Viva!
Costumam usar os EPIs referidos em cima? Sinceramente, nunca uso viseira. Seguramente estou a ser desleixado, mas gostava de saber as situações das quais não abdicam de usar estas protecções.
Quando estão numa intervenção, dentro de uma fábrica, usam sempre este material? Mesmo quando vão ver porquê que um disjuntor 16A, ou outro semelhante, caiu?
Relativamente às ferramentas não isoladas, usam-nas com luvas em quadros em carga? Ou optam sempre por umas isoladas. Há risco de choque? Já tocaram acidentalmente, com as luvas, em barramentos?
Pedi uma cotação para comprar uma viseira/capacete, mas estou a ponderar a usabilidade do mesmo, no meu dia-a-dia.
Usam capacete com viseira? e ferramentas não isoladas?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Usam capacete com viseira? e ferramentas não isoladas?
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-
- Curioso
- Registado: 16 out 2008, 15:15
- Been thanked: 2 times
Re: Usam capacete com viseira? e ferramentas não isoladas?
Uso capacete com viseira em várias situações, já tive de intervir em vários acidentes electricos que se tornaram mais graves devido à falta do equipamento de protecção.
Uso o capacete com viseira, sobretudo em instalações de risco, por exemplo um prédio antigo em que preciso abrir a portinhola e esta se encontra em muito mau estado, já aconteceu que ao abrir, as bases de fusíveis que estavam degradadas partiram e provocaram o curto-circuito, o mesmo acontece em armários de distribuição, ao abrir a porta de um armário, o tri-bloco que suporta os fusíveis estava partido e ocorreu o curto-circuito.
Ou seja, nunca sabemos o que vai lá estar, por isso mais vale prevenir.
Toco sempre com as luvas em barramentos em tensão, faz parte do meu trabalho, uso umas luvas de protecção eléctrica, o por cima uso outras de protecção mecânica, isto porque apenas as duas se complementam, por fazer este tipo de trabalho, as condições de segurança têm de ser seguidas à regra, apesar de muitas vezes termos tendência a desleixar devido ao hábito, mas isso não pode acontecer.
Uso o capacete com viseira, sobretudo em instalações de risco, por exemplo um prédio antigo em que preciso abrir a portinhola e esta se encontra em muito mau estado, já aconteceu que ao abrir, as bases de fusíveis que estavam degradadas partiram e provocaram o curto-circuito, o mesmo acontece em armários de distribuição, ao abrir a porta de um armário, o tri-bloco que suporta os fusíveis estava partido e ocorreu o curto-circuito.
Ou seja, nunca sabemos o que vai lá estar, por isso mais vale prevenir.
Toco sempre com as luvas em barramentos em tensão, faz parte do meu trabalho, uso umas luvas de protecção eléctrica, o por cima uso outras de protecção mecânica, isto porque apenas as duas se complementam, por fazer este tipo de trabalho, as condições de segurança têm de ser seguidas à regra, apesar de muitas vezes termos tendência a desleixar devido ao hábito, mas isso não pode acontecer.
Última edição por magic_maker em 13 fev 2014, 14:38, editado 1 vez no total.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Obrigado pelo testemunho.
Abri este tópico, pois gostava de saber a experiência sincera de cada um. Penso por vezes que é excesso de zelo usar o equipamento, mas de facto há situações imponderáveis que nos acontecem.
Abri este tópico, pois gostava de saber a experiência sincera de cada um. Penso por vezes que é excesso de zelo usar o equipamento, mas de facto há situações imponderáveis que nos acontecem.
Atentamente,
Bruno
Bruno
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
A Azul
Cump.
Mário
O perigo existe sempre. Há uns videos no You tube (é da fluke) sobre a utilização de epi`s, vê e pensa que só acontece aos outros, porque tu tens cuidado, até ao dia... foi azar.BLima Escreveu:Viva!
Costumam usar os EPIs referidos em cima? Sinceramente, nunca uso viseira. Seguramente estou a ser desleixado, mas gostava de saber as situações das quais não abdicam de usar estas protecções.
Sim, viseira de cor branca e nalguns de cor verde. Tem um contra, risca-se muito.
Sim, as ferramentas são isoladas, as mais usuais, alicates e chaves de fenda ou tipo Philips e outras de punho. Chaves de bocas, luneta, caixa, etc, não são isoladas, mas não trabalho em tensão com elas.
Quando estão numa intervenção, dentro de uma fábrica, usam sempre este material? Mesmo quando vão ver porquê que um disjuntor 16A, ou outro semelhante, caiu?
Tenho fábricas que tens que andar de capacete e colete é obrigatório. Deves de ter sempre atenção ao seguinte;
Tu é que tens que verificar o que te faz falta, tu é que tens que conhecer o local e as características do mesmo. Ou seja, se tens a certeza que podes ligar o disjuntor sem acontecer incidente então ligas com a mão, e sem luva de borracha (isolada), mas se o disjuntor desligou, e já antes de chegares ao local já diversas vezes tentaram que arma-se e não dava, então o melhor é pores protecção e abrires o quadro. Posso dizer que um fuzivel de 800 Amp. dá um bom estoiro que se ouve e bem.
Relativamente às ferramentas não isoladas, usam-nas com luvas em quadros em carga? Ou optam sempre por umas isoladas. Há risco de choque? Já tocaram acidentalmente, com as luvas, em barramentos?
Normalmente uso as luvas (isoladas) quando estou a instalar (ou a desinstalar) o analisador de análise.
Pedi uma cotação para comprar uma viseira/capacete, mas estou a ponderar a usabilidade do mesmo, no meu dia-a-dia.
A Azul
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Trabalhei à uns anos em redes em tensão, sob supervisão de espanhois, e de funcionários da EDP, e um dos requesitos era que todo o material utilizado nessas intervenções cumprisse as normas, portanto só ferramentas isoladas, capacetes com viseira, luvas, punhos, tapetes, etc, etc.
E como os trabalhos se realizavam em PTs, armários na via publica, portinholas de edificios, Quadros de Colunas, caixas de coluna etc, os curiosos eram sempre mantidos à distância.
Devido a não usar as devidas proteções, (capacete com viseira, luvas) já fui vitima de incidente quando colocava fusiveis numa portinhola, porque acreditei no serviço de outro colega, ficou-me de emenda e hoje não confio no serviço de ninguém em obra, sempre que intervenho no serviços começado por outros, utilizo todos os meios ao meu dispor para despistar algo que possa estar errado na instalação, e só depois de colocar as devidas proteções e usar as devidas ferramentas, executo o serviço nas calmas, e se alguém pressionar na rapidez, que execute.
Trabalhei à uns anos em redes em tensão, sob supervisão de espanhois, e de funcionários da EDP, e um dos requesitos era que todo o material utilizado nessas intervenções cumprisse as normas, portanto só ferramentas isoladas, capacetes com viseira, luvas, punhos, tapetes, etc, etc.
E como os trabalhos se realizavam em PTs, armários na via publica, portinholas de edificios, Quadros de Colunas, caixas de coluna etc, os curiosos eram sempre mantidos à distância.
Devido a não usar as devidas proteções, (capacete com viseira, luvas) já fui vitima de incidente quando colocava fusiveis numa portinhola, porque acreditei no serviço de outro colega, ficou-me de emenda e hoje não confio no serviço de ninguém em obra, sempre que intervenho no serviços começado por outros, utilizo todos os meios ao meu dispor para despistar algo que possa estar errado na instalação, e só depois de colocar as devidas proteções e usar as devidas ferramentas, executo o serviço nas calmas, e se alguém pressionar na rapidez, que execute.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 03 out 2013, 14:53
Dependendo do tipo de serviço que vou realizar,assim é o tipo de segurança que vou usar. Quando tenho que substituir um fusível seja ele num poste, dentro de um PT ou numa portinhola uso a viseira e as luvas para não correr o risco de,se curto circuito houver ou defeito do material,de me queimar ou de receber uma descarga. Dito isto cabe ao técnico que esta a realizar a intervenção de calcular os potenciais riscos que o envolvem e de usar os EPI´S que considere necessários para a sua protecção. Quanto as ferramentas e para evitar descuides, só uso ferramentas isoladas, podem ser um pouco mais caras mas considero isso um investimento na minha segurança.