Alterar estrela/triangulo para vlt em compressor de parafuso
Alterar estrela/triangulo para vlt em compressor de parafuso
Boas.
Na fabrica onde trabalho já algum tempo que falamos em tentar colocar um variador de frequencia em um motor de um compressor de parafuso.
Neste momento estamos já em fase de preparação para a alteração, mas temos algumas duvidas sobre qual o variador utilizar e que tipos de filtros precisamos de colocar para ressonâncias, interferências em radio-frequências, etc....
O controlador do compressor já o permite pois vem já com toda a programação feita preparada para esse tipo de funcionamento do motor.
Estamos a falar de um compressor de parafuso grasso de 1500 m3 h, e de um motor schorch de 200kw. Ah e já fomos aconselhados a mudar os rolamentos do motor para uns de cerâmica, será mesmo preciso?
Gostava que alguém que já tivesse feito uma alteração do género que me ajudasse, de preferência em motores para o mesmo tipo de aplicação, mas também podem me dizer a vossa experiencia em outro tipo de aplicações com variadores para o mesmo tipo de potencia .
Na fabrica onde trabalho já algum tempo que falamos em tentar colocar um variador de frequencia em um motor de um compressor de parafuso.
Neste momento estamos já em fase de preparação para a alteração, mas temos algumas duvidas sobre qual o variador utilizar e que tipos de filtros precisamos de colocar para ressonâncias, interferências em radio-frequências, etc....
O controlador do compressor já o permite pois vem já com toda a programação feita preparada para esse tipo de funcionamento do motor.
Estamos a falar de um compressor de parafuso grasso de 1500 m3 h, e de um motor schorch de 200kw. Ah e já fomos aconselhados a mudar os rolamentos do motor para uns de cerâmica, será mesmo preciso?
Gostava que alguém que já tivesse feito uma alteração do género que me ajudasse, de preferência em motores para o mesmo tipo de aplicação, mas também podem me dizer a vossa experiencia em outro tipo de aplicações com variadores para o mesmo tipo de potencia .
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
Re: Alterar estrela/triangulo para vlt em compressor de para
boas
compressor de quê???
chiller( tipo de fluido)?? ar comprimido??
já vi essas alterações, mas com arrancadores progressivos...
compressor de quê???
chiller( tipo de fluido)?? ar comprimido??
já vi essas alterações, mas com arrancadores progressivos...
Jaime Reis
Pois esqueci-me dessas informações:
é um compressor de um circuito de frio que trabalha com amoniaco como gás refrigerante, e com pressões de 3bar(abs) na aspiração e +/- 12 bar(abs) na descarga.
Já vimos sistemas com arranque suave, mas a nós não nos interessa pois o compressor está sempre a trabalhar, tem mesmo de ser com variador de velocidade.
é um compressor de um circuito de frio que trabalha com amoniaco como gás refrigerante, e com pressões de 3bar(abs) na aspiração e +/- 12 bar(abs) na descarga.
Já vimos sistemas com arranque suave, mas a nós não nos interessa pois o compressor está sempre a trabalhar, tem mesmo de ser com variador de velocidade.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
1º Actualiza o perfil "profile"
Mário
1º Actualiza o perfil "profile"
A Azulfinipini Escreveu:Boas.
O variador tem que ser vectorial e já deve ter os filtros todos de acordo com as normas Europeias.
Em principio pode não fazer falta, mas só medindo é que sabes se é necessário.
A modificação é simples para quem está Habituado a fazer;
idade do motor
estado da bobinagem
medir vibração (análise torsional) se for o caso
tipo de acoplamento e accionamento
cabos de alimentação
rolamentos e lubrificante
tolerâncias dos veios e caixas dos rolamentos
eficiência do motor.
etc...
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Viva!
Quando diz que está sempre a trabalhar, é em plena carga ou parcial? Se for a 100%, o variador não vai alterar nada. Resta apenas a adaptação de um arrancador progressivo.
Convém ver se na chapa do motor aparece um símbolo de um semicondutor. Indica que pode ser controlado por um drive.
Pelas aplicações que tenho visto, a cablagem costuma ter uma ferrite e a blindagem do cabo, que vai para o motor, está aterrada.
Para os rolamentos, há estes da SKF:
http://www.skf.com/br/products/bearings ... index.html
Quando diz que está sempre a trabalhar, é em plena carga ou parcial? Se for a 100%, o variador não vai alterar nada. Resta apenas a adaptação de um arrancador progressivo.
Convém ver se na chapa do motor aparece um símbolo de um semicondutor. Indica que pode ser controlado por um drive.
Pelas aplicações que tenho visto, a cablagem costuma ter uma ferrite e a blindagem do cabo, que vai para o motor, está aterrada.
finipini Escreveu:Pois esqueci-me dessas informações:
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
aqui no meu serviço, tenho dois brinquedozinhos de 6MW cada a amoniaco, e são de arranque directo(MT), e a carga é regulada por embolo hidraulico, conforme a necessidade...
nunca vimos necessidade de variação, nem tem logica no seu funcionamento, no arranque sim, já se pensou num progressivo...a exemplo num centrifugo a 134a que temos....
como controlam a carga com a variação???
nunca vimos necessidade de variação, nem tem logica no seu funcionamento, no arranque sim, já se pensou num progressivo...a exemplo num centrifugo a 134a que temos....
Jaime Reis
O Motor está sempre a trabalhar, o compressor é que vai variando a carga através da chamada "gaveta" vai abrindo e fechando.
Como te digo arrancador progressivo é algo que não vale mesmo a pena.
Nesta aplicação queremos ser nós a comprar o variador e a instalá-lo, tal como todas as alterações no circuito electrico, daí a minha duvida de saber tudo o que realmente é preciso alterar.
Em relação a saber se o motor pode trabalhar com VLT ou se o compressor pode também ter variação de velocidade, isso foi tudo falado directamente com os construtores tanto de um como doutro componente, e até foi a schorch que aconselhou a colocar só um rolamento de ceramica, não do lado do veio de transmissão para o motor mas do outro lado (NSE).
A cablagem temos então de mudar.
Como te digo arrancador progressivo é algo que não vale mesmo a pena.
Nesta aplicação queremos ser nós a comprar o variador e a instalá-lo, tal como todas as alterações no circuito electrico, daí a minha duvida de saber tudo o que realmente é preciso alterar.
Em relação a saber se o motor pode trabalhar com VLT ou se o compressor pode também ter variação de velocidade, isso foi tudo falado directamente com os construtores tanto de um como doutro componente, e até foi a schorch que aconselhou a colocar só um rolamento de ceramica, não do lado do veio de transmissão para o motor mas do outro lado (NSE).
A cablagem temos então de mudar.
BLima Escreveu:Viva!
finipini Escreveu:Pois esqueci-me dessas informações:
Primeiro que tudo gostava de ver esses monstros que me falas, isso é que deve meter medo.jaimereis Escreveu:aqui no meu serviço, tenho dois brinquedozinhos de 6MW cada a amoniaco, e são de arranque directo(MT), e a carga é regulada por embolo hidraulico, conforme a necessidade...
Nós aqui temos 3 de 200kw e 2 de 75kw, tudo compressores de parafuso, e já são uns bichos valentes.
Como disse estes compressores já veem preparados para variação de velocidade, até o controlador já tem toda a programação necessária.
Segundo a grasso isto vai trabalhar da seguinte forma:
arranca com a gaveta a 0% até aos 25hz, depois de estar nos 25 hz fecha a gaveta até aos 100% e através da velocidade é que vai controlando a carga, de qualquer maneira ele está programado para estar sempre por volta dos 40 hz.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
"Segundo a grasso isto vai trabalhar da seguinte forma:
arranca com a gaveta a 0% até aos 25hz, depois de estar nos 25 hz fecha a gaveta até aos 100% e através da velocidade é que vai controlando a carga, de qualquer maneira ele está programado para estar sempre por volta dos 40 hz."
Como descrito não dá grande vantagem.
Ah, e o perfil?
Cump.
Mário
"Segundo a grasso isto vai trabalhar da seguinte forma:
arranca com a gaveta a 0% até aos 25hz, depois de estar nos 25 hz fecha a gaveta até aos 100% e através da velocidade é que vai controlando a carga, de qualquer maneira ele está programado para estar sempre por volta dos 40 hz."
Como descrito não dá grande vantagem.
Ah, e o perfil?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."