Intensidade maior ou menor?
- BrunoEletro
- Curioso
- Registado: 02 dez 2013, 22:46
Intensidade maior ou menor?
Boas pessoal, sou o Bruno Fernandes, (novo por aqui). E gostava de colocar uma duvida que me surgiu.
Segundo a lei de ohm, U=RxI ou seja, supondo que temos uma resistência de 100ohms submetida a uma tensão de 230V temos uma intensidade de 2,3A, a mesma resistência submetida a uma tensão mais elevada, por exemplo 400V, temos uma intensidade de 4A. Perante a formula conclui-se que quanto maior for a tensão maior será a intensidade, porém nos transformadores aumentadores normalmente a intensidade no secundário é sempre superior à intensidade no primário.
Gostaria de saber se alguém me consegue dar uma explicação porque estou com algumas duvidas sobre este ponto.
Segundo a lei de ohm, U=RxI ou seja, supondo que temos uma resistência de 100ohms submetida a uma tensão de 230V temos uma intensidade de 2,3A, a mesma resistência submetida a uma tensão mais elevada, por exemplo 400V, temos uma intensidade de 4A. Perante a formula conclui-se que quanto maior for a tensão maior será a intensidade, porém nos transformadores aumentadores normalmente a intensidade no secundário é sempre superior à intensidade no primário.
Gostaria de saber se alguém me consegue dar uma explicação porque estou com algumas duvidas sobre este ponto.
Bruno Fernandes
- BrunoEletro
- Curioso
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Re: Intensidade maior ou menor?
Vivam
Bruno,
se aumentarmos a tensão aos terminais da resistência, é normal o aumento do consumo...
Basta olhar e compreender a formula: o resultado ( U ) do produto entre duas parcelas ( R x I )...
Se eu quero um resultado mais elevado ( U mais elevado) e tenho a mesma parcela ( R ), logo, a
parcela ( I ) terá que ser mais elevada.
O caso dos transformadores, as chamadas máquinas reversíveis, porque o primário pode
ser secundário e o secundário pode ser primário, as características mais importantes são a relação de transformação e a potência do mesmo, expressa em VA's e não em W.
Assim, um transformador 230/24V 50VA vai ter
P = U x I 50 = 230 x I
50 / 230 = I
I = 0,217 A
isto significa que o enrolamento de maior tensão está dimensionado para suportar 0,217 A
e também vai ter
50 = 24 x I
50 / 24 = I
I = 2,083 A
isto significa que o enrolamento de menor tensão está dimensionado para suportar 2,083 A
Espero ter ajudado
Cps
A. CAstro
Bruno,
se aumentarmos a tensão aos terminais da resistência, é normal o aumento do consumo...
Basta olhar e compreender a formula: o resultado ( U ) do produto entre duas parcelas ( R x I )...
Se eu quero um resultado mais elevado ( U mais elevado) e tenho a mesma parcela ( R ), logo, a
O caso dos transformadores, as chamadas máquinas reversíveis, porque o primário pode
ser secundário e o secundário pode ser primário, as características mais importantes são a relação de transformação e a potência do mesmo, expressa em VA's e não em W.
P = U x I 50 = 230 x I
50 / 230 = I
I = 0,217 A
isto significa que o enrolamento de maior tensão está dimensionado para suportar 0,217 A
e também vai ter
50 = 24 x I
50 / 24 = I
I = 2,083 A
isto significa que o enrolamento de menor tensão está dimensionado para suportar 2,083 A
Espero ter ajudado
Cps
A. CAstro
- BrunoEletro
- Curioso
Boas, obrigado pela resposta. Eu entendi a explicação do dimensionamento do transformador e o porque do enrolamento de maior tensão ser o de secção menor. Mesmo assim peço desculpa mas tenho uma duvida de como calcular a intensidade, porque segundo as minhas contas da-me sempre valores superiores de intensidade quando sujeita a uma tensão maior.CF,Lda Escreveu:Vivam
Bruno,
P = U x I 50 = 230 x I
50 / 230 = I
I = 0,217 A
e também vai ter
50 = 24 x I
50 / 24 = I
I = 2,083 A
Espero ter ajudado
Cps
A. CAstro
Imaginando que nesse mesmo transformador no primário alimentamos com 230V e no secundário ligamos uma resistência de 100ohm's (sujeita à tensão dos 24V), qual será a intensidade no primário e no secundário?
I.primário = 2.3A
I.secundário = 0.24A
Cumprimentos,
Bruno Fernandes
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Boa tarde.
Bruno, o facto da intensidade no secundário ser maior do que no primário tem a ver com a potência como já foi dito.
Porque provavelmente estarás a considerar a corrente máxima admissivel nos enrolamentos, e não o consumo instantâneo, nas contas que estás a fazer.
Se desprezarmos as perdas no transformador, temos P1=P2, ou seja, a potência no primário é igual à potência no secundário.
E a fórmula a considerar é P=VxI, logo sendo a potência igual, se a tensão no secundário for menor (por exemplo 24V) do que no primário (por exemplo 230V), temos necessariamente uma corrente superior no secudário.
Para exemplificar : V1 x I1 = V2 x I2 ---> 230 x I1 = 24 x I2 ---> I1 < I2.
Bruno, o facto da intensidade no secundário ser maior do que no primário tem a ver com a potência como já foi dito.
Porque provavelmente estarás a considerar a corrente máxima admissivel nos enrolamentos, e não o consumo instantâneo, nas contas que estás a fazer.
Se desprezarmos as perdas no transformador, temos P1=P2, ou seja, a potência no primário é igual à potência no secundário.
E a fórmula a considerar é P=VxI, logo sendo a potência igual, se a tensão no secundário for menor (por exemplo 24V) do que no primário (por exemplo 230V), temos necessariamente uma corrente superior no secudário.
Para exemplificar : V1 x I1 = V2 x I2 ---> 230 x I1 = 24 x I2 ---> I1 < I2.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 80 vezes
BrunoEletro Escreveu:Boas, obrigado pela resposta. Eu entendi a explicação do dimensionamento do transformador e o porque do enrolamento de maior tensão ser o de secção menor. Mesmo assim peço desculpa mas tenho uma duvida de como calcular a intensidade, porque segundo as minhas contas da-me sempre valores superiores de intensidade quando sujeita a uma tensão maior.CF,Lda Escreveu:Vivam
Bruno,
P = U x I 50 = 230 x I
50 / 230 = I
I = 0,217 A
e também vai ter
50 = 24 x I
50 / 24 = I
I = 2,083 A
Espero ter ajudado
Cps
A. CAstro
Imaginando que nesse mesmo transformador no primário alimentamos com 230V e no secundário ligamos uma resistência de 100ohm's (sujeita à tensão dos 24V), qual será a intensidade no primário e no secundário?
I.primário = 2.3A
I.secundário = 0.24A
Cumprimentos,
Boas,
as contas que apresenta estão correctas quando se trata de um circuito a 230V e outro, sem relação alguma com este, alimentado a 24V.
Mas o que está a querer saber é qual a corrente que um circuito alimentado pelo secundário de um transformador com 24V (0,24A), reflete no primário, aqui tem de entrar em linha de conta com a relação de transformação.
Temos que a relação de transformação é Vp/Vs = Is/Ip
230/24 = 0,24/Ip
Ip=(0,24x24) / 230
Ip=0,025A
ohmico
- BrunoEletro
- Curioso
ohmico Escreveu:BrunoEletro Escreveu:Boas, obrigado pela resposta. Eu entendi a explicação do dimensionamento do transformador e o porque do enrolamento de maior tensão ser o de secção menor. Mesmo assim peço desculpa mas tenho uma duvida de como calcular a intensidade, porque segundo as minhas contas da-me sempre valores superiores de intensidade quando sujeita a uma tensão maior.CF,Lda Escreveu:Vivam
Bruno,
P = U x I 50 = 230 x I
50 / 230 = I
I = 0,217 A
e também vai ter
50 = 24 x I
50 / 24 = I
I = 2,083 A
Espero ter ajudado
Cps
A. CAstro
I.primário = 2.3A
I.secundário = 0.24A
Cumprimentos,
Boas,
as contas que apresenta estão correctas quando se trata de um circuito a 230V e outro, sem relação alguma com este, alimentado a 24V.
Mas o que está a querer saber é qual a corrente que um circuito alimentado pelo secundário de um transformador com 24V (0,24A), reflete no primário, aqui tem de entrar em linha de conta com a relação de transformação.
Temos que a relação de transformação é Vp/Vs = Is/Ip
230/24 = 0,24/Ip
Ip=(0,24x24) / 230
Ip=0,025A
ohmico

Cumprimentos,
Bruno Fernandes