Quadro eléctrico novo
-
- Curioso
- Registado: 01 fev 2012, 21:17
Quadro eléctrico novo
Olá malta,
O quadro eléctrico de minha casa era bastante antigo então fiz umas obras e remodelei o quadro eléctrico, coloquei uns disjuntores novos e coloquei tudo bastante bonito para que os senhores da EDP possam colocar aqui o disjuntor diferencial para que eu possa finalmente alterar a minha potência contratada.
Tenho apenas uma questão, o disjuntor diferencial da EDP também é um disjuntor de corte geral. Devo colocar um disjuntor de corte geral no meu quadro antes dos disjuntores dos circuitos ou não vale a pena porque o da EDP também é de corte geral?
Cumprimentos,
Pedro Silva
O quadro eléctrico de minha casa era bastante antigo então fiz umas obras e remodelei o quadro eléctrico, coloquei uns disjuntores novos e coloquei tudo bastante bonito para que os senhores da EDP possam colocar aqui o disjuntor diferencial para que eu possa finalmente alterar a minha potência contratada.
Tenho apenas uma questão, o disjuntor diferencial da EDP também é um disjuntor de corte geral. Devo colocar um disjuntor de corte geral no meu quadro antes dos disjuntores dos circuitos ou não vale a pena porque o da EDP também é de corte geral?
Cumprimentos,
Pedro Silva
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Quadro eléctrico novo
O da EDP deve ser só disjuntor.
Tens de por um geral, se não tiveres parciais para wc de 30 mA, deve de ser de 30mA.
Tens de por um geral, se não tiveres parciais para wc de 30 mA, deve de ser de 30mA.
Última edição por Duzia12 em 01 fev 2014, 19:36, editado 1 vez no total.
-
- Curioso
30ma parece-me um bocado sensível ou não? É porque tenho ares condicionados e outras máquinas de alto consumo, e com 30ma apenas de margem uma pequena fuga dispara logo o disjuntor.
E se mete-se um de 50ma??
Cumprimentos,
Pedro Silva
E se mete-se um de 50ma??
Cumprimentos,
Pedro Silva
-
- Curioso
Então:
O quadro era trifásico e passou a monofásico.
A casa já tem uns anos então só as tomadas onde era suposto ligar as máquinas mais "fortes" têm terra, as dos quartos e sala não têm.
A iluminação também não tem terra.
O quadro era trifásico e passou a monofásico.
A casa já tem uns anos então só as tomadas onde era suposto ligar as máquinas mais "fortes" têm terra, as dos quartos e sala não têm.
A iluminação também não tem terra.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Mas não cabe lá colocar à cabeça um geral de 2x63A-300 mA seletivo e um de 2x25A-10 mA para tomadas sem terra e iluminação e outro de 2x40A-30 mA. As máquinas ligavam ao de 300 mA.
-
- Curioso
Desculpa Duzia, não entendi.
Entendi a parte dos disjuntores, mas não onde devia ligá-los e para que circuitos.
Obrigado mais uma vez pela tua ajuda.
Entendi a parte dos disjuntores, mas não onde devia ligá-los e para que circuitos.
Obrigado mais uma vez pela tua ajuda.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
O corte geral deve estar instalado no seu Q.E
No seu Q.E deve ter para alem dos disjuntores para iluminação tomadas etc, tambem as respetivas proteções diferenciais.
Todos os circuitos devem ter condutor de terra.
Deve medir o valor da terra, e em função disso instalar as respetivas proteções diferenciais etc, etc.
O corte geral deve estar instalado no seu Q.E
No seu Q.E deve ter para alem dos disjuntores para iluminação tomadas etc, tambem as respetivas proteções diferenciais.
Todos os circuitos devem ter condutor de terra.
Deve medir o valor da terra, e em função disso instalar as respetivas proteções diferenciais etc, etc.
pedrotairum Escreveu:Olá malta,
Cumprimentos,
Pedro Silva
Cpts.
Energy
Energy