Certificação gases fluorados

Responder
vmcb
Curioso
Curioso
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por vmcb »

Para quem fez formação na "ixus" (a preparação para exame) em que aspecto vos beneficiou, essa mesma formação de preparação para alguém com pouca práctica, traz beneficios?

Digo-vos isto, porque quando estive na formação TQAI ouvia no "intervalo" o pessoal dos exames dos gases fluorados dizer que existia a tal formação e que pessoas sem muitos conhecimentos a frequentassem (tal preparação), fariam aquilo bem?!

Qual a vossa opinião sobre a suposta formação, sabendo eu que aquilo não é fácil!
Cumprimentos,
vmcb
rui4175
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2008, 21:46
Contacto:

Mensagem por rui4175 »

Boas,
Eu fiz a minha na APIEF e serve para nos preparar para o que vamos encontrar no exame de certificação.
Recomendo!...
ATENÇÂO: Todos os links e arquivos por mim postados, estão hospedados na própria Internet, somente indico onde se encontram, não possuo nenhum CD ou programa que seja de distribuição ilegal.
rui4175
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2008, 21:46
Contacto:

Mensagem por rui4175 »

Mário Escreveu:Boas

É um sacar guito ao pessoal.

Antes é porque fazia mal ao "ozono", agora é efeito de "estufa"

Antes tinhas um certificado para os que faziam mal ao "ozono" . Agora vais fazer outro exame para "muda-se o nome" para manuseamentos de gases fluorados.

Quem faz as leis tem que ter de certeza algum a ganhar "ou amigo".

Quem "mexe" em gases faz o mesmo, seja o do "ozono", seja o de "estufa", não há diferença no "manuseamento" só no nome.

Também não entendo porque os que ficam autorizados a "mexer" nos equipamentos fixos, não podem "mexer" nos moveis (automóveis e afins", assim como deviam de ter "Tim" dado que é Ac, será que vão verificar se existem partículas em suspensão e a qualidade do ar que se respira?...

Para manuseamento de gases não têm que saber soldar, nem outras parvoíces que querem que haja pessoal a saber, para essas funções, existe a formação profissional, ou outras sem serem oficiais.

Como terem que saber quais os tipos de compressores que existem.

Cump.
Mário
Amigo Mário,
Apesar de estar a fazer 1 ano que este post foi colocado, vou comentar para que quem o leia, perceba a diferença das profissões!
Só estamos de acordo até à parte em que tinham de arranjar forma de ganhar dinheiro e na de não perceber o porquê da separação dos automóveis em relação aos restantes equipamentos!
Enquanto ao resto:

- Os Técnicos de fluorados, são os técnicos que reparam, entre outras coisas os equipamentos que contêm gases, por isso quem tem fluorados podem pedir directamente a certificação, sem necessidade de exames dos gases cluorados.

- Os TIM, são responsáveis pela manutenção de AVAC R, que não são só equipamentos de frio, existem muitas outras coisas, ventiladores, bombas, condutas, utas, utan's, etc., etc. E qualquer TIM que queira reparar equipamentos que contenham gases, têm de se certificar como Técnico de Fluorados!

Um abraço, de um TIM+T.Fluorados+Eletricista de B/M tensão (certificado em todas)!
ATENÇÂO: Todos os links e arquivos por mim postados, estão hospedados na própria Internet, somente indico onde se encontram, não possuo nenhum CD ou programa que seja de distribuição ilegal.
ah_burn!
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 fev 2014, 22:42

Mensagem por ah_burn! »

Boa noite, tenho ajudado na instalação de mini-splits e gostava de obter o certificado de g. fluorados para poder fazer instalações sózinho, estou a pensar tirar o curso de preparação na IXUS acham que é possível realizar o exame apenas com esse curso ou aquilo é demasiado complicado e só muitos anos de prática é que ajudam?

Obrigado por qualquer ajuda.
silvasporting
Curioso
Curioso
Registado: 28 dez 2010, 15:15

Mensagem por silvasporting »

Alguém que tenha ido a exame recentemente e que possa dizer se o que calha é o mesmo do que foi postado neste tópico anteriormente.

Eu estou à espera para ir a exame e se alguém puder dar algumas informações agradecia.

Obrigado.
TIM3
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 fev 2014, 08:37

Mensagem por TIM3 »

Boa tarde a todos
Sou novo neste fórum, mas não no ramo. Fará 40 anos em setembro quando comecei nisto...
Tenho as certificações dos gases Cfc´s e Hcfc´s, na categoria B. Tenho a certificação TIM 3.
Concordo que esta última certificação é diferente do manuseamento de gases refrigerantes, já que envolve disciplinas como a qualidade do ar interior, que obriga a formação e exame. Mas esta certificação TIM 3 (e eventualmente TIM 2) obriga a exame sobre manuseamento de gases, sejam Cfc´s, Hcfc´s ou Hfc´s. Logo trata-se de uma duplicação de competência. Na verdade no RSECE mistura-se tudo: caldeiras, ar condicionado, bombas de calor, qualidade do ar interior....
Pior do que isto: Os refrigerantes antigos, Cfc´s e HCFC´s também são gases fluorados e com efeito de estufa: basta consultar as EN 378 na sua 1ª parte. Logo o legislador devia ter adaptado as certificações existentes ao exigido pelo regulamento europeu 303/2008. Ao não o fazer fará com que aos técnicos sejam exigidas 3 certificações para executar um trabalho em AVAC: uma referente ao DL 152/23005 ou 35/2008, outra referente ao DL 56/2011 e outra com TIM (DL 79/2006) São exigências a mais. Mas não ficamos por aí: A empresa também tem de estar certificada e ter um alvará. É demais. É pior que exigir a um mecânico de automóveis que tenha uma certificação para mudar óleo mineral a uma viatura, outra certificação para óleo semissintético e outra para óleo sintético.
........
Para já fico por aqui.
Cumprimentos
TIM 3
PS: já agora: também tenho a certificação TISST (técnico instalador de sistemas solares térmicos)

rui4175 Escreveu:
Mário Escreveu:Boas

É um sacar guito ao pessoal.

Antes é porque fazia mal ao "ozono", agora é efeito de "estufa"

Antes tinhas um certificado para os que faziam mal ao "ozono" . Agora vais fazer outro exame para "muda-se o nome" para manuseamentos de gases fluorados.

Quem faz as leis tem que ter de certeza algum a ganhar "ou amigo".

Quem "mexe" em gases faz o mesmo, seja o do "ozono", seja o de "estufa", não há diferença no "manuseamento" só no nome.

Também não entendo porque os que ficam autorizados a "mexer" nos equipamentos fixos, não podem "mexer" nos moveis (automóveis e afins", assim como deviam de ter "Tim" dado que é Ac, será que vão verificar se existem partículas em suspensão e a qualidade do ar que se respira?...

Para manuseamento de gases não têm que saber soldar, nem outras parvoíces que querem que haja pessoal a saber, para essas funções, existe a formação profissional, ou outras sem serem oficiais.

Como terem que saber quais os tipos de compressores que existem.

Cump.
Mário
Amigo Mário,
Apesar de estar a fazer 1 ano que este post foi colocado, vou comentar para que quem o leia, perceba a diferença das profissões!
Só estamos de acordo até à parte em que tinham de arranjar forma de ganhar dinheiro e na de não perceber o porquê da separação dos automóveis em relação aos restantes equipamentos!
Enquanto ao resto:

- Os Técnicos de fluorados, são os técnicos que reparam, entre outras coisas os equipamentos que contêm gases, por isso quem tem fluorados podem pedir directamente a certificação, sem necessidade de exames dos gases cluorados.

- Os TIM, são responsáveis pela manutenção de AVAC R, que não são só equipamentos de frio, existem muitas outras coisas, ventiladores, bombas, condutas, utas, utan's, etc., etc. E qualquer TIM que queira reparar equipamentos que contenham gases, têm de se certificar como Técnico de Fluorados!

Um abraço, de um TIM+T.Fluorados+Eletricista de B/M tensão (certificado em todas)!
pdias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 mai 2008, 21:18

Mensagem por pdias »

ola pesoal, sou novo neste campo, e a minha atividade profissional exige a certificação dos gases flurados.
ando á procura de materia que me ajude na realização do exame, visto ter uma taxa de reprovação elevada, mas os pdfs estoam ainda bloqueados.
pedia aos admistradores se me podessem libertar para poder consultar, visto estar quase a fazer o exame.
No entanto tambem recomendo a quem queira o fazer o tal exame, efectuar a preparação na APIEF como eu a fiz
ah_burn!
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por ah_burn! »

TIM3 Escreveu: (...) É pior que exigir a um mecânico de automóveis que tenha uma certificação para mudar óleo mineral a uma viatura, outra certificação para óleo semissintético e outra para óleo sintético.
........
Para já fico por aqui.
Cumprimentos
TIM 3
PS: já agora: também tenho a certificação TISST (técnico instalador de sistemas solares térmicos)

[/quote]

Não te ponhas a dar ideias...
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

ah_burn! Escreveu:
TIM3 Escreveu: (...) É pior que exigir a um mecânico de automóveis que tenha uma certificação para mudar óleo mineral a uma viatura, outra certificação para óleo semissintético e outra para óleo sintético.
........
Para já fico por aqui.
Cumprimentos
TIM 3

Não te ponhas a dar ideias...[/quote]
E porque é que os dos automóveis não têm que ser TIM ou o ar não é respirável?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ah_burn!
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por ah_burn! »

Mário Escreveu: E porque é que os dos automóveis não têm que ser TIM ou o ar não é respirável?

Cump.
Mário
Não era isso que eu queria dizer mas ok
pdias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por pdias »

pessoal, gostava que me ajudassem visto que vou a exame de flurados nos proximos dias, mas parece que ninguem me responde ao apelo que fiz já algum tempo :(
ricardo cardoso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 abr 2013, 14:17

Mensagem por ricardo cardoso »

boas eu vou a exame na próxima segunda feira pela 3ª vez gostava de poder consultar os pdf que os utilizadores aqui deixaram para consulta.
como estou aqui para ajudar e ser ajudado eu tenho em meu poder uma serie de perguntas que saem no exame teorico que me foram cedidas por um formador da área não vou divulgar o nome deste pois foi me pedido para nao o fazer. se houver interesse nessas perguntas estou disposto a coloca-las aqui no forum para poderem ser consultadas por os utilizadores.
ricardo cardoso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 abr 2013, 14:17

Mensagem por ricardo cardoso »

eu tambem fiz a formação da apief e tenho a certeza que não me ajudou em nada pois da 1ª vez que fui a exame deparei-me com questões no exame teórico que não fora abordadas na formação escusado sera dizer que reprovei no teórico da 1ª vez da 2ª vez que fui a exame passei no teórico muito com a ajuda das perguntas que foram me foram cedidas pelo formador que referi no post anterior, quando fui para o exame pratico a única coisa que fiz exactamente como foi dado na formação da apief foi a soldadura pois as restantes tarefas nada tinham a ver com o que foi dado na formação. por isto acho que não e uma boa formação para quem não tem muita pratica.
pdias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por pdias »

pois, tambem estou no mesmo rol...
fiz o exame teorico e ate me correu bem, tive 37 certas das 40 respostas :) , mas tambem com a ajudas dessas tais perguntas que se falou anteriormente.
na pratica nao correu lá muito bem :(
pdias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por pdias »

aqui o forum tambem parece o pessoal da centerm, que parece que só querem a informação para eles. pedi que me fosse liberado o acesso aos pdf´s postados mas infelismente nada. :( :(
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”