Inscrição entidades oficias

BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Inscrição entidades oficias

Mensagem por BLima »

Viva malta!

Para mim, penso que não devia fazer nada! Passo a explicar: Se a minha experiência profissional, ao longo de 10 anos, fez-me ter o contacto diário com quadros eléctricos e problemas eléctricos, porquê que eu não posso ter a carteira de profissional? Se um electricista pode.

Por ser engenheiro mecânico e ter "excesso" de habilitações, já não posso requerer o documento? Tenho que ir para a Universidade tirar meia dúzia de cadeiras de electrotécnica e então sim já posso ter!

Encontrei este documento, onde se pode pedir à OE que reconheça as competências para realizar certos trabalhos:
http://www.ordemengenheiros.pt/fotos/ed ... odecqp.pdf

Vou então entrar em contacto com as entidades responsáveis e depois coloco aqui o resultado final.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

BLima Escreveu:Viva malta!

Para mim, penso que não devia fazer nada! Passo a explicar: Se a minha experiência profissional, ao longo de 10 anos, fez-me ter o contacto diário com quadros eléctricos e problemas eléctricos, porquê que eu não posso ter a carteira de profissional? Se um electricista pode.
Actualmente não sei como se processa. Antes, dois electricistas inscritos na DGE atestavam como podias ser técnico de electricidade, mas só execução, para teres exploração tinhas que ter o curso industrial de electricidade (ou acima).

Vê se com a automação do teu curso dá para electricidade.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

O teu 12º é de que área?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Pode frequentar um EFA sec. reconhecido pela DGEG (técnico responsável pela execução de instalações electricas, dentro dos limites definidos por lei). É considerado uma requalificação caso tenha já o ensino superior. Fica dispensado de frequntar parte sociocultural (porque se tem um curso superior, à partida tem o 12º ano feito...), só frequenta a parte técnica ou tecnológica. Pode nem durar um ano, depende do centro (gestão das horas a dar).
Inform-se nos centros de formação do IEFP aí da Madeira.
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva!

De facto tenho que explorar bem as hipóteses que tenho e ver qual a mais interessante.

Podem indicar-me alguma acção de formação de curta duração para trabalhos em electricidade?

Conheço alguns e tenho outros tantos, mas gostava de ver o que eventualmente me possa estar a "escapar".
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

pensava que os EFA tinham acabado????
Jaime Reis
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

jaimereis Escreveu:pensava que os EFA tinham acabado????
EFAs completos (quer sejam nivel 2 ou 4) para já estão suspensos (aqueles que davam competências escolares e profissionais). Para já só alguns centros é que estão a funcionar os EFAs que só dão a parte tecnológica que dá a competência profissional.
No fundo um tipo com o 12º já feito, pode frequentar um EFA secundário parte tecnológica, para lhe dar o nível 4.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Responder

Voltar para “Dúvidas”