Boas pessoal, andei por aqui a pesquisar mas não consegui tirar a minha dúvida.
No meu prédio tem um automático de escada da Efapel com os respectivos botões de pressão.
O que eu queria era separar a iluminação no hall de entrada do prédio, do resto da iluminação das escadas.
Para isso a ideia é colocar um detector de movimento a comandar apenas o ponto de luz do hall.
Abri a caixa de derivação do hall, fui lá buscar a fase e o neutro para alimentar o detector, e desliguei a fase do ponto de luz do hall, e liguei-o ao retorno do detector.
Ficou a funcionar como pretendido, o detector liga apenas a luz do hall, e os botões de pressão ligam apenas o resto das escadas prédio.
O problema é que quando os dois estão a funcionar em simultâneo (automático e detector) o automático faz um barulho imenso, muito superior ao barulho que já costuma fazer, e é isso que me está a deixar intrigado, porquê este barulho ?? (Entretanto desliguei o detector com medo de queimar o automático).
Não consigo perceber o porquê de tanto barulho no automático, uma vez que aparentemente está tudo a funcionar bem.
Dúvida, Automático de escada + sensor movimento
-
- Curioso
- Registado: 16 out 2008, 15:15
- Been thanked: 2 times
-
- Curioso
Re: Dúvida, Automático de escada + sensor movimento
Eu não queria fazer isso porque teria de fazer enfiamentos novos, o prédio é antigo e o quadro dos serviços comuns fica a uma distância considerável, daí eu ter usado a caixa de derivação existente para alimentar o automático de escada.projclvm Escreveu:Alimente com dois circuitos independentes.
A minha questão era mesmo perceber o que está a fazer aquele imenso barulho no automático de escada. Será que é algum retorno de qualquer coisa que entra no automático ? Não consigo perceber.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
A caixa de derivação aonde foi buscar a alimentação para o detetor, não tem corrente permanente, logo o detetor só funciona quando os outros pontos de luz estão ligados, ou então quando tem corrente nos botões e tem os outros pontos de luz desligados.
Para isso funcionar corretamente tem de enfiar mais um condutor desde o quadro eletrico até ao detetor.
A caixa de derivação aonde foi buscar a alimentação para o detetor, não tem corrente permanente, logo o detetor só funciona quando os outros pontos de luz estão ligados, ou então quando tem corrente nos botões e tem os outros pontos de luz desligados.
Para isso funcionar corretamente tem de enfiar mais um condutor desde o quadro eletrico até ao detetor.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
Já percebi o que aconteceu.
Na caixa de derivação, medi os 230V com o voltímetro, e foi aí que fui buscar a alimentação ao sensor de movimento, mas reparei que quando carregava num botão de pressão para ligar a luz da escada, reparei que esses 230V caiam para + ou - 80V, e só ao fim de 30 segundos voltavam os 230V.
Ou seja, os 230V que medi são os dos botões de pressão iluminados, tal como amigo ENERGY disse, e quando carrego num botão de pressão, a luz piloto do próprio botão apaga durante uns 30 segundos, e durante esse tempo a tensão baixa, ao fim desse tempo volto a ter os 230V e o botão de pressão volta a estar iluminado.
Entretanto descobri uma linha desligada que vai servir para ir buscar a fase que necessito, a instalação antiga funcionava com um automático de ampola de mercúrio dos antigos, e usava 4 linhas, como agora só usa 3 linhas ficou uma vaga que vou usar.
Obrigado a todos pela ajuda.
Na caixa de derivação, medi os 230V com o voltímetro, e foi aí que fui buscar a alimentação ao sensor de movimento, mas reparei que quando carregava num botão de pressão para ligar a luz da escada, reparei que esses 230V caiam para + ou - 80V, e só ao fim de 30 segundos voltavam os 230V.
Ou seja, os 230V que medi são os dos botões de pressão iluminados, tal como amigo ENERGY disse, e quando carrego num botão de pressão, a luz piloto do próprio botão apaga durante uns 30 segundos, e durante esse tempo a tensão baixa, ao fim desse tempo volto a ter os 230V e o botão de pressão volta a estar iluminado.
Entretanto descobri uma linha desligada que vai servir para ir buscar a fase que necessito, a instalação antiga funcionava com um automático de ampola de mercúrio dos antigos, e usava 4 linhas, como agora só usa 3 linhas ficou uma vaga que vou usar.
Obrigado a todos pela ajuda.
Se fosse eu colocaria, no lugar de botão de pressão um dectetor.
Pode ser mais caro mas a nivel estetico é mais bonito e não faz barulho.
"Ligado por um fio"
Cumprimentos
Joao Boss
Cumprimentos
Joao Boss
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Então o botão de pressão faz barulho, ou será que quem faz barulho é o automático de escada, se não for eletrónico.
Então o botão de pressão faz barulho, ou será que quem faz barulho é o automático de escada, se não for eletrónico.
Joaoboss Escreveu:Se fosse eu colocaria, no lugar de botão de pressão um dectetor.
Cpts.
Energy
Energy