Dado que me encontro a viver em Luanda, adquiri um gerador para aquelas alturas (várias) em que a distribuidora não consegue manter o serviço em funcionamento.
O gerador adquirido é um gerador de 5,5KVA, tendo uma saída monofásica e outra trifásica. Fiz toda a instalação ao quadro (com a respectiva chave reversora) através da saída monofásica, porém quando ligo o AC (e pode apenas estar o AC ligado, sem mais qualquer carga) com os picos do liga desliga do compressor, o disjuntor no gerador dispara.
Questionado o vendedor sobre esta situação, ele informa que deverei ligar à saída trifásica, pois dessa forma não perde tanta capacidade (?!?!?)
Como a resposta foi muito vaga, contactei um colega electricista que me dá como alternativa ligar uma fase ao quadro eléctrico para alimentação da rede geral e uma fase só para o AC.
Assim tenho duas questões:
- existe possibilidade de ligar a saída trifásico de alguma forma ao quadro monofásico??
- no caso da ligação alternativa, como é que esta pode ser feita, a tomada trifásica, tem 4 conectores + 1 largo.
Tal como já havia dito na apresentação, sou um mero curioso em corrente alternada, mas sempre gostei de ter as coisas sobre o meu domínio e sempre que verifico que é uma coisa que consiga fazer, prefiro fazê-lo eu, não por motivos económicos, mas sim por prazer e satisfação pessoal, para além de ser uma forma de ocupar algum tempo livre

Aguardo os comentários e conselhos do profissionais na área
Abraços de Angola