Ligação gerador Trifásico a Quadro Monofásico

Responder
hmendes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 fev 2014, 15:30

Ligação gerador Trifásico a Quadro Monofásico

Mensagem por hmendes »

Boa tarde amigos,

Dado que me encontro a viver em Luanda, adquiri um gerador para aquelas alturas (várias) em que a distribuidora não consegue manter o serviço em funcionamento.
O gerador adquirido é um gerador de 5,5KVA, tendo uma saída monofásica e outra trifásica. Fiz toda a instalação ao quadro (com a respectiva chave reversora) através da saída monofásica, porém quando ligo o AC (e pode apenas estar o AC ligado, sem mais qualquer carga) com os picos do liga desliga do compressor, o disjuntor no gerador dispara.
Questionado o vendedor sobre esta situação, ele informa que deverei ligar à saída trifásica, pois dessa forma não perde tanta capacidade (?!?!?)

Como a resposta foi muito vaga, contactei um colega electricista que me dá como alternativa ligar uma fase ao quadro eléctrico para alimentação da rede geral e uma fase só para o AC.

Assim tenho duas questões:

- existe possibilidade de ligar a saída trifásico de alguma forma ao quadro monofásico??

- no caso da ligação alternativa, como é que esta pode ser feita, a tomada trifásica, tem 4 conectores + 1 largo.

Tal como já havia dito na apresentação, sou um mero curioso em corrente alternada, mas sempre gostei de ter as coisas sobre o meu domínio e sempre que verifico que é uma coisa que consiga fazer, prefiro fazê-lo eu, não por motivos económicos, mas sim por prazer e satisfação pessoal, para além de ser uma forma de ocupar algum tempo livre :-D

Aguardo os comentários e conselhos do profissionais na área

Abraços de Angola
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Ligação gerador Trifásico a Quadro Monofásico

Mensagem por nelmindo »

hmendes Escreveu:Boa tarde amigos,

Dado que me encontro a viver em Luanda, adquiri um gerador para aquelas alturas (várias) em que a distribuidora não consegue manter o serviço em funcionamento.
O gerador adquirido é um gerador de 5,5KVA, tendo uma saída monofásica e outra trifásica. Fiz toda a instalação ao quadro (com a respectiva chave reversora) através da saída monofásica, porém quando ligo o AC (e pode apenas estar o AC ligado, sem mais qualquer carga) com os picos do liga desliga do compressor, o disjuntor no gerador dispara.
Questionado o vendedor sobre esta situação, ele informa que deverei ligar à saída trifásica, pois dessa forma não perde tanta capacidade (?!?!?)

Como a resposta foi muito vaga, contactei um colega electricista que me dá como alternativa ligar uma fase ao quadro eléctrico para alimentação da rede geral e uma fase só para o AC.

Assim tenho duas questões:

- existe possibilidade de ligar a saída trifásico de alguma forma ao quadro monofásico??

- no caso da ligação alternativa, como é que esta pode ser feita, a tomada trifásica, tem 4 conectores + 1 largo.

Tal como já havia dito na apresentação, sou um mero curioso em corrente alternada, mas sempre gostei de ter as coisas sobre o meu domínio e sempre que verifico que é uma coisa que consiga fazer, prefiro fazê-lo eu, não por motivos económicos, mas sim por prazer e satisfação pessoal, para além de ser uma forma de ocupar algum tempo livre :-D

Aguardo os comentários e conselhos do profissionais na área

Abraços de Angola

Esse gerador, por dizer que é 5,5kVA, não significa que os tenha na tomada monofásica. O mais certo é os ter na tomada trifásica...
Ora se liga um AC de 1800W (assim por alto) numa tomada que no máximo só pode debitar 1.73kVA (5.5kVA/3 fases), é normal que o disjuntor da tomada vá disparar, principalmente no arranque. No entanto este tipo de analise só pode ser feito, lendo o manual desse gerador.

Agora em caso algum deve tentar ligar o AC à tomada trifásica, como o pseudo-vendedor lhe disse....
hmendes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 fev 2014, 15:30

Mensagem por hmendes »

nelmindo Escreveu: Esse gerador, por dizer que é 5,5kVA, não significa que os tenha na tomada monofásica. O mais certo é os ter na tomada trifásica...
Ora se liga um AC de 1800W (assim por alto) numa tomada que no máximo só pode debitar 1.73kVA (5.5kVA/3 fases), é normal que o disjuntor da tomada vá disparar, principalmente no arranque. No entanto este tipo de analise só pode ser feito, lendo o manual desse gerador.

Agora em caso algum deve tentar ligar o AC à tomada trifásica, como o pseudo-vendedor lhe disse....
Nelmindo, obrigado desde já pelo feedback.

Efectivamente, pelo pouco que percebo, os 5,5kVA apenas são disponibilizados na tomada trifásica.
A questão que eu coloco aqui é, entre fases terei 380V, se usar uma das fases + neutro não obterei os 220V, que poderei dedicar apenas para o AC? Não poderei usar 2 fases + neutro comum para alimentar separadamente o AC (1 fase) e os componentes de baixo consumo (outra fase).

Peço desde já desculpa se estou a dizer alguma barbaridade :)

Existem outras opções que não a que indico, por forma a alimentar o que pretendo e que não implique a troca do gerador?

Mais uma vez agradeço.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Normalmente os geradores trifásicos são para funcionamento de circuitos trifásicos, também podem trabalhar com cargas monofásicas desde que equilibradas nas 3 fases, quando se mete um gerador trifásico a funcionar com desiquilíbrio de cargas acentuada normalmente dá raia, se não necessita de alimentação trifásica e se tem possibilidade de trocar o gerador para monofásico será o aconselhado.

Cumprs.
Responder

Voltar para “Dúvidas”