Prezados amigos,
Espero que estejam a ter um excelente fim de semana, apesar do temporal que se está a fazer sentir.
Nestes fins-de-semana tenho estado a dedicar-me a uma das minhas áreas predilectas: a História.
Um dos temas que tenho analisado ultimamente prende-se com Cristóvão Colombo. Das obras que li, elas apontam para o seguinte:
- Cristóvão Colombo não era Veneziano, mas sim Português de Cuba do Alentejo (dai ter dado o nome da sua terra a uma ilha com o mesmo nome).
- Era um espião ao serviço de D. João II, que o mandou a Espanha convencer o Rei de lá que a Índia era a ocidente, desviando-a da verdadeira Índia.
- Os Portugueses já tinham descoberto a América antes de Colombo, situação esta relatada pela familiaridade que os nativos demonstraram ao verem os Europeus a chegar. Só que a América na altura não aparentava ter muitas riquezas.
- Da América os Portugueses só estavam interessados no Brasil, o qual não foi declarado como descoberto pó Colombo aí Rei Espanhou. D. João II assegurou a sua posse através do tratado de Tordesilhas.
O que acham desta temática? A mim só mostra, mais uma vez, a capacidade dos Portugueses em dar a volta ás coisas em situações de crise.
Cristóvão Colombo
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Cristóvão Colombo
é realmente uma da hipoteses apontadas, especula-se muito sobre o tema mas verdades não existem...é como a descoberta da America....se Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 1500, seria demasiado estupido não desconfiar que haveria territorios a norte...lembra-se que Colombo chegou á America cerca de 50 anos depois...
...segundo historiadores, pensa-se que ele( Cabral) esteve lá primeiro, só não atracou, talvez por não encontrar costa segura ou as condições climatericas não deixaram , tendo ai navegado mais para sul, atracando, sim, em 1500 no actual Brasil....
...existem, relatos e historias, da parte das tribos da America do Norte, da presença de brancos, anteriores á chegada de Colombo...talvez de PAC ou de pescadores que se refugiaram devido a temporal...
....é tudo especulações, mas temas de grande interesse....
...segundo historiadores, pensa-se que ele( Cabral) esteve lá primeiro, só não atracou, talvez por não encontrar costa segura ou as condições climatericas não deixaram , tendo ai navegado mais para sul, atracando, sim, em 1500 no actual Brasil....
...existem, relatos e historias, da parte das tribos da America do Norte, da presença de brancos, anteriores á chegada de Colombo...talvez de PAC ou de pescadores que se refugiaram devido a temporal...
....é tudo especulações, mas temas de grande interesse....
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Re: Cristóvão Colombo
Existe um documentário no canal História que aponta para os Chineses a descoberta da América. existe tambem diversa literatura que aponta para a descoberta dos EUA pelos Chineses.