Como é aprimeira vez que me foi colocada esta questão, decidi abrir o tópico, pois embora já tenha lido os tópicos de como Calcular Bateria de Condensadores, e o outro relativo aos Harmónicos, nao fiquei esclarecido.
Então é assim:
Como certamente saberão, hoje em dia os edifícios de serviços têm uma enorme quantidade de máquinas e recursos electrónicos e informáticos. Ora isto faz com que exista uma grande quantidade de harmónicos na rede eléctrica do edifício, provocados por todos estes aparelhos em conjunto (computadores, impressoras, fotocopiadoras, faxes, etc.).
Deste modo, gostaria de saber, na vossa opinião, qual o melhor procedimento a seguir para proteger uma instalação deste género (e as máquinas) contra picos de corrente e faltas de energia, e estabilizar a corrente e tensão num edifício deste género. A instalação de uma UPS por computador, por exemplo, não se revela particularmente eficaz, de modo que seria melhor pensar numa solução global para todo o edifício, preferencialmente.
Neste caso, adianto mais algumas informações que poderão ser úteis:
- Potência contratada á EDP 41,4 kVA (3x60 A)
- Tarifa BTN Simples
- Edifício com 3 pisos (R/C, 1º e 2º andar)
- Cerca de 100 Computadores, 10 fotocopiadoras, 30 impressoras, 10 faxes, entre outros aparelhos
- Só cargas monofásicas
Como acham ser a melhor solução a adoptar, tendo em vista o correcto funcionamento de todos os aparelhos, garantido o fornecimento de energia em boas condições a toda a instalação?
1- colocar um banco de condensadores? se sim, por piso ou global?
2- apostar em UPS? de carácter individual, por piso, ou global?
3- outra solução?
Aproveitando os dados do tópico dos harmónicos, fiz os cálculos para uma bateria de condensadores, mas nem sei se batem certo:
Pot. contratada: 41,4 kVA 3x60 A
supõe-se FP=cos(phi)=0,7
60/0,7=85,7 A
Pot Aparente: S = 0,692 x 85,7 = 59,30 kVA -> P = 0,692 x 85,7 x 0,7 = 41,5 W
cálculo da bateria para compensação total a 100%
S^2 = P^2 + Q^2 -> Q = sqrt( S^2 - P^2 ) =sqrt( 59,3^2 - 41,5^2 ) = 42,35 kVAr
Portanto......se fosse instalada um banco de condensadores de, p.ex, 50 kVAr na entrada da instalação, será que ela se apresentava em boas condições de funcionamento, permitindo que todas as máquinas funcionassem bem, sem falhas? Sem ocorrência de abaixamentos ou sobretensões?!? Sem problemas de corrente?
Peço ajuda aos mais entendidos....e obrigado