estou a dimensionar a saída de um PT e a usar um cabo LXV 2x(4x240)mm2

para saber o IZ dele, usando o método de referência D, em que quadro vejo

aquilo só tem para multicondutores e este é monocondutores certo? Como sei o IZ dele

O método "D" é das RTIEBT. Se estas a dimensionar uma canalização vinda de um PT não deves usar este regulamento mas sim o RSRDEE, ou por outra palavras, usas o IZ das tabelas dos fabricantes, Solidal por exemplo.Nelson Pinho Escreveu:Boas pessoal do fórum![]()
estou a dimensionar a saída de um PT e a usar um cabo LXV 2x(4x240)mm2![]()
para saber o IZ dele, usando o método de referência D, em que quadro vejo![]()
?
aquilo só tem para multicondutores e este é monocondutores certo? Como sei o IZ dele![]()
como escreveria monocondutorangel_of_diablo Escreveu:O método "D" é das RTIEBT. Se estas a dimensionar uma canalização vinda de um PT não deves usar este regulamento mas sim o RSRDEE, ou por outra palavras, usas o IZ das tabelas dos fabricantes, Solidal por exemplo.Nelson Pinho Escreveu:Boas pessoal do fórum![]()
estou a dimensionar a saída de um PT e a usar um cabo LXV 2x(4x240)mm2![]()
para saber o IZ dele, usando o método de referência D, em que quadro vejo![]()
?
aquilo só tem para multicondutores e este é monocondutores certo? Como sei o IZ dele![]()
No teu caso, Cap. 5, pág. 263.
Atenção que a designação do cabo tal como referes é multicondutor. Se pretendes monocondutor não deves escrever assim.
Monocondutores -> Coluna 1; Multicondutores -> Coluna 3.
Atenção aos factores de correcção.
Deves escrever, por exemplo, 2(3xLXV 1x240 mm2)+LXV 1x240 mm2 ou 3(2xLXV 1x240 mm2)+LXV 1x240mm2.Nelson Pinho Escreveu: como escreveria monocondutor![]()
? 2x4x(1x240)mm2
![]()
![]()
![]()
não arranjo tabela da solidal, sendo este da cabelte seria o valor para (1x240) multiplicado por 4 vezes, para a tabela de 3 condiutores carregados![]()
obrigadoangel_of_diablo Escreveu:Deves escrever, por exemplo, 2(3xLXV 1x240 mm2)+LXV 1x240 mm2 ou 3(2xLXV 1x240 mm2)+LXV 1x240mm2.Nelson Pinho Escreveu: como escreveria monocondutor![]()
? 2x4x(1x240)mm2
![]()
![]()
![]()
não arranjo tabela da solidal, sendo este da cabelte seria o valor para (1x240) multiplicado por 4 vezes, para a tabela de 3 condiutores carregados![]()
Tabela da Solidal:
Conforme referi, vais à página 263 (folha) ou 63 (pdf) e para 240 mm2 tens um Iz=640A. Como tens uma canalização trifásica com cabos monocondutores, multiplicas os 640A x 0,8 = 512A.
Agora os factores de correcção:
Se um cabo por tubo -> 0,9;
Se um terno (3 cabos) por tubo -> 0,8.
Seja do PT ou de qualquer outro quadro, podes fazer redução de seccção desde que a secção da fase seja superior a 16.Nelson Pinho Escreveu:já agora e sendo este cabo que sai do PT, há mal em fazer redução de neutro, ficando neste caso 3(2xLXV 1x240 mm2)+LXV 1x120mm2![]()
![]()
Se tens Ib de 530A numa canalização a sair do Q.G.B.T. não podes ter cargas que necessitem de 630A no Q.E. Há aí gato...Nelson Pinho Escreveu:estava a ver este tópico meu antigo e tenho uma questão![]()
um caso em que tenhamos um Ib de 530A. Se for proveniente de um PT, com uns cálculos que fiz poderia ficar protegido com um fusível de 560A e um parelelo de cabos com IZ de 603A![]()
![]()
mas depois no QE não posso colocar um disjuntor de 630A, porque é maior que o IZ do cabo![]()
![]()
o que faço aquia unica hipotese é ter um cabo com IZ superior a 630A
![]()
não era isso que queria dizer...angel_of_diablo Escreveu:Se tens Ib de 530A numa canalização a sair do Q.G.B.T. não podes ter cargas que necessitem de 630A no Q.E. Há aí gato...Nelson Pinho Escreveu:estava a ver este tópico meu antigo e tenho uma questão![]()
um caso em que tenhamos um Ib de 530A. Se for proveniente de um PT, com uns cálculos que fiz poderia ficar protegido com um fusível de 560A e um parelelo de cabos com IZ de 603A![]()
![]()
mas depois no QE não posso colocar um disjuntor de 630A, porque é maior que o IZ do cabo![]()
![]()
o que faço aquia unica hipotese é ter um cabo com IZ superior a 630A
![]()
Se tens no PT fusíveis de 560A, ao colocares um disjuntor como corte geral no Q.E. ele não fará nada além de funcionar como interruptor pois os fusíveis actuarão primeiro.Nelson Pinho Escreveu: não era isso que queria dizer...
eu tenho uma potência que me dá um Ib de 530A e um cabo com Iz de 603A![]()
![]()
Isto quer dizer, que se fizer a conta a contar com o fusível do PT, tenho que: 530 <= 560 <= 603.
o problema é que se contar com o corte geral do quadro, sendo ele um disjuntor tenho: 530 <= 630 <= 603 o que não verifica!
Neste tipo de cálculos temos de usar a protecção que está pa trás ou para a frente![]()
ou as duas têm de ser coincidentes
![]()
pois.. porque nós sempre que colocamos os cálculos para a protecção dos circuitos estamos a faze lo para o que protege no inicio do circuito e não no final neangel_of_diablo Escreveu:Se tens no PT fusíveis de 560A, ao colocares um disjuntor como corte geral no Q.E. ele não fará nada além de funcionar como interruptor pois os fusíveis actuarão primeiro.Nelson Pinho Escreveu: não era isso que queria dizer...
eu tenho uma potência que me dá um Ib de 530A e um cabo com Iz de 603A![]()
![]()
Isto quer dizer, que se fizer a conta a contar com o fusível do PT, tenho que: 530 <= 560 <= 603.
o problema é que se contar com o corte geral do quadro, sendo ele um disjuntor tenho: 530 <= 630 <= 603 o que não verifica!
Neste tipo de cálculos temos de usar a protecção que está pa trás ou para a frente![]()
ou as duas têm de ser coincidentes
![]()
No PT só tens de proteger a canalização que vai para o Q.E. com base na potência que ele precisará, independentemente do corte geral ser um disjuntor ou interruptor.