas como sabem a maioria ganha. O ano passado o fiscal da EDP advertiu para a rectificação da situação, resultado agora os outros condominos andam arrasca. Segundo eu apurei junto da Certiel a certificação da instalação nunca foi solicitada pela empresa que executou a instalação, para que pudesse ser instalado o contador pela entidade distribuidora. Actualmente para que seja colocado o contador é necessario que haja projecto e alterações na instalação( isto dito pela administração), para que a mesma esteja conforme, para desta maneira se obter a cetificação, apesar de como eu disse a instalação ter só 8 anos.
1ª .Agora pergunto se alguem me souber responder, agradecia. O projecto da instalação sei que é necessario, agora face ao tempo que tem a instalação é necessario alterar ramais, colunas, etc ?
2ª . Na versão da administração do condominio, uma forma de ulltrapassar esta situação é instalar um quadro e um contador particular na escada inerentes às partes comuns, já que os valores da 1ª situação são elevados, com ligação directa ao contador de uma das fracções do R/chão, se tal é possivel, ja que o predio é pequeno?
Cheira-me a esturro nisto, atendendo às pessoas que estão envolvidas nisto, mas tambem pode ser exagero meu.

Obrigado a todos

Obrigado a todos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Instalação colectiva em Edificio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Deve ser mais explicito na sua pergunta.
Ou seja, fizeram obras nas zonas comuns, e fizeram uma nova coluna montante e iluminação das escadas, certo,?
Os inquilinos já todos têm as suas instalações ligadas com energia?
Quanto a projeto, tem a ver com o numero de inquilinos, garagens, lojas, etc, se a potência a instalar no total do prédio exceder os 50Kvas vai ter necessidade de projeto.
A nova coluna feita à 8 anos atras já deve estar de acordo com as RTIEBT, portanto só deverá ser necessário proceder ao reforço de ramal.
Quanto a certificações vai ter 2, uma para a coluna montante de acordo com a nova potência prevista para o reforço de ramal, e outra vistoria às instalações dos serviços comuns.
Portanto 51.23€X2=102.46€ para pedidos de certificação, e + encargos com eventual reforço de ramal + encargos com eventula projeto etc.
Porque não chama um Técnico de eletricidade ao local, para lhe orçamentar esse eventual trabalho, e depois confronta a Adminiostração com o seu orçamento.

Petermo Escreveu:Olá amigos,

Há cerca de 8 anos atrás, foi executado no ambito de empreitada geral, uma instalação colectiva no predio, porém as sucessivas administrações do condominio não solicitaram o contador durante este periodo, ou seja o predio estava ligado mas não tinha contador, embora eu não estivesse de acordo, mas como sabem a maioria ganha. O ano passado o fiscal da EDP advertiu para a rectificação da situação, resultado agora os outros condominos andam arrasca. Segundo eu apurei junto da Certiel a certificação da instalação nunca foi solicitada pela empresa que executou a instalação, para que pudesse ser instalado o contador pela entidade distribuidora. Actualmente para que seja colocado o contador é necessario que haja projecto e alterações na instalação( isto dito pela administração), para que a mesma esteja conforme, para desta maneira se obter a cetificação, apesar de como eu disse a instalação ter só 8 anos.
1ª .Agora pergunto se alguem me souber responder, agradecia. O projecto da instalação sei que é necessario, agora face ao tempo que tem a instalação é necessario alterar ramais, colunas, etc ?
2ª . Na versão da administração do condominio, uma forma de ulltrapassar esta situação é instalar um quadro e um contador particular na escada inerentes às partes comuns, já que os valores da 1ª situação são elevados, com ligação directa ao contador de uma das fracções do R/chão, se tal é possivel, ja que o predio é pequeno?
Cheira-me a esturro nisto, atendendo às pessoas que estão envolvidas nisto, mas tambem pode ser exagero meu.

Obrigado a todos

Obrigado a todos
Cpts.
Energy
Petermo
Curioso
Curioso

Mensagem por Petermo »

Boa tarde,

Desde já agradeço a sua resposta.
A instalação colectiva está completa, tem tudo o que uma instalação colectiva deve ter, e este é um dos motivos que suscita duvidas, todos os condominos, num total de 4 têm energia, e para este numero de certeza que não ultrapassa os 50kvas, pois a potencia instalada deve ser a minima, por volta dos 3.5kvas, mesmo para reforço de ramal tenho muitas duvidas, embora não saiba o que está feito, mas para uma instalação com 8 anos deve estar de acordo com o RTIEBT.
Agora se a EDP não aprova a colocação de um contador numa instalação nova, por falta de certificação, vai aprovar colocar um contador ligado a uma das fracções para fazer a leitura da electricidade das partes comens? para isto tambem não preciso certificação? ainda por cima estamos a falar de fracções cuja as instalações já têm pelo menos 30anos?. Isto tudo soa-me a historia, mal contada.
Eu apenas tenho a Acta, referente a uma assembleia que não pude estar presente, onde está escrito estas "histórias", que vou ter que responder dentro dos prazos estipulados por lei, para isso pretendia saber com certeza aquilo que vou responder.

Cumprimentos

ENERGY Escreveu:Boas
Ou seja, fizeram obras nas zonas comuns, e fizeram uma nova coluna montante e iluminação das escadas, certo,?
Quanto a projeto, tem a ver com o numero de inquilinos, garagens, lojas, etc, se a potência a instalar no total do prédio exceder os 50Kvas vai ter necessidade de projeto.
A nova coluna feita à 8 anos atras já deve estar de acordo com as RTIEBT, portanto só deverá ser necessário proceder ao reforço de ramal.
Quanto a certificações vai ter 2, uma para a coluna montante de acordo com a nova potência prevista para o reforço de ramal, e outra vistoria às instalações dos serviços comuns.
Portanto 51.23€X2=102.46€ para pedidos de certificação, e + encargos com eventual reforço de ramal + encargos com eventula projeto etc.
Porque não chama um Técnico de eletricidade ao local, para lhe orçamentar esse eventual trabalho, e depois confronta a Adminiostração com o seu orçamento.

Obrigado a todos

Obrigado a todos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se me diz que o predio em causa só tem 4 inquilinos, a potência a prever para reforço de ramal, será de 6.9Kvas X 4=27.6Kvas + 3.45Kvas para serviços comuns = 31.05Kvas (Potência Total do Predio) isto se não tiver lojas ou outras instalações agregadas ao edificio, se tiver essas instalações tambem contam para a potência total do edificio, mesmo tendo entradas ou ramais independentes do prédio.
Perante esta potência não precisa de apresentar nenhum projeto, apenas tem de pedir reforço de ramal, e pagar a diferença entre a potencia instalada e a nova potencia a instalar.
Atenção que a EDP pode exigir a que a portinhola passe para o exterior do prédio, e aí vai ter de chamar uma empresa para fazer esse trabalho.
Quanto à questão do contador ligado a uma fração, isso é ilegal, e portanto a EDP não faz esse tipo de serviço, no entanto existem alguns prédios nessa situação.
Se quer impugnar a assembleia de condominos, deve responder a esta dentro do prazo que a lei lhe confere, e munir-se de elementos relevantes para não ter problemas na proxima assembleia de condominos.
Deve munir-se de pareceres técnicos da instalação existente, orçamentos dos novos trabalhos a executar, e de legislação (RTIEBT) e depois é fazer valer os seus direitos perante os outros 3 condominos.

Petermo Escreveu:Boa tarde,

Desde já agradeço a sua resposta.
A instalação colectiva está completa, tem tudo o que uma instalação colectiva deve ter, e este é um dos motivos que suscita duvidas, todos os condominos, num total de 4 têm energia, e para este numero de certeza que não ultrapassa os 50kvas, pois a potencia instalada deve ser a minima, por volta dos 3.5kvas, mesmo para reforço de ramal tenho muitas duvidas, embora não saiba o que está feito, mas para uma instalação com 8 anos deve estar de acordo com o RTIEBT.
Agora se a EDP não aprova a colocação de um contador numa instalação nova, por falta de certificação, vai aprovar colocar um contador ligado a uma das fracções para fazer a leitura da electricidade das partes comens? para isto tambem não preciso certificação? ainda por cima estamos a falar de fracções cuja as instalações já têm pelo menos 30anos?. Isto tudo soa-me a historia, mal contada.
Eu apenas tenho a Acta, referente a uma assembleia que não pude estar presente, onde está escrito estas "histórias", que vou ter que responder dentro dos prazos estipulados por lei, para isso pretendia saber com certeza aquilo que vou responder.

Cumprimentos

ENERGY Escreveu:Boas

Obrigado a todos

Obrigado a todos
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Até 6,9 KVA a EDP não pede certificação,
Petermo
Curioso
Curioso

Mensagem por Petermo »

Obrigado pela resposta

Então não é obrigatório o certificado da instalação para potencia inferior a 6,9kvas?
Nem é necessário qualquer visturia à instalação?

cumps

Duzia12 Escreveu:Até 6,9 KVA a EDP não pede certificação,
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55

Mensagem por DEUS AMIGO »

Ó dúzia 12 - Só se for em Braga? a EDP não pede certificação até 6,9 KVA ?
Petermo
Curioso
Curioso

Mensagem por Petermo »

Viva a todos, em especial ao Energy,

A caixa de escadas no Res do Chão tem 3 caixas, junto à parede exterior, mas do lado de dentro, as mesmas estão perfiladas na vertical, com a seguinte designação, de baixo para cima; P100 00.078;GB 100A 00.150; P100; PC L250 00.192. O armario do contador não tem a designação, mas as dimensões são : 58,5 cm x 48,5 cm x 20 cm.

Se alguem me consegue confirmar se estas caixas ainda em conformidade.

Cumps
Anexos
Contador
Contador
DSC_0143.jpg (32.82 KiB) Visto 933 vezes
Caixas
Caixas
DSC_0142.jpg (40.25 KiB) Visto 933 vezes
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
De onde é que o "Duzia 12" tirou esta conclusão de que a EDP até 6.9Kvas não pede certificação???
A EDP não pede ao cliente o certificado em alguns casos, porque já lá tem na sua base de dados o Ok da instalação (certificação), se não o tiver pede de imediato o certificado para efeitos de fazer contrato, independentemente da potência a instalar.
Mas tambem à casos em que a EDP a pedido do cliente, passa de 3.45Kvas para 6.9Kvas sem pedir qualquer certificado ou exigir o reforço de ramal, isto nas instalações antigas.

Duzia12 Escreveu:Até 6,9 KVA a EDP não pede certificação,
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”