Bom dia,
Estou a fazer um projecto ITED duma moradia, com uma dimensão significativa, na qual o arq. preveu um armário para os quadros eléctricos e outro para albergar tecnologias de domotica, etc.
Estou por isso a pensar colocar a ZAP dentro desse segundo armário, disponnibilizado assim nesse local as 3 tecnologias. Será isso correcto, ou deverei ter fibra noutros locais, proximo de onde haja uma televisão?
A meu ver, ficará melhor assim, já que pode colocar os equipamentos nesse armario em vez de os ter na sala, por exemplo...
Cumos
David Santos
Localização da ZAP
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: Localização da ZAP
Boas
10. A Zona de Acesso Privilegiado (ZAP) deve ser instalada obrigatoriamente na sala?
A ZAP é obrigatória nos fogos residenciais, e deve ser instalada na divisão que o projetista melhor entender, salvaguardando as necessidades do dono da obra.
10. A Zona de Acesso Privilegiado (ZAP) deve ser instalada obrigatoriamente na sala?
A ZAP é obrigatória nos fogos residenciais, e deve ser instalada na divisão que o projetista melhor entender, salvaguardando as necessidades do dono da obra.
dsrsantos Escreveu:Bom dia,
Estou a fazer um projecto ITED duma moradia, com uma dimensão significativa, na qual o arq. preveu um armário para os quadros eléctricos e outro para albergar tecnologias de domotica, etc.
Estou por isso a pensar colocar a ZAP dentro desse segundo armário, disponnibilizado assim nesse local as 3 tecnologias. Será isso correcto, ou deverei ter fibra noutros locais, proximo de onde haja uma televisão?
A meu ver, ficará melhor assim, já que pode colocar os equipamentos nesse armario em vez de os ter na sala, por exemplo...
Cumos
David Santos
Cpts.
Energy
Energy
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
Referindo o que o Manual ITED-2 diz sobre esse assunto: "Os fogos de uso residencial possuem, obrigatoriamente, um local onde se concentram as três tecnologias (PC, CC e FO). Esse local é designado por Zona de Acesso Privilegiado (ZAP) e localiza-se na divisão mais adequada, no entendimento do projectista
e de acordo com as preferências do dono da obra."
Penso que a frase é suficientemente clara, não vejo lugar a dúvida. Isto claro, se o projetista se der ao trabalho de ler a alínea do Manual que diz ZAP!
e de acordo com as preferências do dono da obra."
Penso que a frase é suficientemente clara, não vejo lugar a dúvida. Isto claro, se o projetista se der ao trabalho de ler a alínea do Manual que diz ZAP!
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 30 times
Obrigadinho, mas também sei ler, aprendi na primária há já alguns anos.Duarte82 Escreveu: Penso que a frase é suficientemente clara, não vejo lugar a dúvida. Isto claro, se o projetista se der ao trabalho de ler a alínea do Manual que diz ZAP!
Pensei que um forum era um local de partilha e é isso que tenho feito, colaboando a tentando ajudar quando outros colocam dúvidas, ainda que descabida. Agora se isto é para mandar bocas e cada um por si, estou fora.
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
A disponibilização de outros pontos de FO depende das necessidades do cliente.
- angel_of_diablo
- Velha Guarda
- Registado: 25 jul 2008, 15:13
- Been thanked: 10 times
Olá David.dsrsantos Escreveu:Bom dia,
Cumos
David Santos
Tendo alguma experiência em Moradia, algumas luxuosas, outras de grandes dimensões e até mesmo com domótica, a meu ver não ganhas nada em colocar a ZAP nesse armário para domótica, até porque normalmente a dómotica precisa pouco mais que um ponto de rede RJ45.
A ZAP sendo constituída pelas tomadas das 3 tecnologias, eu coloco sempre num dos seguintes locais:
1) Na sala de estar;
2) Na sala de multimédia;
3) Raramente na sala de jogos/convívio.
Mas claro, que decide és tu.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

(angel_of_diablo)
É tudo, por agora...
(angel_of_diablo)
Boa noite,dsrsantos Escreveu:Bom dia,
Cumos
David Santos
A ZAP deve ser instalada numa divisão, e não dentro de um armário. O que se pode fazer é colocar o ATI nesse armário... será o mais lógico.
Boa sorte,
Itedium