Viva malta!
Para mim, penso que não devia fazer nada! Passo a explicar: Se a minha experiência profissional, ao longo de 10 anos, fez-me ter o contacto diário com quadros eléctricos e problemas eléctricos, porquê que eu não posso ter a carteira de profissional? Se um electricista pode.
Por ser engenheiro mecânico e ter "excesso" de habilitações, já não posso requerer o documento? Tenho que ir para a Universidade tirar meia dúzia de cadeiras de electrotécnica e então sim já posso ter!
Encontrei este documento, onde se pode pedir à OE que reconheça as competências para realizar certos trabalhos:
http://www.ordemengenheiros.pt/fotos/ed ... odecqp.pdf
Vou então entrar em contacto com as entidades responsáveis e depois coloco aqui o resultado final.
Inscrição entidades oficias
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Re: Inscrição entidades oficias
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Actualmente não sei como se processa. Antes, dois electricistas inscritos na DGE atestavam como podias ser técnico de electricidade, mas só execução, para teres exploração tinhas que ter o curso industrial de electricidade (ou acima).BLima Escreveu:Viva malta!
Para mim, penso que não devia fazer nada! Passo a explicar: Se a minha experiência profissional, ao longo de 10 anos, fez-me ter o contacto diário com quadros eléctricos e problemas eléctricos, porquê que eu não posso ter a carteira de profissional? Se um electricista pode.
Vê se com a automação do teu curso dá para electricidade.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
O teu 12º é de que área?
Cump.
Mário
O teu 12º é de que área?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Pode frequentar um EFA sec. reconhecido pela DGEG (técnico responsável pela execução de instalações electricas, dentro dos limites definidos por lei). É considerado uma requalificação caso tenha já o ensino superior. Fica dispensado de frequntar parte sociocultural (porque se tem um curso superior, à partida tem o 12º ano feito...), só frequenta a parte técnica ou tecnológica. Pode nem durar um ano, depende do centro (gestão das horas a dar).
Inform-se nos centros de formação do IEFP aí da Madeira.
Inform-se nos centros de formação do IEFP aí da Madeira.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Viva!
De facto tenho que explorar bem as hipóteses que tenho e ver qual a mais interessante.
Podem indicar-me alguma acção de formação de curta duração para trabalhos em electricidade?
Conheço alguns e tenho outros tantos, mas gostava de ver o que eventualmente me possa estar a "escapar".
De facto tenho que explorar bem as hipóteses que tenho e ver qual a mais interessante.
Podem indicar-me alguma acção de formação de curta duração para trabalhos em electricidade?
Conheço alguns e tenho outros tantos, mas gostava de ver o que eventualmente me possa estar a "escapar".
Atentamente,
Bruno
Bruno
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
EFAs completos (quer sejam nivel 2 ou 4) para já estão suspensos (aqueles que davam competências escolares e profissionais). Para já só alguns centros é que estão a funcionar os EFAs que só dão a parte tecnológica que dá a competência profissional.jaimereis Escreveu:pensava que os EFA tinham acabado????
No fundo um tipo com o 12º já feito, pode frequentar um EFA secundário parte tecnológica, para lhe dar o nível 4.