Botoneira de corte geral
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Botoneira de corte geral
Acho q solução com duas botoneiras a melhor a não ser que se instale um quadro antes dos outros dois a alimentar cada um e servia de corte geral
Não sei se pode ser do ponto de vista regulamentar, as duas botoneiras
Não sei se pode ser do ponto de vista regulamentar, as duas botoneiras
Oi,
O esquema da instalação é o seguinte:
REDE --- Quadro Normal ----> QTransferência ------> Quadro Emergência
Ou seja, no caso de uma botoneira com 2 reles (um para o Quadro Normal e outro para o Quadro de Emergência) a alimentação teria de vir sempre do barramento do Quadro de Emergência de modo a garantir o corte geral de toda a instalação.
De qq modo, acho que vou optar pela solução de duas botoneiras independentes, um para cada quadro e como amanhã tenho de me deslocar ao ISQ vou esclarecer se levantam problemas na certificação.
Abraço,
O esquema da instalação é o seguinte:
REDE --- Quadro Normal ----> QTransferência ------> Quadro Emergência
Ou seja, no caso de uma botoneira com 2 reles (um para o Quadro Normal e outro para o Quadro de Emergência) a alimentação teria de vir sempre do barramento do Quadro de Emergência de modo a garantir o corte geral de toda a instalação.
De qq modo, acho que vou optar pela solução de duas botoneiras independentes, um para cada quadro e como amanhã tenho de me deslocar ao ISQ vou esclarecer se levantam problemas na certificação.
Abraço,
Viva colegas, esta situação deve ser analisade de forma cuidade e levantando as seguintes questões:
- Quais as cargas alimentadas em regime de emergência?
- O corte geral do barramento normal provoca o arranque do gerador ( suponho que o quadro de emergência esteja afecto a um GG)?
- Existem outras fontes de energia para além destas na instalação (UPS) ?
Caso prático, nos parques de estacionamento cobertos a desenfumagem é um dos equipamentos alimentados em regime de emergência pelo que, a sua alimentação não deve ser interrompida pela botoneira de corte geral. Por isso, tal como foi enunciado anteriormente, existem tantas botoneiras como as fontes autónomas (Rede/Grupo/Rede Socorrida p/UPS) designados por "Corte Rede Normal" "Corte Rede Socorrida" e "Corte Rede Emergência".
É preciso também ter atenção porque se o gerador aferir a presença de rede a jusante do corte normal, o disparo do corte da rede normal provoca o arranque do gerador, daí é necessário aferir qual a criticidade das cargas a alimentar e, se esse será o objectivo. Sugiro botoneiras separadas que actuem por emissão de tensão nos cortes gerais dos respectivos barramentos e, o gerador a aferir a presença de rede a montante do contactor rede do inversor indicando no Quadro Eléctrico Socorrido e no Normal que o Corte Geral Normal provoca o arranque do Gerador.
Cumprimentos
- Quais as cargas alimentadas em regime de emergência?
- O corte geral do barramento normal provoca o arranque do gerador ( suponho que o quadro de emergência esteja afecto a um GG)?
- Existem outras fontes de energia para além destas na instalação (UPS) ?
Caso prático, nos parques de estacionamento cobertos a desenfumagem é um dos equipamentos alimentados em regime de emergência pelo que, a sua alimentação não deve ser interrompida pela botoneira de corte geral. Por isso, tal como foi enunciado anteriormente, existem tantas botoneiras como as fontes autónomas (Rede/Grupo/Rede Socorrida p/UPS) designados por "Corte Rede Normal" "Corte Rede Socorrida" e "Corte Rede Emergência".
É preciso também ter atenção porque se o gerador aferir a presença de rede a jusante do corte normal, o disparo do corte da rede normal provoca o arranque do gerador, daí é necessário aferir qual a criticidade das cargas a alimentar e, se esse será o objectivo. Sugiro botoneiras separadas que actuem por emissão de tensão nos cortes gerais dos respectivos barramentos e, o gerador a aferir a presença de rede a montante do contactor rede do inversor indicando no Quadro Eléctrico Socorrido e no Normal que o Corte Geral Normal provoca o arranque do Gerador.
Cumprimentos
Sempre disposto a aprender e partilhar experiências com outros profissionais desta área.
Amigos,
Depois de analisar a situação e comparar com outras situaçoes existentes semelhantes optei por usar a solução de duas botoneiras distintas, uma para o Barramento Normal e outra para o Barramento de Emergência.
Deixo em anexo o esquema do QE com a solução para criíticas e sugestões.
Abraço,
Depois de analisar a situação e comparar com outras situaçoes existentes semelhantes optei por usar a solução de duas botoneiras distintas, uma para o Barramento Normal e outra para o Barramento de Emergência.
Deixo em anexo o esquema do QE com a solução para criíticas e sugestões.
Abraço,
- Anexos
-
- Quadro.zip
- (224.4 KiB) Transferido 545 vezes
As botoneiras 99% são classe 2 de isolamento, logo não precisa de proteção diferencial, leia-se RTIEBT que é uma boa leitura, o recomendado são bobinas MN (minimo tensão) mas não obrigatório, ao utilizaar MN deves usar uma UPS (750VA por exemplo)
Ricardo Dias
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 08 mai 2008, 21:59
-
- Curioso
- Registado: 08 jun 2008, 14:44
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 6 times
boasohmico Escreveu:Já agora, de onde é que vem a alimentação que é cortada por essa botoneira? ou será betoneira?cmdsej Escreveu:boas
se instalares 2 reles podes atuar só com uma betuneira de disparo.
cmdsej
Depois do esclarecimento dado pelo REBELOCRUZ, parecia que o assunto estava arrumado
poderá vir de uma fonte de alimentacão que alimenta os relés e por sua vez as bobinas mx associadas nos interruptores!
Boas,
Se fosse eu a fazer a montagem, claro que dependendo da potencia do quadro...se calhar metia um contactor (contactos normalmente fechados) para fazer o corte quando a betoneira estivesse accionada.
Abraços
Se fosse eu a fazer a montagem, claro que dependendo da potencia do quadro...se calhar metia um contactor (contactos normalmente fechados) para fazer o corte quando a betoneira estivesse accionada.
Abraços
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 jul 2009, 22:47
virc Escreveu:Boas,
Abraços
Era mesmo isso q eu estava a pensar...
Será possível?
-
- Curioso
- Registado: 23 out 2014, 10:14
Boa noite,
Em que ponto das RTIEBT, ou da portaria 1532 do SCIE podemos comprovar que o acionamento da botoneira de corte geral não pode provocar o corte dos equipamentos de segurança, por exemplo, ventiladores de desenfumagem.
Em que ponto das RTIEBT, ou da portaria 1532 do SCIE podemos comprovar que o acionamento da botoneira de corte geral não pode provocar o corte dos equipamentos de segurança, por exemplo, ventiladores de desenfumagem.
Atenção à botoneira, deve ter dois LEDs, um verde e um vermelho, o verde ligado e o vermelho liga se pressionada a botoneira.