Projetores 2000W Disano
Projetores 2000W Disano
boas!
num projeto onde tem uma quinta, para iluminar tudo vou colocar projetores de 2000W.
vi uns da Disano, diz que são de 400V e a no esquema deles diz que na ligação ligam 2 fases e a terra.
apesar de ser trifásico, isto faz-se na mesma com um cabo 3G1.5mm2??
num projeto onde tem uma quinta, para iluminar tudo vou colocar projetores de 2000W.
vi uns da Disano, diz que são de 400V e a no esquema deles diz que na ligação ligam 2 fases e a terra.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Projetores 2000W Disano
Boas
Cump.
Mário
Trifásico não, bifásico. Atenção ao comprimento do cabo.ngp Escreveu:boas!
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Sim, queria dizer bifásico. Basta usar um 3G1,5mm2 ou de secção superior? Certo?Duzia12 Escreveu:
Dos comprimentos máximos sei que se tem de ter atenção!
Digam-me só uma coisa... Estes projectores necessitam de ter reactâncias? Ou neste caso os balastros que vêm com eles fazem esse serviço?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Não pode usar esse cabo, por cauda de um dos condutores estar identificado com azul e essa cor está reservada para o neutro.
Use o 4G1,5, versão cast. preto. cinza + verde/amarelo.
No antigo regulamento o azul em situações excepcionais podia ser usado como fase. Actualmente a Certiel identifica como não conformidade, que não sei qual a gravidade, logo não sei se pode ser reprovado ou não.
No antigo regulamento o azul em situações excepcionais podia ser usado como fase. Actualmente a Certiel identifica como não conformidade, que não sei qual a gravidade, logo não sei se pode ser reprovado ou não.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
ngp Escreveu:Sim, queria dizer bifásico. Basta usar um 3G1,5mm2 ou de secção superior? Certo?Duzia12 Escreveu:
Digam-me só uma coisa... Estes projectores necessitam de ter reactâncias? Ou neste caso os balastros que vêm com eles fazem esse serviço?
depende da iluminaria e do modelo que comprou, ou reactâncias ferro-magnéticas ou drivers electrónicos...mas sim, são lâmpadas de vapor a alta-pressão..necessita da tal reactância e de uma outra peça chamado de ignitor, uma espécie de arrancador, se for com drive electrónica, já não precisa de nada de isso...
Jaime Reis
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Neste momento a maioria dos Portugueses, pensa na poupança de energia, logo pensa na efeiciência energética, devido ao excecivo consumo desses projetores e respetivo preço, visto que se trata de material de eventual origem Italiana, não seria de pensar em algo de Leds, com preço ligeiramente superior, mas com consumos muito mais reduzidos, sem manutenção, lampâdas, grupos de alimentação, etc.
Poupa tambem na secção da cablagem, etc.
Neste momento a maioria dos Portugueses, pensa na poupança de energia, logo pensa na efeiciência energética, devido ao excecivo consumo desses projetores e respetivo preço, visto que se trata de material de eventual origem Italiana, não seria de pensar em algo de Leds, com preço ligeiramente superior, mas com consumos muito mais reduzidos, sem manutenção, lampâdas, grupos de alimentação, etc.
Poupa tambem na secção da cablagem, etc.
ngp Escreveu:boas!
Cpts.
Energy
Energy
ok! Vou estar com atenção a essa situação... Neste caso, usando um 4G1,5 e já que temos um circuito trifásico, um circuito pode alimentar pelo menos 3 projectores de 2000W cada certo? Ter um circuito de 5G1,5 não me daria mais nenhuma vantagem certo?nelmindo Escreveu:Não pode usar esse cabo, por cauda de um dos condutores estar identificado com azul e essa cor está reservada para o neutro.
Mas isso não costuma estar incluído no projector?jaimereis Escreveu:ngp Escreveu:Sim, queria dizer bifásico. Basta usar um 3G1,5mm2 ou de secção superior? Certo?Duzia12 Escreveu:
depende da iluminaria e do modelo que comprou, ou reactâncias ferro-magnéticas ou drivers electrónicos...mas sim, são lâmpadas de vapor a alta-pressão..necessita da tal reactância e de uma outra peça chamado de ignitor, uma espécie de arrancador, se for com drive electrónica, já não precisa de nada de isso...
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Se pensa fazer um circuito a alimentar 3 projetores este circuito deve ser 3 Fases + T, e em relação à secão de alimentação esta não deve ser inferior a 2,5mm2, note que este tipo de projetores tem picos de corrente no momento da ligação elevados, eu tenho um parque industrial onde presto assistência onde tenho este tipo de projetores, e de vez em quando lá há um disparo quando da ligação.
Cumprs.
Cumprs.
Pois... Perguntei porque me disseram que talvez era melhor fazer um quadro só para as reactânciasjaimereis Escreveu:sim, claro, costuma estar tudo dentro

Sim, já tinha pensado em circuitos de 2,5mm2... Mas então usaria as 3 fases, sendo que em cada projector só usaria duas delas certo? Faria tipo, F1 e F2 para o 1º projector, F1 e F3 para o 2º e F2 e F3 para o 3º certo?Josecalado Escreveu:Se pensa fazer um circuito a alimentar 3 projetores este circuito deve ser 3 Fases + T, e em relação à secão de alimentação esta não deve ser inferior a 2,5mm2, note que este tipo de projetores tem picos de corrente no momento da ligação elevados, eu tenho um parque industrial onde presto assistência onde tenho este tipo de projetores, e de vez em quando lá há um disparo quando da ligação.
Cumprs.