Distorções da corrente e lampadas flurescentes
Distorções da corrente e lampadas flurescentes
Boas,
sou novo aqui e não tenho formação em eletricidade, mas surgiu-me uma duvida pelo que agradecia a ajuda de quem souber.
Tenho uma loja própria onde tenho instaladas cerca de 80 pontos de iluminação cada um com duas lâmpadas fluorescentes, do tipo
http://portuguese.alibaba.com/product-g ... 94014.html , de 18W.
Cada par de lâmpadas tem o seu arrancador e condensador.
Já procurei, e encontrei que as lâmpadas fluorescentes podem introduzir distorções na rede elétrica!
A minha pergunta é se estas distorções aumentam o consumo de energia na instalação, ainda mais pelo fato de eu ter uma instalação com muitas lâmpadas?
Obrigado!
sou novo aqui e não tenho formação em eletricidade, mas surgiu-me uma duvida pelo que agradecia a ajuda de quem souber.
Tenho uma loja própria onde tenho instaladas cerca de 80 pontos de iluminação cada um com duas lâmpadas fluorescentes, do tipo
http://portuguese.alibaba.com/product-g ... 94014.html , de 18W.
Cada par de lâmpadas tem o seu arrancador e condensador.
Já procurei, e encontrei que as lâmpadas fluorescentes podem introduzir distorções na rede elétrica!
A minha pergunta é se estas distorções aumentam o consumo de energia na instalação, ainda mais pelo fato de eu ter uma instalação com muitas lâmpadas?
Obrigado!
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Distorções da corrente e lampadas flurescentes
As distorções referem-se aos harmónicos de corrente que circulam na rede que fazem com que haja perdas insignificantes.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
chama-se a isso distorção harmonica, consumo de corrente a mais, um pouco, o grande problema é que, devido ao efeito "skin", dá-se um sobreaquecimento dos cabos levando em muitos casos à destruição dos mesmos....sendo a solução imediata passar por aumento da secção e melhor distribuição de circuitos....
Jaime Reis
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
falei de uma forma generalista, também não sei qual é a ordem de harmónicas para este caso, só por analise com equipamento especifico...como o "GeLuk" não deu mais dados sobre a instalação que tem.....
Jaime Reis
Obrigado pelas respostas, ficou claro que o assunto era simples para vocês.
A instalação foi feita por uma empresa, penso que tenham feito um trabalho apropriado na questão da secção dos cabos, porque eu nunca notei uma temperatura anormal nestes....
Concluo então que não deva existir um consumo fora do normal, pela questão das harmónicas ou efeito skin.
Obrigado mais uma vez!
Daqui para a frente irei começar a trocar as lâmpadas gradualmente por lâmpadas led...
A instalação foi feita por uma empresa, penso que tenham feito um trabalho apropriado na questão da secção dos cabos, porque eu nunca notei uma temperatura anormal nestes....
Concluo então que não deva existir um consumo fora do normal, pela questão das harmónicas ou efeito skin.
Obrigado mais uma vez!
Daqui para a frente irei começar a trocar as lâmpadas gradualmente por lâmpadas led...
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Toma cuidado que há lâmpadas de led que provocam harmónicas. (não é a lâmpada mas sim a electrónica delas).GeLuk Escreveu:Daqui para a frente irei começar a trocar as lâmpadas gradualmente por lâmpadas led...
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Sabes o que é harmónica?GeLuk Escreveu:então? Pode explicar isso melhor?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Sinceramente não sei, mas também não me vou por para aqui a tentar adivinhar... espero que as lâmpadas de leds sejam uma boa solução!