Dúvidas Projeto Elétrico consultório odontológico
Dúvidas Projeto Elétrico consultório odontológico
Olá! Tudo bem?
Primeiramente eu queria me apresentar. Sou nova no fórum e recém formada em Engenharia Civil.
Comecei a fazer o projeto elétrico de um consultório odontológico e terá 4 salas para atendimento.
Devido à posição das salas (1 na parte sul e 3 no norte) escolhi alguns aparelhos para atender da melhor forma.
Minha dúvida é em relação à quantidade de circuitos devido a alta potência dos equipamentos.
O "equipo" que é o conjunto de equipamentos para formar um consultório possui:
- Cadeira (780W) (1 por consultório)
- Compressor (600W p/ 1 consultório e 1680W p/ 3 consultórios)
- Bomba a vácuo (367W p/ 1 consultório e 735W p/ 3 consultórios)
- Estufa/Autoclave (1000W) (Atenderá os 4 consultórios)
- Frigobar (100W) (1 por consultório)
- Raio X (1200W) (Atenderá os 4 consultórios)
Ainda considerando o fato de que haverão outros aparelhos elétricos, acham que eu poderia realizar a distribuição de circuitos pela forma prática? #2,5. até 1800W TUG e #1,5. até 1200W Iluminação? Fora as tomadas de uso específico.
O QDC fica posicionado de forma a manter um raio de 15m de todos os pontos de tomada. Acredito que não haverá perda de carga considerável.
Desde já,
Obrigada!
ps: Se tiverem algum arquivo em CAD de um projeto elétrico de um consultório odontológico seria de grande ajuda para ter referências.
Primeiramente eu queria me apresentar. Sou nova no fórum e recém formada em Engenharia Civil.
Comecei a fazer o projeto elétrico de um consultório odontológico e terá 4 salas para atendimento.
Devido à posição das salas (1 na parte sul e 3 no norte) escolhi alguns aparelhos para atender da melhor forma.
Minha dúvida é em relação à quantidade de circuitos devido a alta potência dos equipamentos.
Ainda considerando o fato de que haverão outros aparelhos elétricos, acham que eu poderia realizar a distribuição de circuitos pela forma prática? #2,5. até 1800W TUG e #1,5. até 1200W Iluminação? Fora as tomadas de uso específico.
O QDC fica posicionado de forma a manter um raio de 15m de todos os pontos de tomada. Acredito que não haverá perda de carga considerável.
Desde já,
Obrigada!
ps: Se tiverem algum arquivo em CAD de um projeto elétrico de um consultório odontológico seria de grande ajuda para ter referências.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Dúvidas Projeto Elétrico consultório odontológico
É colocar há cabeça um diferencial de 4x40 A-300 mA
1 circuito para cada equipo a 16 A a 2,5 mm^2.
e 4 Para iluminação
Wc-1 de 2x25A-30mA (Iluminação e tomadas)
Agora é só riscar o projeto.
1 circuito para cada equipo a 16 A a 2,5 mm^2.
e 4 Para iluminação
Wc-1 de 2x25A-30mA (Iluminação e tomadas)
Agora é só riscar o projeto.
Última edição por Duzia12 em 20 jan 2014, 16:42, editado 1 vez no total.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
É um local recebendo publico, não esquecer.Karen Escreveu:Olá! Tudo bem?
Comecei a fazer o projecto eléctrico de um consultório odontológico e terá 4 salas para atendimento.
Estás inscrita para fazer projectos eléctricos?, és de Eng. Civil, não podes.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
Ited, ou o que se chama agora, televisão, ar condicionado, etc...Duzia12 Escreveu:Tem de levar circuitos de emergência.
Tem de arranjar quem assine.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
boas
independentemente da universalidade da lei de Ohm, queira por favor, situar-nos em que país está aplicar a obra?
pois pela maneira como escreve , parece-me ser brasileira(com todo o respeito e apreço), e se o projecto for no Brasil, a Legislação e tensões a aplicar poderão ser diferentes de Portugal...e implica cálculos diferentes...
independentemente da universalidade da lei de Ohm, queira por favor, situar-nos em que país está aplicar a obra?
pois pela maneira como escreve , parece-me ser brasileira(com todo o respeito e apreço), e se o projecto for no Brasil, a Legislação e tensões a aplicar poderão ser diferentes de Portugal...e implica cálculos diferentes...
Jaime Reis
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Cadeiras =1 Alimentação para cada cadeira a 2X2.5+T + 1 Disjuntor 16A e Prot. Dif. 0.03mA
Compressores = 2 Alimentações a 2X2.5+T +2 Disjubtores 16A e Prot. Dif. 0.3mA
Bombas de Vacuo, igual a compressores
Autoclave/Frigobar/Raio X = 1 Alimentação para cada a 2X2.5+T + 1 Disjuntor de 16A para cada + Prot. Dif. 0.3mA
Importante - Não esquecer de contemplar tubagens entre cadeiras, Compressores e bombas de vacuo, pois é a partir das cadeiras que se vai fazer o comando quer dos compressores, quer das bombas de vacuo.
Na porta da sala de Raio X, do lado de fora tem de haver sinalização que indique que o Raio X está em funcionamento ou livre, essa sinalização é alimentada a partir do equipamento de Raio X.
Etc, Etc.
Cadeiras =1 Alimentação para cada cadeira a 2X2.5+T + 1 Disjuntor 16A e Prot. Dif. 0.03mA
Compressores = 2 Alimentações a 2X2.5+T +2 Disjubtores 16A e Prot. Dif. 0.3mA
Bombas de Vacuo, igual a compressores
Autoclave/Frigobar/Raio X = 1 Alimentação para cada a 2X2.5+T + 1 Disjuntor de 16A para cada + Prot. Dif. 0.3mA
Importante - Não esquecer de contemplar tubagens entre cadeiras, Compressores e bombas de vacuo, pois é a partir das cadeiras que se vai fazer o comando quer dos compressores, quer das bombas de vacuo.
Na porta da sala de Raio X, do lado de fora tem de haver sinalização que indique que o Raio X está em funcionamento ou livre, essa sinalização é alimentada a partir do equipamento de Raio X.
Etc, Etc.
Karen Escreveu:Olá! Tudo bem?
Desde já,
Obrigada!
Cpts.
Energy
Energy
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Mas se é Engenheira Civil como pode estar a fazer um Projeto de Instalações Elétricas

-
- Team Apoio
Boas
Em Portugal alguns dos Engºs Civis da velha guarda, licenciados do IST, faziam eles próprios o projeto elétrico de estaleiro de obra.
Mas claro, os novos Engºs Civis, agora pouco ou nada pescam de eletricidade.
E claro, cada macaco deve estar no seu galho
Em Portugal alguns dos Engºs Civis da velha guarda, licenciados do IST, faziam eles próprios o projeto elétrico de estaleiro de obra.
Mas claro, os novos Engºs Civis, agora pouco ou nada pescam de eletricidade.
E claro, cada macaco deve estar no seu galho

joaoosvaldo Escreveu:Mas se é Engenheira Civil como pode estar a fazer um Projeto de Instalações Elétricas![]()
![]()
Cpts.
Energy
Energy
- Mário
- Team Apoio
Olha se ela quer ser a dentista, também trabalha com "massa"Duzia12 Escreveu:Há mais macacos que galhos.
Mário
-
- Team Apoio
Boas
Em Portugal, até os decoradores (as) de interiores têm a mania de querer ser eletrotécnicos.
E depois apresentam-nos em obra com cada coisa que intitulam de projeto, que até dá vontade de rir.
A ultima Cliníca Dentária que fiz na Baixa de Lisboa, o projeto (rabisco) foi feito pelo Arquiteto da obra que cobrou esse projeto (rabisco) ao cliente.
A sorte do Arquiteto, e dono da obra, é que já me passaram pelas mãos algumas Clinícas Dentárias, porque se aqueles rabiscos caem nas mãos de um qaulquer paraquedista (eletricista) no final da obra, quando fossem instalar os equipamentos e Certificar, seria tudo para demolir e fazer de novo.
Em Portugal, até os decoradores (as) de interiores têm a mania de querer ser eletrotécnicos.
E depois apresentam-nos em obra com cada coisa que intitulam de projeto, que até dá vontade de rir.
A ultima Cliníca Dentária que fiz na Baixa de Lisboa, o projeto (rabisco) foi feito pelo Arquiteto da obra que cobrou esse projeto (rabisco) ao cliente.
A sorte do Arquiteto, e dono da obra, é que já me passaram pelas mãos algumas Clinícas Dentárias, porque se aqueles rabiscos caem nas mãos de um qaulquer paraquedista (eletricista) no final da obra, quando fossem instalar os equipamentos e Certificar, seria tudo para demolir e fazer de novo.
Duzia12 Escreveu:Há mais macacos que galhos.
Cpts.
Energy
Energy
Peço desculpas pela demora para responder.
Acabei de ler todos posts e estou tomando todos os cuidados mencionados como os disjuntores e os circuitos reserva.
Trabalho no Brasil e tenho uma pós em projetos residenciais elétricos. O qual eu já fiz vários.
Talvez eu não seja a melhor pessoa para realizar tal tarefa, mas eu preciso. De qualquer forma estarei tomando todos os cuidados e qualquer coisa entrarei em contato.
Muito obrigada pela atenção de todos.
Acabei de ler todos posts e estou tomando todos os cuidados mencionados como os disjuntores e os circuitos reserva.
Trabalho no Brasil e tenho uma pós em projetos residenciais elétricos. O qual eu já fiz vários.
Talvez eu não seja a melhor pessoa para realizar tal tarefa, mas eu preciso. De qualquer forma estarei tomando todos os cuidados e qualquer coisa entrarei em contato.
Muito obrigada pela atenção de todos.