Arrancador Suave de motor

rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Re: Arrancador Suave de motor

Mensagem por rebelocruz »

Boas

A pressão do circuito é constante e o caudal também, está equipada com pressoestacto diferencial no grupo das bombas.
Quanto à cavitação não existem sinais de que tal aconteça.
Quanto à escolha do arrancador não posso dizer nada pois foi escolha do projectista e agora para instalar o 22 não é viável por falta de espaço.
Como já é a segunda bomba a queimar (Abril 2012) e tenho mais 2 que não queimaram, vou ter que encontrar uma solução para evitar que isto aconteça novamente.
Quando o tempo melhorar, vou instalar o analisador para verificar as grandezas eléctricas do sistema.
Vou estudar a instalação de relés de falha de fase no circuito após o arrancador suave, ou outra solução que me possam dar.

Abel Cruz
Cpt

Rebelo Cruz
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Em vez do "09" põe o "12" é a potencia acima e tem as mesmas dimensões. Como é bomba é mais importante a paragem que o arranque.

Relé de falta de fase, a maioria deles faz a leitura da sinusoidal, e como varias duas fases, vai desligar. Podes por um temporizador para atrasar o sinal de paragem.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mário Escreveu:Boas

Em vez do "09" põe o "12" é a potencia acima e tem as mesmas dimensões. Como é bomba é mais importante a paragem que o arranque.Agora fiquei baralhado.
Estas bombas fazem um arranque de manhã, por volta das 7h e param à meia noite, não têm nenhum ciclo para/arranca durante o dia, é ligam e já estão a trabalhar o dia todo.

Relé de falta de fase, a maioria deles faz a leitura da sinusoidal, e como varias duas fases, vai desligar. Podes por um temporizador para atrasar o sinal de paragem.
Isto já eu tinha verificado, mas provavelmente irei idealizar algo que me permita dar a volta a isso, ainda não sei bem o que
Cump.
Mário
Cpt

Rebelo Cruz
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

As bombas de agua e não só, quando estão a rodar num determinado sentido, o empanque mecânico não gosta das paragens dado que no momento de corte da energia, tentam rodar em sentido inverso (golpe de ariete), o que dá cabo dos empanques. Não afecta nada da parte eléctrica.

Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

As bombas de agua e não só, quando estão a rodar num determinado sentido, o empanque mecânico não gosta das paragens dado que no momento de corte da energia, tentam rodar em sentido inverso (golpe de ariete), o que dá cabo dos empanques. Não afecta nada da parte eléctrica.

Mário

Obrigado, é uma solução mas vou verificar primeiro o comportamento da instalação com o arranque directo do motor.

Abel Cruz
Cpt

Rebelo Cruz
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Olá Mário

Por acaso tens à vontade com o 12, é que saquei um pdf com os ajustes e só percebi os gráficos do U3.

Os esquemas da página 3 e 4 são o que?
Pelo desenho parece-me que o 12 não têm aquelas ligações todas.
1624686.pdf
(788.68 KiB) Transferido 101 vezes
Cpt

Rebelo Cruz
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
rebelocruz Escreveu:Olá Mário
Por acaso tens à vontade com o 12, é que saquei um pdf com os ajustes e só percebi os gráficos do U3.
Os esquemas da página 3 e 4 são o que?
Pelo desenho parece-me que o 12 não têm aquelas ligações todas.
As ligações são iguais para toda a serie.

Para o teu caso é só o U3. As outras é para outro tipo de motores (outros funcionamento), o 12 dá para 12Amp. em vez de 9.

Cump.
Mário
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas

Obrigado Mário, agora vou ter verificar como é que está o esquema de comando e provavelmente altera-lo.
Cpt

Rebelo Cruz
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mário

Pelo que estive a ver dos esquemas, página 2 do pdf, vou ter que utilizar o esquema do lado direito para funcionar como Soft start e soft stop, não?
Cpt

Rebelo Cruz
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

rebelocruz Escreveu:Mário

Pelo que estive a ver dos esquemas, página 2 do pdf, vou ter que utilizar o esquema do lado direito para funcionar como Soft start e soft stop, não?
Pagina 4, tens que ver se o sinal que envias é do tipo "nc" ou "nc e no". Depois regulas "P1" tempo de aceleração e dás no "P2" a tensão que queres para arrancar, no "P3" dás o tempo da desaceleração para a paragem.

Fazes por tentativas, na aceleração, tens que usar um dos melhor sistemas de análise, e é a melhor técnica, "ouvido", na paragem é o mesmo "ouvir" a parar lentamente.

Cump.
Mário
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas

Mas o meu problema é que a ordem de abertura é dada ao contactor que está antes do arrancador, logo se dou a ordem de desligar o arrancador nunca chega a fazer a paragem suave.
Esqueci-me de dizer por de trás dos comandos está uma gestão técnica.
Primeiro vou ver como é que está electrificado o quadro para verificar como é que vou fazer.

Mais uma vez obrigado
Cpt

Rebelo Cruz
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

rebelocruz Escreveu:Boas

Mas o meu problema é que a ordem de abertura é dada ao contactor que está antes do arrancador, logo se dou a ordem de desligar o arrancador nunca chega a fazer a paragem suave.
Esqueci-me de dizer por de trás dos comandos está uma gestão técnica.
Primeiro vou ver como é que está electrificado o quadro para verificar como é que vou fazer.

Mais uma vez obrigado

HHHAAAAAAAA!!!!

que mania tem de esconder os factos todos!!!! contactor liga....comando em serie do softstarter....motor arranca....para parar desliga contactor......depois admiram-se que avariem...

o ON/OFF é sempre feito na unidade electronica, este nunca deve ser feito directo, principalmente em paragem....desligar potencia ao softstarter com o motor a trabalhar, nunca!!
Última edição por jaimereis em 23 jan 2014, 13:46, editado 1 vez no total.
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Pois é, fazem propostas, ganham, instalam, e depois? avarias e a manutenção que se desenrasque, é começar a verificar o que tem que ser alterado, o Rebelo vai ter um rico trabalhinho, vai vai.

Cump.
Mário
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Pois é, fazem propostas, ganham, instalam, e depois? avarias e a manutenção que se desenrasque, é começar a verificar o que tem que ser alterado, o Rebelo vai ter um rico trabalhinho, vai vai.

Cump.
Mário

Boas

Uma ajuda é sempre bem vinda :evil:
Por acaso não é nada que já não esteja habituado com esta instalação de AVAC, ao fim de 6 ainda me deixa surpreendido.
Cpt

Rebelo Cruz
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas

Por acaso alguém conhece "Zeben: Protetores de motor DSP – eficazes e económicos"?

http://www.oelectricista.pt/?p=6220
Cpt

Rebelo Cruz
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”