O interruptor crepuscular, pode ser de 1 ou mais canais, analógico ou digital, programavél, etc.
O interruptor crepuscular vai dar ordem às bobines dos contatores apenas, que podem ser de uma ou mais saidas.
Os telerruptores apenas vão ser acionados pelos botões de pressão, que por sua vez vão tambem alimentar a bobine (s) do contator ou contatores.
O sistema assim instalado vai funcionar em simultaneo atraves do interruptor crepuscular, ou dos botões de pressão, não se subrepondo um ao outro.
Se pretende que os botões de pressão que acionam os telerruptores se subreponha ao interruptor crepuscular, é só alterar o esquema de ligações.
Ou seja a informação do interruptor crepuscular é que vai alimentar os botões e estes por sua vez vão fazer acionar os telerruptores que por sua vez vão fazer acionar as bobines dos contatores e deixar passar a corrente para as luminárias.
e havia tanto para dizer sobre este assunto, que por agora não digo mais



pauloalmeida Escreveu:Ehehe, foi só para tirar umas dúvidas existenciais.
Ora a situação pretendida é esta, a dúvida que permanece é a independência dos circuitos. Para que o comando de cada circuito possa continuar a ser independente (pelo accionamento individual de um terruptor), o contator a usar, neste caso, terá que ser no mínimo um com 3 saídas NF. Está correcto? o comando está a ser feito a 220V e pretendo que assim continue, como bem disseram, dado que a iluminação é a LED tubular.
Pelos catálogos, os preços dos contatores 230V não diferem muito dos de 24V, 48V, etc..